Arranha-céus, iates e nova praia: o que faz de Balneário Camboriú a Dubai brasileira

Ponto de encontro dos ricos e famosos, Balneário Camboriú se consolidou como centro da construção civil, turismo e do mercado de luxo

Em 57 anos de emancipação, Balneário Camboriú se consolidou como uma das cidades mais procuradas do litoral brasileiro por turistas, tanto do Brasil quanto de fora do país. Com o crescimento exponencial da cidade, o luxo se tornou elemento comum. 

Nas construções, nos eventos ou nos pontos turísticos, a vida em Balneário Camboriú remete ao luxo. Afinal, quem nunca pensou em viver em um apartamento em um dos vários arranha-céus na beira da praia, ou dar uma volta em um iate? 

Arranha-céus, iates e nova praia: o que faz de Balneário Camboriú a Dubai brasileira – Foto: Ivan Rupp/NDArranha-céus, iates e nova praia: o que faz de Balneário Camboriú a Dubai brasileira – Foto: Ivan Rupp/ND

O atacante Neymar, um dos melhores jogadores de futebol do mundo, fez questão de garantir um espaço nas alturas. O craque marcou presença na cidade e no último sábado (17) chegou à Balneário Camboriú para uma festa com o tema Las Vegas, com direito à um campeonato de poker.

Ele não é o único: a cantora Lexa, os sertanejos Maiara (da dupla com Maraísa) e Fernando (da dupla com Sorocaba), o casal ex-Fazenda Jakelyne Oliveira e Mariano, além da finalista Stéfany Bays e o senador e ex-jogador Romário Faria também marcaram presença na cidade.

Zezé di Camargo também garantiu um pedacinho do luxo de Balneário Camboriú. O cantor se tornou cotista da maior embarcação compartilhada da América Latina.

Como começaram os investimentos no mercado de luxo? 

Para Altevir Baron, diretor de mercado e marketing da FG Empreendimentos, tudo começou com o fundador de uma das maiores construtoras da cidade. Francisco Graciola tinha um sonho de mudar a linha do horizonte da cidade que morava, e contribuir, dessa forma, para o desenvolvimento de toda a região. 

Não é dúvida que o sonho deu certo: Balneário Camboriú hoje ocupa os dois primeiros lugares no ranking de edifícios mais altos do Brasil. Além disso, a construção civil é uma das áreas que mais emprega pessoas na região. 

O que atrai pessoas para Balneário Camboriú? 

É quase impossível pensar em Balneário Camboriú e não pensar na Praia Central. Para Baron, esse é um dos grandes atrativos da cidade, mas não o único: “Além disso, a qualidade de vida e segurança de Balneário Camboriú, seus atrativos culturais, gastronômicos e de entretenimento estão cada vez mais atraindo um novo público para a cidade”, afirma. 

Orla de Balneário Camboriú é famosa pelos arranha-céus cada vez mais altos – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação/NDOrla de Balneário Camboriú é famosa pelos arranha-céus cada vez mais altos – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação/ND

Para investidores, o mercado balneocamboriuense também é atrativo. “O perfil dos compradores também vem chamando a atenção. Pessoas que buscam aliar investimentos rentáveis com qualidade de vida e a segurança que Balneário Camboriú tem a proporcionar, somado aos diferenciais dos empreendimentos FG, que estão cada vez mais atraindo e despontando no mercado”, conta.

“Além dos diferenciais construtivos, dos arranha-céus, a valorização dos empreendimentos da FG tem impulsionado o desenvolvimento deste mercado. Temos uma média de 25% de valorização ao ano, então, tendo um panorama de quatro anos do início ao final de uma obra, o rendimento é praticamente superior ao valor que o cliente investiu”, conclui. 

Além dos arranha-céus, Balneário Camboriú se tornou famosa por abrigar iates de luxo, como o que o sertanejo Zezé di Camargo adquiriu uma cota. Para Julia Tedesco, gestora do Grupo Tedesco, que administra uma das marinas da cidade, o conceito de lazer náutico foi criado nos últimos anos em Balneário Camboriú, principalmente pela proximidade de outros balneários famosos pela navegação, como a praia de Caixa d’Aço, em Porto Belo, e da Sepultura, em Bombinhas.

“Agora na Barra Sul tornou-se um point para passar o dia a bordo. Balneário Camboriú proporciona um visual inigualável da orla. Estar a bordo e poder desfrutar desses momentos são únicos e inesquecíveis”, afirma. 

Para o prefeito da cidade, Fabrício Oliveira (Podemos), Balneário Camboriú é ainda muito mais do que arranha-céus e luxo: as Praias Agrestes na região sul da cidade receberam, por três temporadas seguidas, o selo Bandeira Azul, que garante a qualidade das praias.

