A culinária italiana de Nova Veneza

A região é reconhecida como a Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana

A cidade está a 224 quilômetros de Florianópolis. 

A comida é parte da cultura de qualquer povo, é expressão de uma região, de uma tradição, de um jeito de ser e fazer. Os sabores nos provocam lembranças, sensações, ativam nossas memórias. Como em qualquer cultura, a de Santa Catarina também é diversa. Cada município foi e ainda é formado por diferentes povos e tradições. Uma mistura entre nativos, antigas e novas ondas de imigração.

Gastronomia típica de Nova Veneza – Foto: Anderson Machado/Arquivo NDGastronomia típica de Nova Veneza – Foto: Anderson Machado/Arquivo ND

Nova Veneza é um pequeno município de, aproximadamente, 15 mil pessoas ao Sul de Santa Catarina. Pelo nome da cidade, você já pode imaginar de onde veio a maior parte dos imigrantes do município. Em 1891, cerca de 400 famílias vindas do Norte da Itália fundaram a colônia Nuova Venezia e hoje é considerada a cidade mais italiana de Santa Catarina. Em 13 de junho de 2018, ela também se tornou a Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, através da lei nº 13.678, sancionada pelo então presidente Michel Temer. 

Por isso mesmo o convite é para você descobrir a cidade através dos pratos italianos. Existem dezenas de restaurantes que servem massas caseiras, pizzas, polentas, galetos, galinha caipira ensopada, fortaia (um prato à base de ovos e queijo), entre outros. Ainda tem a vinícola da cidade, uma edificação de pedra na área rural, que comercializa vinhos coloniais, sucos de uva, geleias e uma variação de produtos. 

Explore mais conteúdos da cidade