3 parques em SC para você aproveitar com muita diversão em família

Os parques em SC oferecem opções de lazer e diversão para diferentes perfis e experiências; veja onde estão localizados

Para crianças e adultos, para os mais corajosos e mais cautelosos e para diferentes perfis e experiências, há diferentes tipos de parques em SC para você curtir. Além de suas bonitas e famosas praias, as cidades litorâneas do Estado também oferecem boas opções de lazer e diversão em espaços repletos de encantamento.

Conheça três parques em SC, todos temáticos, para aproveitar em nosso Estado.

1. Parques em SC: Beto Carrero World

Na imagem aparecem crianças se divertindo em um brinquedo nos parques em SC, Beto Carrero WorldParque ocupa o 3º lugar em um ranking dos dez melhores parques de diversão do mundo – Foto: Beto Carrero World/Divulgação

O maior parque em SC multitemático da América Latina é o Beto Carrero World. É na cidade de Penha, a 120 quilômetros de Florianópolis, onde está instalado em uma área de 14 milhões de metros quadrados.

Há sete anos, o Beto Carrero World é reconhecido como melhor parque temático da América do Sul pelo Travelers’ Choice. O levantamento é feito pelo site de viagens Tripadvisor, com base na avaliação dos turistas. Neste ano, o parque ficou em 3º lugar em um ranking dos dez melhores parques de diversão do mundo inteiro.

São mais de 100 atrações, distribuídas em dez áreas temáticas. Há opções de brinquedos para diferentes perfis de público e, por isso mesmo, não há idade mínima ou máxima para frequentar o local.

Para os visitantes mais radicais e aventureiros, brinquedos como FireWhip, Star Mountain, Big Tower e o recém-inaugurado Rebuliço fazem sucesso. O primeiro deles é a montanha-russa invertida e a mais radical do parque.

Com o trilho sobre a cabeça e os pés pendurados, a atração percorre 700 metros a quase 100 km/hora. Já o Rebuliço é um brinquedo que gira em torno do próprio eixo em diferentes direções, colocando as pessoas de cabeça para baixo e para cima o tempo inteiro.

Já para quem não curte a adrenalina a mil, pode apostar em atrações como o Madagascar Crazy River e percorrer uma corredeira dentro de um bote que gira fora de controle. Outra opção é embarcar em um tronco de árvore pelo interior de uma montanha. O Raskapuska é um passeio colorido, cheio de fantasia e música.

Para as crianças, há montanhas-russas na dose certa de emoção, como a pequena Jacaré Dum Dum ou a Tigor Mountain. Outra atração que chama atenção da garotada são os personagens que circulam pelo parque: é fácil encontrar e tirar fotos com o Shrek, a turma do Madagascar ou do Kung Fu Panda.

Além dos brinquedos, o Beto Carrero World oferece diferentes shows e apresentações artísticas: acrobatas, malabaristas, atores, pilotos se reúnem no palco ou na pista para prender a atenção e conduzir a imaginação do público.

O parque ainda possui um zoológico com cerca de mil animais, organizados em sete áreas diferentes. Aves, camelos, elefantes, girafas e leões, além de muitos outros, podem ser vistos bem de perto.

Se o visitante quiser conhecer tudo o que o parque tem a oferecer, de brinquedos e atrações, apenas um dia não será suficiente. Mesmo em dias menos movimentados, são necessários dois dias para desfrutar de cada canto.

Horário de funcionamento: todos os dias da semana na alta temporada (novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, julho). Nos outros meses, funciona de quarta a domingo, das 8h às 17h (bilheteria) e das 8h30 às 19h (parque).

Endereço: Rua Inácio Francisco de Souza, 1597, Praia de Armação – Penha

2. Parques em SC: Terra Atlântica

Terra Atlântica é um dos parques em SC com diversão temática para crianças Parque temático para crianças – Foto: Terra Atlântica/Divulgação

Inaugurado em 2021, é também na cidade de Penha onde está localizado o Terra Atlântica. Como o nome já indica, sua temática é baseada na fauna e na flora típicas da região.

O mascote do parque é um simpático Tamanduá Mirim que gosta de dançar com os visitantes.

O espaço é focado na exploração dos sentidos e nas experiências de crianças de dois a 12 anos. Mas os adultos também podem interagir e brincar juntos.

Com uma área de 1.600 metros quadrados, além dos brinquedos disponíveis, as crianças podem participar de diferentes atividades monitoradas, como é o caso da plantação de sementes de girassóis junto à Guardiã da Mata Atlântica. Já na trilha do parque, as crianças aprendem sobre a fauna e a flora local.

Na Caça ao Tesouro, os pequenos recebem um mapa e dicas para que possam encontrar o baú escondido no parque. Achado o tesouro, é hora da mineração. Nessa brincadeira, as crianças aprendem sobre a atividade e buscam por pedrinhas preciosas escondidas em caixas.

O parque ainda conta com a Caverna da Ilha Feia – habitada por morcegos, esqueletos e aranhas gigantes – e o Miko Play, um playground com vários desafios e um escorregador de dez metros de altura, com vista para o oceano.

Desbravar o parque leva de 1 a 4 horas. Como dica para os turistas de fora da cidade, o espaço pode ser uma opção de lazer enquanto se aguarda o horário do voo ou do check-in da hospedagem.

O espaço também oferece praça de alimentação com lanchonete e uma loja tematizada. O parque Terra Atlântica está a apenas dois quilômetros de distância do Beto Carrero World.

