Área rural em Florianópolis oferece passeios para famílias, amantes da natureza e tradição

Com traços da ruralidade preservados no meio da cidade, bairro Ratones oferece ao visitante produção de alimentos agroecológicos, cicloturismo, trilhas, observação de aves e atividades terapêutica

Pensando em fortalecer o turismo rural na região da Grande Florianópolis, o Sebrae/SC vem desenvolvendo desde 2020 projeto que atua no desenvolvimento de novos destinos turísticos, explorando o potencial rural no bairro Ratones, em Florianópolis.

Ratones é destaque em produtos orgânicos e artesanais – Foto: Olavo Queiroz Neto/DivulgaçãoRatones é destaque em produtos orgânicos e artesanais – Foto: Olavo Queiroz Neto/Divulgação

O cotidiano de propriedades rurais tem se tornado cada vez mais atrativo para visitantes, interessados em atividades relacionadas à agricultura, consumo de produtos orgânicos e artesanais e o contato com a natureza e os animais.

O projeto promove a implementação de ações que colaboram para o fortalecimento e valorização dos pequenos negócios de produtores rurais e da atividade turística, sendo o bairro Ratones um destino desejado. O objetivo é desenvolver o turismo no meio rural, envolvendo toda a cadeia de produção existente, como propriedades rurais, meios de hospedagem, gastronomia e produção artesanal associada ao turismo.

As ações estratégicas realizadas pelo Sebrae/SC têm foco na organização para o mercado. São realizadas ações como reuniões de articulação com as principais lideranças, produtores e empreendedores rurais, visitas a campo nas propriedades, capacitações e consultorias, desenvolvimento de identidade visual e formatação da oferta turística.

“Queremos valorizar os atributos culturais e históricos das localidades como diferencial competitivo, transformando as propriedades da região em pontos turísticos e atraindo cada vez mais visitantes a Santa Catarina. Para o Sebrae/SC é uma honra ajudar na valorização do turismo rural em Ratones, expandindo o turismo em nosso Estado e consolidando suas rotas turísticas. Além de colaborar com os serviços turísticos e a prática de lazer, a iniciativa se apresenta como uma alternativa de renda para os produtores rurais, que têm a oportunidade de vender seus produtos aos visitantes”, afirma Wanderley Andrade, gerente regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis.

Ratones oferece cicloturismo, atividades com cavalos e observação de aves – Foto: Olavo Queiroz Neto/DivulgaçãoRatones oferece cicloturismo, atividades com cavalos e observação de aves – Foto: Olavo Queiroz Neto/Divulgação

Um bairro com valor histórico-cultural e potencial turístico

Ratones possui um valor histórico-cultural, que continua preservando traços de ruralidade em meio à zona urbana e revelam as vocações plurais da comunidade, unindo história, cultura, lazer, tradição açoriana e integração com a natureza.

Entre as propriedades participantes do projeto estão as de produção agroecológica, cogumelos comestíveis, kombucha, café rural, pousada, cicloturismo, atividades com cavalos, observação de aves e atividades terapêuticas.

Ratones preserva traços de ruralidade em meio à zona urbana – Foto: Olavo Queiroz Neto/DivulgaçãoRatones preserva traços de ruralidade em meio à zona urbana – Foto: Olavo Queiroz Neto/Divulgação

A presidente da Associação dos Moradores de Ratones (Amora), Érica Xavier de Oliveira, conta que a ideia de transformar Ratones em um destino turístico surgiu em 2018, em um curso com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“Enxergávamos o potencial rural de Ratones, e nós temos uma preocupação muito grande aqui para vender os produtos artesanais e orgânicos, então pensei que seria uma ótima oportunidade fomentar o turismo rural em nosso bairro. Estamos sempre apoiando qualquer iniciativa para geração de renda, e por que não agregar o turismo a isso, não é? Quando acabou o curso me questionei como gerenciar o conhecimento adquirido, e então fui apresentada ao Sebrae/SC”, conta.

Ratones oferece atividades terapêuticas para visitantes – Foto: Olavo Queiroz Neto/DivulgaçãoRatones oferece atividades terapêuticas para visitantes – Foto: Olavo Queiroz Neto/Divulgação

“Nosso objetivo principal com o projeto é a preservação da história, do território e trabalhar o turismo com sustentabilidade. Esse projeto está motivando muitas pessoas daqui. O turismo rural atende um outro tipo de público que não é só a praia, mostrando que Florianópolis é rica em turismo, além de gerar renda aos produtores daqui”, conclui a presidente da Associação.

Produtos naturais, orgânicos e artesanais

Ao visitar Ratones, são proporcionados momentos de lazer e de conexão com a natureza, em atrações diversas guiadas por anfitriões locais. Confira os agricultores urbanos agroecológicos, produtos naturais, orgânicos e artesanais.

Atividades em Ratones são guiadas por anfitriões locais – Foto: Olavo Queiroz Neto/DivulgaçãoAtividades em Ratones são guiadas por anfitriões locais – Foto: Olavo Queiroz Neto/Divulgação

Sítio Orgânicos Km Zero

No Sítio Orgânicos Km Zero é possível conhecer de perto a produção agroecológica de moranguinhos e as plantas alimentícias não convencionais (PANCS), cultivadas na propriedade dos anfitriões Lido e Aline, que guiam os visitantes. O passeio leva à trilha da Pedra da Bruxa, em que é possível contemplar o pôr do sol com vista para a Estação Ecológica de Carijós, Ratones e Daniela.