“Balneário Camboriú se destaca, ainda, por muitas outras razões para atrair investimentos e investidores, uma delas a segurança pública. Somos uma das cidades mais seguras do Brasil, e isto, na decisão de escolher o lugar para viver e investir, pesa muito”, lembra. A cidade tem um dos maiores efetivos de Guarda Armada do Estado, segundo a prefeitura.

“Também temos uma qualidade de vida de primeiro mundo em termos de saúde, saneamento e respeito ao meio ambiente. Temos universidades na cidade, capazes de gerar mão-de-obra muito especializada, enfim, temos uma série de atrativos para quem quer investir”, finaliza.

Olhar para a inovação

Continuar os investimentos nos setores de alta produtividade da cidade é um dos focos do Executivo. O prefeito adianta que uma legislação específica está em construção para atrair investidores da área de inovação.

Tudo isso está previsto no Masterplan encomendado pela prefeitura. O Plano de Diretrizes de Macro Estruturação Urbana deve ser apresentado, segundo o prefeito, em breve em audiências públicas.

O plano prevê a criação de áreas específicas para empreendimentos em inovação. “Então, acredito que dentro das características de Balneário Camboriú, o setor que deverá impulsionar ainda mais o crescimento da cidade em breve será o da Inovação. Mas é claro que os setores de turismo e construção civil também se especializam constantemente e devem manter o crescimento da cidade em ritmo acelerado”, afirma.

Novos projetos pós-pandemia 

O Grupo Tedesco, que além da marina ainda administra o Parque Unipraias, e se prepara para um investimento milionário que vai colocar Balneário Camboriú na rota dos parques e fortalecer o turismo na cidade além do verão. 

O projeto do Multiparque começou a ser desenvolvido no ano passado e foi apresentado ao governo Municipal este ano. Segundo a gestora do grupo, o investimento será de R$ 150 milhões, em uma área de 150 mil m². 

Projeto do Multiparque foi apresentado pelo Grupo Tedesco este ano – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/DivulgaçãoProjeto do Multiparque foi apresentado pelo Grupo Tedesco este ano – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

“O Multiparque vai agregar vários estilos de atrações em um só lugar. Terá parque aquático, temático, indoor e um parque verde. A área é toda voltada para um grande lago, lugar esse para as pessoas tirarem o pé do acelerador e da correria do dia-a-dia para poder curtir ao ar livre e esquecer que o relógio continua contando as horas”, conta. 

O setor turístico viu uma recessão durante a pandemia, mas Tedesco acredita na plena retomada. “No atracadouro o setor de receptivo parou e ainda está parado, esse foi muito impactado economicamente, já a Marina foi um setor que não foi impactado pela pandemia, pois as embarcações foram uma extensão da casa das famílias, então desde a liberação a movimentação durante o ano foi maior que nos anos anteriores”, conta.

Depois da pandemia, a expectativa é boa para ambos os setores. A construção civil viu, mesmo durante uma crise, a expansão do setor. 

“A pandemia aproximou ainda mais a construtora de seus potenciais clientes e influenciou o desenvolvimento de novas estratégias comerciais. Dessa forma, os imóveis estão figurando como uma grande oportunidade de negócio e uma alternativa para a realização dos sonhos de nossos clientes. Com a pandemia a empresa vem registrando grande desenvolvimento e ampliando share de mercado. Durante a pandemia, em 2020, a FG Empreendimentos registrou um crescimento de 127%”, afirma Baron. 

FG Empreendimentos anunciou novo projeto de edifício de 100 andares, que deve ser o maior do Brasil – Foto: FG Empreendimentos/DivulgaçãoFG Empreendimentos anunciou novo projeto de edifício de 100 andares, que deve ser o maior do Brasil – Foto: FG Empreendimentos/Divulgação

O diretor de marketing da FG ainda adianta que existe um projeto para superar a marca dos 100 andares e se consolidar no ranking de edifícios mais altos do Brasil. A construtora ainda deve entregar, em 2022, o mais alto prédio do país, o One Tower, com 290 metros de altura. 

Nova praia

A grande estrela de Balneário Camboriú, a Praia Central, também deve influenciar para a retomada da economia já nessa próxima temporada, segundo o prefeito Fabrício Oliveira (Podemos). Isso porque a expectativa é que a faixa de areia já esteja renovada até o verão.

Dos atuais 25 metros de faixa de areia, a praia vai passar a ter 70 metros, entre a Avenida Atlântica e o mar.

“Com a pandemia controlada, deveremos receber uma quantidade de turistas muito grande. Temos novas atrações, a cidade está sendo reestruturada, enfim temos todas as condições de receber bem quem nos visita no pós-pandemia. Os que vierem a Balneário Camboriú se surpreenderão ao encontrarem uma cidade renovada”, coloca.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Turismo

Loading...