Artesanato açoriano de Porto Belo

Como lembrancinha da cidade, é fácil de encontrar artesanato de couro, madeira e cerâmica sendo oferecidas à venda pelos próprios artesãos

Artesanato comercializado em Porto Belo – Foto: Heitor PergherArtesanato comercializado em Porto Belo – Foto: Heitor Pergher

Quando uma viagem é especial e memorável é comum a vontade de querer levar uma parte do lugar visitado na bagagem. E isso se torna possível através da compra de souvenirs, pequenas lembrancinhas que eternizam um pouco da cultura local em um pequeno enfeite. Geralmente, os mais especiais são aqueles encontrados em feiras que carregam a história da região visitada e o cuidado e autenticidade de serem feitos à mão. Assim é em Porto Belo, uma cidade fundada por açorianos, localizada aos arredores de Balneário Camboriú. 

Os artesãos que vendem seus trabalhos no Centro da cidade encantam turistas e mantêm viva a história da chegada dos açorianos no litoral de Santa Catarina, em meados de 1750. Os imigrantes vindos da Ilha dos Açores se deu por conta do movimento de colonização iniciado com a assinatura do Tratado de Madri, realizando entre Espanha e Portugal. Seis navios portugueses realizaram 14 viagens, trazendo mais de seis mil açorianos para o litoral catarinense, onde desembarcavam na baía norte da ilha de Florianópolis.

Não demorou muito para que os imigrantes se espalhassem pelos arredores da região, chegando às cidades de Porto Belo, Bombinhas, Itapema, Governador Celso Ramos, Tijucas e Garopaba. A união entre a cultura trazida pelos açorianos e o povo indígena nativo das regiões litorâneas catarinenses foi responsável pela construção de uma cultura única. 

Dessa forma, não poderia ser diferente, o artesanato açoriano de Porto Belo é um reflexo da cultura local que foi sendo construída a partir dos costumes já trazidos da Europa junto com a disponibilidade de recursos naturais encontrados na região.

Trabalhos manuais feitos em couro, madeira e cerâmica

Artesanato feito em madeira, na cidade de Porto Belo – Foto: Heitor PergherArtesanato feito em madeira, na cidade de Porto Belo – Foto: Heitor Pergher

O artesanato é um trabalho manual que exige tempo, dedicação e sensibilidade de quem faz. É através dessa cultura do fazer com as mãos que se manifestam modos distintos de expressar o cotidiano e os costumes passados de geração em geração de quem viveu no litoral de Santa Catarina há séculos atrás. 

Ao passear pelo Centro de Porto Belo, é muito comum encontrar artigos de couro, madeira e cerâmica sendo oferecidas à venda pelos próprios artesãos, assim como as famosas e requisitadas rendas de bilro, uma técnica que continua presente nas confecções da cidade. 

Além de encantar os visitantes, o artesanato é uma grande fonte de sustento para uma boa parte dos moradores de Porto Belo. No centro da cidade, próximo ao píer de Porto Belo, os turistas encontram lojas especializadas. 

Onde encontrar

O artesanato de Porto Belo pode ser encontrado em lojas e galerias especializadas no segmento no Centro da cidade que são administradas pelos próprios artesãos da região. 

Explore mais conteúdos da cidade