Horário de funcionamento: quartas e quintas-feiras, das 13h às 18h. Sextas, sábados, domingos e segunda, das 9h às 18h. A bilheteria funciona até às 17h.

Endereço: Avenida Elizabeth K. Reis, nº 95

Onde fica, como chegar e o que fazer em Penha?

Praia Grande, em Penha – Foto: Divulgação/Santur/NDPraia Grande, em Penha – Foto: Divulgação/Santur/ND

A cidade de Penha, onde ficam os parques Beto Carrero World e Terra Atlântica, está localizada na região do Vale do Itajaí. A distância até a capital Florianópolis é de cerca de 120 quilômetros.

De carro, o principal acesso ao município é pela BR-101, com pedágios pelo caminho. De avião, o aeroporto mais próximo é o da cidade de Navegantes, a aproximadamente 24 quilômetros.

Além do parque que colocou Penha na rota turística do Brasil, a cidade litorânea tem várias outras opções do que se fazer por lá. O município conta com 19 praias ao longo de sua costa, com opções para todo perfil de turista.

Para as famílias com crianças, as águas mais tranquilas estão nas Praias da Bacia da Vovó, São Miguel e Armação do Itapocorói. Os surfistas, por sua vez, encontram boas ondas em Quilombo, Praia Vermelha e Praia Grande. Já para quem curte áreas de natureza mais preservada, deve conhecer as Praias da Saudade, do Monge e do Poá.

3. Parques em SC: Parque Unipraias

Vista dos bondinhos do Parque Unipraias, um dos parques em SCPasseio de bondinho aéreo é uma das atrações do parque – Foto: Parque Unipraias/Divulgação

É em Balneário Camboriú, a 86 quilômetros de distância de Florianópolis, que está localizado o Parque Unipraias. O complexo turístico em meio à natureza interliga três estações e a Praia Central a Praia de Laranjeiras por meio dos bondinhos aéreos. São 202 metros quadrados de área total, dos quais 132 deles são de área preservada.

O passeio costuma iniciar pela estação Barra Sul, onde fica o ponto de embarque. O primeiro destino é a estação Mata Atlântica, onde estão as principais atrações do parque. Até lá, a viagem percorre 650 metros e vai ganhando altura até chegar aos 240 metros de altitude, no alto do Morro da Aguada, onde fica a estação.

Para quem busca um passeio contemplativo, de maior contato com a natureza, a estação Mata Atlântica oferece 500 metros de passarelas em meio à mata. O caminho conta com placas indicativas sobre a fauna e a flora locais e dois mirantes, com vista para a orla da Praia Central e para Praia de Laranjeiras.

Outra forma de contato com a natureza, dando um pouco mais de adrenalina à experiência é por meio do Youhooo! O trenó de montanha com capacidade para duas pessoas percorre 710 metros de descida em meio à mata, fazendo curvas fechadas em uma velocidade de até 60 km/hora, controlada pelo condutor.

Para as crianças, o principal atrativo dessa estação é a Fantástica Floresta, um espaço com trilhas lúdicas, vilarejo de duendes, árvores animadas e playground. Ao lado da floresta, sai um pequeno trem que faz um circuito de 400 metros em trilho suspenso a três metros de altura. Em uma velocidade de apenas 10 km/hora é possível apreciar a orla da praia de Balneário Camboriú de um outro ângulo.

Seguindo para a próxima estação, a de Laranjeiras, há duas formas de se chegar até lá: uma delas é continuar o passeio com o bondinho; a outra é pegar um ZipRider e alcançar a estação em menos de um minuto. O equipamento é uma tirolesa que percorre 750 metros de distância, a uma velocidade de 60 km/hora. Abaixo dos pés, a visão é da Mata Atlântica, já a visão lateral alcança o mar de Balneário Camboriú.

Na estação Laranjeiras, o grande atrativo é a pequena Praia de Laranjeiras. São apenas 750 metros de extensão e de águas bem tranquilas. O local conta com restaurantes, lojas de artesanato, aluguel de boias, e caiaques. Enquanto o Parque Unipraias estiver aberto, o visitante pode retornar a hora que quiser com o bondinho até a estação de Barra Sul.

Horário de funcionamento: o parque funciona em dias específicos do mês, das 9h30 às 17h30. A programação é divulgada no site.

Endereço: Avenida Atlântica, 6006 – Centro

Onde fica, como chegar e o que fazer em Balneário Camboriú?

Praia Central – Foto: PMBC/Divulgação/NDPraia Central – Foto: PMBC/Divulgação/ND

Balneário Camboriú também está localizado no Vale do Itajaí, a 85 quilômetros de Florianópolis. O principal acesso à cidade é pela BR-101, com pedágio pelo caminho.

Para quem vem de avião, o aeroporto mais perto é o de Navegantes, a apenas 30 quilômetros de distância.

Além do Parque Unipraias, há muitas atrações turísticas no município. Conhecida por suas dez belas praias, arranha-céus, bares, restaurantes e baladas de alto padrão, Balneário Camboriú atrai quem busca agito e badalação. Por outro lado, a cidade também conta com praias mais tranquilas e até agrestes para quem deseja mais sossego e contato com a natureza.

Outras opções incluem morros, mirantes, trilhas e passarelas em meio a lindas paisagens. Como atrativos da cidade também estão a Roda Gigante, o Complexo Turístico Cristo Luz, o Aquário, além de museus e shoppings.

Explore mais conteúdos da cidade