A magia da Praia do Rosa

Na cidade de Imbituba, a Praia do Rosa está na lista das melhores praias do mundo

O destino está a 88 quilômetros de Florianópolis.

Praia do Rosa, em Imbituba – Foto: iStock/DivulgaçãoPraia do Rosa, em Imbituba – Foto: iStock/Divulgação

A natureza preservada, lagoas, dunas e mar transparente tornam a região da Praia do Rosa uma das mais belas do Brasil. A 90 quilômetros ao Sul de Florianópolis, o Rosa, localizado em Imbituba, foi citado entre os dez paraísos “desconhecidos” do mundo pela imprensa britânica. A praia tem pouco mais de 1.800 metros de extensão, com larga faixa de areia e mar agitado, que permite um delicioso banho de mar e também boas ondas para o surf. 

O Rosa conta com um centrinho mais movimentado e é dividido em Rosa Norte, muito frequentado no verão; a Lagoa do Meio, indicada para crianças e para a prática do SUP; e o Rosa Sul, com seus bares. Outra atração são as várias trilhas que levam para as praias vizinhas, uma ótima opção para desbravar a região.

Praia do Luz – Foto: iStock/DivulgaçãoPraia do Luz – Foto: iStock/Divulgação

No Rosa Sul, duas trilhas levam para a Praia do Luz e para Barra da Ibiraquera: uma pelo costão Sul e outro no final do Caminho do Rei, no Alto do Morro do Canto Sul. Na Barra de Ibiraquera há uma Lagoa de mesmo nome, local ideal para brincar com stand up paddle. Já a praia é muito usada pelos amantes do kitesurf e windsurf.

A trilha que parte do Rosa Norte passa por quatro praias, mata verde e costões. O percurso dura em torno de três horas e conduz, nesta ordem, à Praia Vermelha, Praia do Ouvidor, Praia da Barra, até terminar na Praia da Ferrugem. Um dos destaques, a Praia Vermelha, é acessível apenas a pé.

O local tem mar agitado e oferece um mirante para fotos dos belos costões. Os dois caminhos são bem marcados e de dificuldade baixa. Importante escolher um horário com temperaturas amenas para fazer o percurso, levar água e lanches.

Explore mais conteúdos da cidade