Em pleno calorão, apenas 17% dos ônibus de Itajaí têm ar-condicionado

Orientação é manter as janelas abertas os veículos que não possuem ar-condicionado

O calorão dos últimos dias em Santa Catarina fez moradores correrem para os locais com ar-condicionado, numa tentativa de se refrescar. O Litoral Norte chegou a ter sensação térmica de 48 °C nesta semana, de acordo com o meteorologista Piter Scheuer.

Quem precisa, diariamente, pegar ônibus em Itajaí, sabe que é questão de sorte conseguir um veículo com ar-condicionado. Isso porque, da frota de 40 veículos da Transpiedade, empresa que faz o transporte coletivo na cidade, apenas 17% dos veículos estão equipados com ar-condicionado.

Em pleno calorão, apenas 17% dos ônibus de Itajaí têm ar-condicionado – Foto: Marcos Porto/Arquivo Secom/DivulgaçãoEm pleno calorão, apenas 17% dos ônibus de Itajaí têm ar-condicionado – Foto: Marcos Porto/Arquivo Secom/Divulgação

Segundo a engenheira da empresa, Melissa Klafke, o equipamento não é uma exigência no contrato emergencial com a prefeitura de Itajaí. Para os veículos que não são equipados, a orientação da empresa é já sair da garagem com todas as janelas abertas e circularem o tempo todo dessa forma.

As linhas que possuem ar-condicionado são a 150 (Terminal Fazenda/Terminal Ressacada, que são articulados), 401 (Praia Brava/Ressacada), e 002 (Cabeçudas). As demais linhas operam sem o equipamento.

Realidade no transporte intermunicipal

Não é só quem usa a Transpiedade que passa pelo sufoco de usar os ônibus sem ar-condicionado. A empresa responsável por fazer o transporte intermunicipal entre Itajaí e Camboriú, a Viação Praiana, informou que cerca de 50% da frota é equipada com ar-condicionado.

Já nas linhas entre Porto Belo e Itajaí, nenhum carro possui ar-condicionado, dos sete que fazem este trajeto. A alternativa para estes veículos também é de manter as janelas abertas.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Transportes

Loading...