Floribike, o sistema de bicicletas compartilhadas, está próximo de virar realidade

Licitação tem duas empresas interessadas e Prefeitura de Florianópolis analisa documentação

Com duas empresas interessadas, o Floribike, sistema de bicicletas compartilhadas, está próximo de virar realidade em Florianópolis. Na próxima semana, a prefeitura deve dar início ao último trâmite da licitação que define a empresa responsável pela exploração do serviço, já incorporado à rotina de outras capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Vitória. 

Sistema de bicicletas compartilhadas vai ser implantado em Florianópolis - Foto
Sistema de bicicletas compartilhadas vai ser implantado em Florianópolis – Foto

O sistema de bicicletas compartilhadas é assunto na Capital desde 2012. Os primeiros dois editais lançados pela prefeitura não tiveram empresas interessadas. Remodelado na gestão do prefeito Gean Loureiro (MDB), o edital apresentou duas empresas interessadas com a abertura dos envelopes na última semana. “Agora estamos na fase de análise de documentação que deverá ser concluída na próxima semana, quando então teremos a abertura dos envelopes de preço”, informa o chefe de gabinete do prefeito, Bruno Oliveira.

O objetivo da prefeitura é homologar a empresa vencedora até o final do ano para conseguir disponibilizar o serviço entre os meses de dezembro e janeiro. Neste primeiro momento serão as 25 estações, sendo 15 para adultos e dez para crianças.

As estações estarão instaladas próximas de ciclovias e ciclofaixas, principalmente em locais geradores de demanda, como universidades e praças públicas. Por isso, três áreas da cidade serão priorizadas com o serviço: a região central, a Bacia do Itacorubi (abrangendo os bairros Santa Mônica, Itacorubi, Córrego Grande e Trindade) e Coqueiros, no Continente. O edital prevê a ampliação do serviço à medida que exista interesse de outras comunidades da Capital.

O acesso às bicicletas será feito por meio de cartão. O ciclista deverá se cadastrar e efetuar o pagamento, que poderá ser diário, semanal ou mensal. Os valores ainda devem ser definidos pela empresa vencedora.

Aluguel gratuito de patinetes elétricos

Enquanto a licitação das bicicletas não é concluída, a prefeitura testa dez patinetes elétricos para uso compartilhado da população. Os equipamentos foram doados pela empresa Ride, com sede em São Paulo, e estão à disposição para aluguel gratuito no quiosque do trapiche da Beira-Mar Norte. A intenção é ter um serviço de aluguel com cerca de 200 patinetes instalados em diferentes bairros da cidade. Tudo vai depender da adesão da população para esta primeira iniciativa.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Transportes

Loading...