3 praias para conhecer em Navegantes

Navegantes é um dos municípios litorâneos catarinenses mais privilegiados geograficamente

A Praia do Gravatá está localizada no extremo Norte de Navegantes – Foto: Divulgação/Secretaria de Comunicação da Prefeitura de NavegantesA Praia do Gravatá está localizada no extremo Norte de Navegantes – Foto: Divulgação/Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Navegantes

Navegantes é um dos municípios litorâneos catarinenses mais privilegiados geograficamente. São mais de 11 km ininterruptos de orla, sendo cerca 10 km dela acompanhada por uma área de preservação de restinga. Ao longo desta extensão, existem pontos que chamam mais a atenção do público, incluindo moradores e visitantes, por conta de sua localização e atrativos.

O ponto preferido dos visitantes continua sendo a Praia do Gravatá, localizada no extremo Norte de Navegantes. A região é a que mais tem se desenvolvido no município nos últimos anos, tornando-se bastante visada pelo setor de construção de civil. Com diversos empreendimentos na região, a localização vem atraindo cada vez mais residentes fixos, turistas e veranistas, e, por consequência, de investimentos. O bairro Gravatá atrai ainda pelas opções variadas gastronômicas e comércio local forte.

Na ponta da Praia do Gravatá, é bastante comum ver a presença de surfistas, onde as ondas são bastante propícias para a prática do surfe, especialmente por conta das pedras na região. A Pedra do Miraguaia, a mais conhecida delas, é um viveiro natural de mariscos e que também atrai a pesca de arremesso.

Ilhota do Gravatá é ponto de interesse dos visitantes da praia de Navegantes – Foto: Divulgação/Secretaria de Comunicação da Prefeitura de NavegantesIlhota do Gravatá é ponto de interesse dos visitantes da praia de Navegantes – Foto: Divulgação/Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Navegantes

É nesta praia também que se encontra a Ilhota do Gravatá, acessível nos dias de maré baixa. A Ilhota desperta a curiosidade das pessoas e é, assim como a Pedra do Miraguaia, um viveiro natural de mariscos, além de servir como local de reprodução das aves trinta réis.

Por fim, há ainda o Molhe do Gravatá, que deu outra cara para a região e virou um dos pontos favoritos daqueles que passam pela praia.

No extremo oposto da cidade, no canto Sul de Navegantes, está a Praia do Pontal, situada no bairro São Pedro, o primeiro e mais tradicional bairro da cidade. É lá que fica o famoso Molhe da Barra do Rio Itajaí, aberto atualmente para visita de pedestres, um dos cartões postais da cidade.

A Praia do Pontal também é queridinha dos praticantes do surfe e do bodyboarding.

Praia de Navegantes recebe o projeto Arena de Verão – Foto: Divulgação/Secretaria de Comunicação da Prefeitura de NavegantesPraia de Navegantes recebe o projeto Arena de Verão – Foto: Divulgação/Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Navegantes

Neste ano, entre os dias 15 de janeiro e 5 de março, a praia recebe o projeto Arena de Verão, do Governo do Estado, onde ficará instalada uma arena esportiva e de lazer. O local é aberto para toda a comunidade, diariamente, das 9h às 12h e das 15h às 20h. O espaço conta com quadras, arquibancadas, palco, espaço kids com brinquedos infantis, espaço relax, puffs e sofás, palco, pergolados, ombrelones e academia ao ar livre com equipamentos, quadras de vôlei de praia e beach tennis. A arena também conta com banheiros e outros espaços de sombra.

Próximo à praia, está o portinho, de onde é possível ver a entrada e saída dos navios gigantescos que passam pelo Rio Itajaí Açu, além do deslumbrante pôr do sol.

A Praia Central, por sua vez, está localizada no Centro da cidade. Ela é privilegiada com uma espaçosa faixa de areia, mar agitado e conta com um grande espaço para lazer e prática esportiva ao ar livre, além de um belíssimo visual.

Ao chegar na praça da praia, as crianças podem se divertir com o balanço de madeira e o parque infantil. Quem quiser jogar vôlei de praia ou futebol de areia, duas modalidades bastante populares em Navegantes, pode utilizar o espaço da Arena de Esportes da Praia – Marcos Vinicius Fagundes, que foi batizada em homenagem ao ex-servidor público, conhecido popularmente como Marquinhos, que faleceu em 2015.

Bastante movimentada, durante dia e noite, a Praia Central conta com várias opções de restaurantes, lanchonetes e bares por sua orla. Além disso, sua praça constantemente traz diversos eventos, inclusive apresentações musicais e de teatro, feira de artesanato, e muito mais.

Com a ciclovia e o calçadão, que acompanham os mais de 11 km de praia, é possível caminhar, correr, andar de bicicleta, patins e patinete na orla, sendo possível visitar todas as praias mencionadas, sem perder as belas paisagens do litoral navegantino.

Explore mais conteúdos da cidade