João Paulo Messer

messer@ndtv.com.br Política, economia, bastidores e tudo que envolve o cotidiano e impacta na vida do cidadão de Criciúma e região.


Garopaba pode ser a primeira cidade de SC com transporte público gratuito

Proposta está sendo discutida pela Câmara de Vereadores e prefeitura municipal

Em Garopaba, no Sul catarinense, está sendo discutida a possibilidade de oferecer transporte público gratuito à população. Se concretizada a ideia do vereador Jean Ricardo (PSB), a cidade passa a ser a primeira no Estado com o benefício.

Garopaba pode ser a primeira cidade de SC com transporte público gratuito  – Foto: PMBC/Divulgação/NDGaropaba pode ser a primeira cidade de SC com transporte público gratuito  – Foto: PMBC/Divulgação/ND

“A proposta incentiva o uso do ônibus como um modal importante para melhorar o tráfego nas vias. Isso já acontece em grandes centros urbanos fora do país e alguns municípios do Brasil. A população se vê cerceada de seu direito ao transporte com qualidade e quantidade e por consequência os direitos à educação, à saúde, à cultura, ao lazer e a outros, encontram-se restringidos, por estarem mediados por uma tarifa”, comentou Jean.

Para ampliar o debate em torno do assunto na cidade, acontece na próxima quarta-feira (20), a partir das 18 horas, no plenário da Câmara de Garopaba, com transmissão pela TV Câmara um encontro entre as autoridades e a população.

O evento dará início ao debate sobre os desafios e viabilidades para o transporte gratuito no município. Aberto ao público, o bate-papo contará com a participação do vereador da Capital, Afrânio Boppré (PSOL), e do secretário municipal de Administração, Henrique de Souza.

Tarifa Zero

A proposta é inspirada no programa Tarifa Zero, presente nas cidades de Paranaguá e Matinhos, no Paraná. No ultimo mês, uma comitiva formada por representantes de Garopaba estiveram nos municípios para conhecer o projeto.

De acordo com o secretário de Administração de Garopaba, Henrique de Castro e Souza, o objetivo é trazer a novidade para a região e fazer com que a cidade seja a primeira cidade catarinense a ter o benefício.

“Estamos avaliando para fazer o melhor formato na cidade. Queremos que as pessoas circulem e isso gere uma potencialização da geração de renda em Garopaba”, declarou o secretário durante a visita.

Outro integrante da comitiva de Garopaba, o vereador Jean Ricardo (PSB) também destacou os pontos positivos do projeto social. “Esta experiência foi incrível sobre a política pública para o transporte coletivo e uma solução para a mobilidade urbana. Defendemos essa iniciativa para a implantação em nosso município”, declara Jean.

O programa Tarifa Zero iniciou no dia 15 de março em Paranaguá. Na cidade, o valor será custeado pela prefeitura com apoio de publicidades, que vão estar dispostas nos ônibus.

Já em Matinhos, o prefeito local está finalizando o edital para abertura do processo licitatório para colocar ônibus de graça para toda população. “A Tarifa Zero é uma solução estrutural e viável para os desafios da mobilidade urbana em nossas cidades” acredita o vereador Afrânio Boppré.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...