Navio encalhado no Canal de Suez volta a navegar após seis dias

As autoridades egípcias informaram que 367 navios ainda aguardam a liberação da passagem

O navio de transporte de contêineres Ever Given, que ficou preso seis dias no Canal de Suez, no Egito, foi retirado nesta segunda-feira (29). Como ele ficou preso na diagonal do canal, acabou interrompendo a tráfego de outras navegações. As autoridades egípcias informaram que 367 navios ainda aguardam a liberação da passagem.

navio encalhado no egitoAssim que for movido para uma seção mais larga do canal, poderá continuar a navegação – Foto: Twitter/Divulgação

Para aliviar a carga e conseguir remover o navio, os funcionários do canal tiveram que retirar 20 mil contêineres. O porta-contêineres já flutua e está agora quase paralelo às margens.

Assim que for movido para uma seção mais larga do canal, poderá continuar a navegação. As equipes de resgate esperam a maré cheia para retomar os trabalhos.

A interrupção do Canal de Suez tem impacto em cerca de 12% do comércio global. O canal permite uma ligação mais curta entre a Ásia e a Europa, por meio do Mediterrâneo. A rota alternativa é contornar o Continente africano, pelo extremo sul, circuito que demora pelo menos mais duas semanas.

O acidente também está influenciando o preço do petróleo. O barril já ultrapassava os US$ 53 no fim da semana passada.

O Ever Given está a serviço de uma empresa de Taiwan. Uma tempestade de areia e ventos fortes podem ter sido a causa do desvio do curso, contra a margem.

Há cerca de uma semana a embarcação estava encalhada, impedindo a circulação de uma das rotas mais movimentadas do mundo.

+

Transportes

Loading...