Alexandre Mendonça: Praia Grande é o paraíso catarinense

Apresentador na NDTV/Record TV, Alexandre destaca Praia Grande por conta dos maiores e mais incríveis cânions do estado

A cidade está a 285 quilômetros de Florianópolis.

Nem pense duas vezes: arrume a mochila, vista roupas leves e embarque com destino ao paraíso! Sério, e você pode encontrar paraísos naturais em, praticamente, todas as cidades do Santa Catarina. 

Uma das viagens mais fascinantes que fiz, gravando o Caminhos da Natureza pela RICTV | Record TV, foi em Praia Grande, uma simpática cidade no Sul do estado, entre o litoral e a Serra. Aliás, o município  não tem praia, nem é grande: mas tem os maiores e mais incríveis cânions do Brasil, onde fica o Parque Aparados da Serra.

São cachoeiras, rios, vales e montanhas em meio a dezenas de cânions, como o Malacara, o Fortaleza, o Itaimbezinho e por aí vai. Esse último é o mais conhecido e também o maior deles: são 700 metros de altura! É alto, é lindo, é impressionante. 

Trilha do Rio do Boi – Foto: iStock/DivulgaçãoTrilha do Rio do Boi – Foto: iStock/Divulgação

A trilha do Rio do Boi é que leva o visitante por dentro do cânion, num passeio guiado que dura oito horas, ida e volta. Sim, é preciso fazer alongamento, levar lanches e uma garrafinha de água, porque você vai abastecê-la no meio do caminho. O rio é extremamente limpo e algumas quedas d’água servem de bebedouro natural. Um luxo a céu aberto!

Pode parecer cansativo, mas a trilha por dentro do rio e por cima das pedras vai revelando uma natureza conservada que explica as formações rochosas da região. A sensação de liberdade e de estar verdadeiramente num paraíso é indescritível. Vale cada segundo, acredite!

Outra opção são os parques naturais espalhados por Santa Catarina. O Parque das Araucárias, por exemplo, no município de São Domingos, no Oeste do estado, é um espetáculo à parte. Tem um grande centro de visitantes com atrações interativas. O fóssil de uma araucária cortado ao meio mostra como podemos contar a idade dessas árvores exuberantes.

O parque recebe a visita de milhares de turistas todos os anos. Com seis trilhas ecológicas, o ambiente impressiona pelo cuidado com a natureza, a beleza das cachoeiras e o atendimento personalizado das equipes que recebem os visitantes.

Mas se você prefere ficar perto da capital, não tem problema: você pode visitar o fantástico Parque do Rio Vermelho, no Norte da ilha em Florianópolis. Além de conhecer animais silvestres que foram resgatados em situações de perigo numa trilha encantadora, você recebe uma aula de conscientização ambiental. Fora que a família toda se diverte com as corujas, papagaios cantantes, tartarugas, macacos e tantos outros animais da nossa fauna. Confesso que esse é um dos meus lugares preferidos na Ilha da Magia.

Explore mais conteúdos da cidade