A ‘casa do FAM’ e a nata do audiovisual no Hotel Maria do Mar

Empreendimento abrigou edições do Florianópolis Audiovisual Mercosul por mais de uma década

Durante uma década e meia, o Hotel Maria do Mar abrigou edições do FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul), um festival que fomenta a formação de público, difunde obras inéditas e promove o debate de temas da plataforma audiovisual no Brasil e nos países do continente.

Cineastas, diretores, produtores e atores faziam do hotel o QG para encontros, intercâmbios e, como ninguém é de ferro, bate-papos regados a bebidas e boa comida. “O Maria do Mar foi a casa do FAM”, diz o presidente do festival, Antonio Celso dos Santos.

Lançamento do Film Commision Floripa: diretor do Convention & Visitors Bureau, Ricardo Pereira; Ralf Tambke do SantaCine de SC; Humberto Freccia, presidente do Convention & Visitors Bureau; Marilha Naccari, da Associação Cultural Panvision; e Vinicius de Lucca, superintendente de Turismo de Florianópolis – Foto: Divulgação/NDLançamento do Film Commision Floripa: diretor do Convention & Visitors Bureau, Ricardo Pereira; Ralf Tambke do SantaCine de SC; Humberto Freccia, presidente do Convention & Visitors Bureau; Marilha Naccari, da Associação Cultural Panvision; e Vinicius de Lucca, superintendente de Turismo de Florianópolis – Foto: Divulgação/ND

As exibições do FAM já foram realizadas na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), no CIC (Centro Integrado de Cultura) e em cinemas comerciais, mas era no hotel que as conversas fluíam, no fim de cada dia de programação. “Reunimos grandes personalidades do audiovisual latino-americano”, ressalta Celso dos Santos.

Isso abriu o Maria do Mar para outros eventos culturais e trouxe de volta muita gente, como hóspede e frequentador do estabelecimento, quando em visita a Florianópolis. Carlos Reichenbach, Nelson Pereira dos Santos, Roberto Faria, Gustavo Dahl e Zelito Viana foram alguns dos cineastas brasileiros que estiveram no festival e se hospedaram no hotel.

Antonio Celso dos Santos destaca a “parceria inestimável” proporcionada pelo administrador do hotel, Ricardo Pereira, que ajudou a viabilizar o FAM em Florianópolis. “Com sua generosidade e qualidade inigualável de um anfitrião, ele recepcionou por anos personalidades do cinema brasileiro e internacional”, afirma.

Ele cita outras figuras importantes do audiovisual latino-americano que participaram do evento, como Eva Piwowarski, Petrus Barreto, Assunção Hernandes, Orlando Senna, Verónica Perrotta, Toni Ventura, Vera Zaverucha, Guillermo Saura, Alina Hleap, Cavi Borges, Betse de Paula, Paulo Sacramento, Rejane Arruda, Caroline Fioratti , Sandra Kougt e Paulo Mendonça.

Diretores, produtores e atores em encontro do FAM no hotel – Foto: Divulgação/NDDiretores, produtores e atores em encontro do FAM no hotel – Foto: Divulgação/ND

Um polo de produção na Capital

Um dos importantes desdobramentos dessa parceria foi a criação do Floripa Film Commission, que promove e agiliza processos de produções cinematográficas. Vinculado ao Floripa Convention e Visitors Bureau, busca facilitar a produção de filmes, séries de TV, documentários e comerciais tendo a cidade como cenário e fonte de material humano.

O administrador do Maria do Mar, Ricardo Pereira, é o coordenador da criação da organização junto ao trade turístico, o pessoal do audiovisual e governos municipal e estadual.

Esta é uma troca que beneficia a todos os envolvidos. A Film Commission foi criada para oferecer serviços gratuitos e apoio às equipes de locação, e o retorno se dá pelo estímulo à economia local, promoção da imagem da cidade e criação de um polo que gera oportunidades e renda na área da economia criativa.

“A ideia é atrair a produção de material audiovisual para Florianópolis, que dispõe de mão de obra de qualidade e paisagens muito atrativas”, diz Antonio Celso dos Santos. Isso já vem ocorrendo na publicidade e em séries que vão parar nas plataformas de streaming. Este ano, passados os piores efeitos da pandemia de Covid-19, o FAM voltará a ser presencial, anuncia Celso dos Santos.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Turismo

Loading...