Estrada Manoel Leôncio de Souza Brito, 1.943, Vargem Pequena.
(48) 99615-6713 | (48) 99665-3532
@organicos.km.zero

Sítio do Lício

No sítio do Lício é possível colher verduras, legumes e hortaliças direto da horta. Essa experiência é acompanhada de perto pelos anfitriões Seu Lício e Dona Zenaide, casal septuagenário que acolhe os visitantes. Além de fazer a feirinha e levar para casa alimentos frescos, é possível desfrutar a beleza da centenária figueira da propriedade.

Estrada João Januário da Silva, s/n (em frente ao nº 7562), Ratones.
(48) 3284-2290 | (48) 99901-5446
@sitiodolicio

Chácara Clara Noite de Sol

A Chácara Clara Noite de Sol produz cogumelos comestíveis. Inspiradas pela integração com a natureza e dedicadas à prática da agroecologia, a designer Leilen e a bióloga Juliana apresentam ao público todo o processo produtivo do alimento, oferecem degustação de cogumelos e dicas de receitas.

Estrada João Januário da Silva, 8.408, Ratones.
(48) 99949-4948 | (48) 98463-1001
@cogumelos.clara.noite.de.sol
www.fazafeira.com//claranoitedesol

Observatório Caminho do Meio

O Observatório Caminho do Meio permite a prática de meditação e caminhar pela trilha da gruta, se conectando ainda mais à natureza. Por fim, a degustação e conhecimento do processo produtivo da produção de kombucha. A bebida milenar é de origem chinesa, composta de blend de chás preto e verde elaborado a partir da cultura de bactérias e leveduras, fermentada naturalmente e saborizada com sucos e especiarias orgânicas.

Estrada Intendente Antônio Damasco, 3.354, Ratones.
(48) 99971-4411
@amoideiassaudaveis

Jardim do Rancho

O Jardim do Rancho, com seu espaço amplo e natural, é um convite ao lazer em família, sendo possível explorar a terra, a água, as plantas, os animais, e se reconectar à natureza. A propriedade possui espaço para crianças com playground na árvore, slackline, casinha de bioconstrução, galinheiro, compostagem e horta.

Há interação com os cavalos, atividades lúdicas e de aprendizado e piquenique com produtos locais.

Servidão Família Damasco, 560, Ratones.
(48) 99162-3225
@jardimdorancho

Ciclismo, observação de aves e trilha

Ciclo Passeio Viajar Leve

O Ciclo Passeio Viajar Leve é uma oportunidade de desbravar e contemplar Ratones pedalando, contemplando a natureza, ouvindo histórias, mergulhando na cultura açoriana e saboreando a gastronomia local ao longo da pedalada.

Servidão Manoel Amaro Nunes Pinheiro, 800, Ratones.
(48) 99152-8349
@viajarleve

Observação de aves

Ratones é um recanto para a observação de aves, com a rica fauna e flora local, são encontrados aracuãs, tucanos, saíras, sabiás, tiés, gralha azul, pica-paus, rendeira, suiriris, entre outros.

Trilhas históricas e naturais

Em Ratones, as trilhas mais conhecidas são as da Costa da Lagoa e a do Saquinho. O tradicional caminho histórico entre Ratones e a Costa da Lagoa é um dos últimos remanescentes dos caminhos coloniais do tempo da então vila de Nossa Senhora do Desterro, em que os antigos habitantes trocavam mercadorias entre si.

Já na trilha do Saquinho, que leva o visitante à praia lacustre da Costa da Lagoa, é possível observar os vestígios das casas que ficavam nesse percurso – local onde antigamente havia uma produção muito expressiva de camarão branco e siri.

Gastronomia

Café rural tia Léa

O Café rural da tia Léa proporciona a sensação de aconchego. Com um jeito acolhedor e os alimentos servidos, a visitação remete a memórias afetivas. No local é possível passear pelo pomar carregado com frutas da estação, contemplar o pôr do sol e admirar as galinhas no sítio da família.

Estrada João Januário da Silva, 5.389, Ratones.
(48) 99946-4245 Léa | (48) 99120-6308 Joice
@caferuraltialea

Artesanato

Tia Chica rendeira

As tradições açorianas, o artesanato de renda de bilro e as narrativas da ilha de Santa Catarina são pura inspiração para a artista multifacetada Nerivalda Duarte. Rendeira, poetisa e contadora de histórias, ela traz consigo toda a cultura ilhéu e a história do manezinho da Ilha da Magia.

Intervenção cultural com apresentação da personagem Tia Chica e arte ao vivo com a renda de bilro e ratoeira.

Nerivalda Duarte
(48) 99621-7537
@nerivaldaduarte
@tiachicarendeira

Atelier Guaterra

A ceramista e artista plástica Guacira Alegretti transforma o barro em primorosas obras de arte. São peças moldadas no torno ou à mão livre – figurativas, utilitárias, personalizadas, além de coleções temáticas e açorianas.

Guacira Alegretti – Atelier Guaterra
(48) 99650-6341
@guaterra_art

Hospedagem

Pousada Vila Aracuã

A Vila Aracuã é uma pousada abraçada pela Mata Atlântica. Não à toa, seu nome vem da ave Aracuã, facilmente vista em Ratones – em especial na vila.

Com três cabanas privativas, a estrutura também oferece piscina, trilha, espaço gourmet com churrasqueira, cozinha e sala de jantar comunitárias. A anfitriã Sônia está sempre presente para receber seus visitantes na pousada, localizada na estrada que leva ao Caminho da Costa da Lagoa.

Estrada Bento Manoel Ferreira, 971, Canto do Moreira.
(48) 99964-0863
@vilaaracua

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Turismo

Loading...