Terminal das Itoupavas entra em funcionamento no sábado; entenda como será

Obra iniciou em agosto de 2017 e custou aproximadamente R$ 20 milhões aos cofres públicos de Blumenau

O Terminal das Itoupavas, na região Norte de Blumenau, vai entrar em funcionamento neste sábado (7). A expectativa é de que cinco mil passageiros passem pela estrutura diariamente. A obra iniciou em agosto de 2017, levou mais de três anos para ficar pronta, e custou aproximadamente R$ 20 milhões aos cofres públicos.

Terminal das Itoupavas entre em funcionamento no sábado (7) – Foto: PMB/Divulgação/NDTerminal das Itoupavas entre em funcionamento no sábado (7) – Foto: PMB/Divulgação/ND

Serão duas linhas troncais, com os números 80 e 81. A primeira ligará o Terminal das Itoupavas ao Terminal Aterro, passando pela rua Pedro Zimmermann. A segunda também conectará os dois terminais, mas trafegando pela rua Gustavo Zimmermann.

Durante os horários de pico, esses troncais irão até o Terminal Fonte, sem necessidade de o usuário desembarcar no Terminal Aterro e pegar outro ônibus.

As linhas Margem Esquerda, Itoupava Rega, Vila Itoupava, Divisa Massaranduba passam a operar com os números 802, 803, 804 e 805 respectivamente. Com o novo terminal elas deixam de ter partida do Aterro e partem apenas do Terminal Itoupavas.

A linha Arnoldo Beck também muda de número, passando de 108 para 808. Ela terá saída tanto do Aterro quanto do Itoupavas. O mesmo vale para Erich Belz (109) e Via Moinho (122).

Horários

Por causa da pandemia, os horários de circulação do transporte coletivo de Blumenau têm restrições. Aos sábados as linhas operam das 3h45 às 21h. Aos domingos, das 6h30 às 19h30. Os horários dos ônibus no Terminal das Itoupavas devem ser disponibilizados no site da Blumob até a noite desta sexta-feira (6).

Infraestrutura

A nova estrutura tem área total construída de 2.360 m² e está localizada entre as ruas Mário Giese e Gustavo Zimmermann, na Itoupava Central. O local possui vagas exclusivas para o estacionamento de ônibus, carros e também bicicletário. Conta com banheiros masculino, feminino e exclusivo para portadores de necessidades especiais.

O local terá revistaria e lanchonete, com exploração comercial do Cerene (Centro de Recuperação Nova Esperança) prevista para os próximos meses. Aos fundos do novo terminal há uma área verde para convívio, com praça e academia ao ar livre, em uma área estimada de 4.435 m². Confira abaixo vídeo da nova estrutura.

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Transportes