Artesanato que vem do trigo

Na região Oeste de Santa Catarina, a cultura local se conta por meio das peças de artesanato construídas com palha de trigo

Entre as belas montanhas e paisagens campestres das cidades do Oeste catarinense, estão as imensas plantações de trigo. E além de prover o sustento da população local, mantém viva uma tradição cheia de cultura e significado: o artesanato com palha de trigo, uma tradição que sobrevive através das pequenas produções artesanais e orgânicas na região.

 O artesanato feito em palha de trigo era uma tradição responsável pela produção de chapéus e sportas, palavra italiana que significa sacolas – Foto: iStock/Divulgação O artesanato feito em palha de trigo era uma tradição responsável pela produção de chapéus e sportas, palavra italiana que significa sacolas – Foto: iStock/Divulgação

O Meio-Oeste catarinense já foi conhecido como a “Capital do Trigo” na década de 50, uma vez que a região montanhosa com temperaturas mais amenas era ideal para o plantio do cereal. O artesanato feito em palha de trigo era uma tradição responsável pela produção de chapéus e sportas, palavra italiana que significa sacolas, usados, principalmente, nas plantações e nas idas à cidade para compras. 

Uma tradição quase extinta

Com o passar do tempo e a mecanização da agricultura, a cultura do trigo na região foi se diluindo e o artesanato em palha de trigo passou a ser confeccionado apenas em poucas comunidades de agricultores que prosseguiram cultivando o cereal de maneira tradicional, sem o auxílio de maquinário.

Mas um projeto nomeado Tranças da Terra acabou surgindo há alguns anos atrás com o intuito de fortalecer e manter viva a tradição deixada pelos imigrantes italianos. Para a confecção do artesanato, a matéria-prima não pode ter sido colhida por máquinas, nem ter recebido agrotóxicos.

É somente com a palha natural e dourada, selecionada por famílias da região de Joaçaba, que as mãos das artesãs criam peças como bolsas, chapéus e acessórios de decoração. 

Explore mais conteúdos da cidade