Com ônibus lotados em Blumenau, moradora desiste e faz troca; veja vídeo

Seterb diz que vai avaliar possibilidade de deixar veículos de reserva nos terminais durante os feriados

Feriado, comércio funcionando e ônibus lotados. Este foi o retrato de mais um dia em que o transporte coletivo de Blumenau não conseguiu cumprir as determinações de distanciamento social impostas pela pandemia de Covid-19.

Moradora de Blumenau registrou lotação dos ônibus no Terminal do Garcia – Foto: Moisés Stuker/NDTVMoradora de Blumenau registrou lotação dos ônibus no Terminal do Garcia – Foto: Moisés Stuker/NDTV

Uma moradora da região do distrito do Garcia registrou o momento em que um ônibus da linha 10 – Troncal Via Rua São Paulo – se preparava para deixar o Terminal do Garcia por volta das 7h desta quinta-feira (3).

Nas imagens é possível ver que o ônibus já sai da estação superlotado, com pessoas em pé nos degraus das portas. Veja o vídeo:

Tânia Maria Doerner, 58 anos, contou que a fila de espera se estendia quase até a saída do terminal e que, quando o ônibus abriu as portas, praticamente todas as pessoas entraram.

“Só ficaram umas quatro pessoas pra fora. Eu desisti e fui de bicicleta, porque senão ia chegar atrasada no trabalho, a sorte é que eu tenho uma bicicleta elétrica”, contou.

A cidadã relatou que, apesar de entrarem no ônibus, muitas pessoas estavam indignadas pela falta de transporte coletivo no feriado, já que grande parte dos serviços estava funcionando normalmente na cidade.

“Só porque é feriado eles acham que ninguém vai trabalhar e não é assim, a maioria das pessoas trabalha e precisa dos ônibus. Eu fiquei revoltada e disse ‘não vou entrar nesse ônibus’, a gente precisa se cuidar por causa da pandemia, mas não fazem nada”, desabafa.

Apesar de muitas atividades funcionarem no Corpus Christi, como comércio de rua, mercados e shoppings, os ônibus operaram com horário de domingo e feriado. No caso da linha registrada pela usuária, a saída estava marcada para às 7h11, sendo que o próximo ônibus só estaria disponível às 8h33, conforme a tabela de horários no site da Blumob.

Vale lembrar que a região do Médio Vale Itajaí está no nível gravíssimo (vermelho) da classificação de risco potencial de contágio pelo coronavírus. Nesta classificação, a ocupação dos ônibus deve ser de até 50% da capacidade do veículo.

Seterb vai avaliar aumento de veículos

O diretor de Transportes da Seterb (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), Lairto Leite, admite que é preciso rever os horários de atendimento dos ônibus nos feriados. Segundo ele, apesar de seguir a mesma tabela de domingos, na quinta-feira (3) o sistema registrou o dobro de passageiros do fim de semana.

“Ontem (quinta-feira) transportamos 6 mil passageiros e num domingo normal a média é de 3 mil usuários do transporte coletivo. O que vemos no transporte coletivo são algumas particularidades, feriados como o de ontem a gente precisa rever, acompanha atentamente e fazer algumas modificações”, afirma.

Segundo Lairto, a secretaria deve avaliar a possibilidade de manter veículos e fiscais de sobreaviso nos terminais durante os feriados, para atender possíveis aumentos de demanda nestes dias.

“Um feriado como o de ontem de repente podemos deixar alguns ônibus nos terminais para que a gente possa fazer um incremento; deixar fiscais e quando houver alguma lotação soltar algumas viagens de ajuda para que não haja mais o que aconteceu no dia de ontem”, conclui.

*Colaborou Rodrigo Vieira.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Transportes