Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Florianópolis terá ônibus com tecnologia anti Covid-19

Veículos da linha Ponte Viva, interrompida há sete meses por conta da pandemia, começam a circular na próxima semana

Dois micro-ônibus da linha Ponte Viva, que volta depois de sete meses de interrupção por conta da pandemia de Covid-19, serão revestidos com uma tecnologia antiviral e antibacteriana. Os veículos começam a  circular na próxima semana.

Linha Ponte Viva vai voltar a circular pela Ponte Hercílio Luz, depois de sete meses de interrupção – Foto: Anderson Coelho/ND

Além de seguir o protocolo sanitário existente, os veículos contarão com uma tecnologia que neutraliza o Sars-Cov-2. Isso é possível devido à presença de um aditivo nos tecidos usados no revestimento dos bancos e estruturas internas dos veículos.

O componente possui ação antibacteriana e antiviral, inclusive contra os micro-organismos envelopados, como são classificados os vírus influenza, herpesvírus e, também, coronavírus.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira  (16) pela Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano. A apuração foi feita em conjunto com o colega do ND+, Felipe Bottamedi.

A iniciativa é resultado da parceria entre a TNS Nanotecnologia e ChromaLíquido Soluções Tecnológicas.

A linha Circular Ponte Viva entrou em funcionamento em dezembro de 2019, quando houve a reabertura da Hercílio Luz depois das obras de recuperação.