Rota de Férias

Blog prático para viajantes! Roteiros de viagens e dicas de passeios no Brasil e no mundo, de acordo com o número de dias de estadia e com indicação de especialistas em turismo.


Artigo: como planejar um intercâmbio na pandemia?

i>Por Jéssica Carvalho*

Com o início da pandemia, fazer intercâmbio se tornou um desejo distante para muitas pessoas, que se viram obrigadas a cancelar ou adiar seus planos por tempo indeterminado. Mesmo sem uma previsão de volta à normalidade, o interesse em realizar esse tipo de viagem se mantém em alta.

Segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), 33% das pessoas que já planejavam viajar continuam com este desejo, contra apenas 3% que desistiram definitivamente. As perspectivas para uma possível retomada do setor no segundo semestre deste ano são bastante positivas, principalmente com o início da vacinação em diversos países.

Os planos para o intercâmbio não precisam ficar guardados na gaveta. A dica é usar esse tempo para planejar e se preparar com calma para que tudo esteja em ordem até o grande dia – isso contribuirá para que a viagem seja uma experiência inesquecível. Confira os principais pontos que não podem ficar de fora nesse momento de organização.

Dicas para planejar um intercâmbio na pandemia 

1. Escolha o país

Cada país possui hábitos, rotinas e culturas completamente diferentes. Aqui, é importante questionar suas preferências: você gostaria de viajar para um lugar mais tranquilo ou agitado? Centro urbano ou uma cidade menor? Cidade quente ou fria? Próximo ao litoral? De interesse histórico? É importante responder essas perguntas para definir o destino final.

2. Exigências da pandemia

Por mais que alguns países já estejam com suas fronteiras abertas para estrangeiros, outros ainda permanecem fechados ou impõem regras, como uma quarentena obrigatória ao chegar na região, por exemplo. Para não ser pego de surpresa, certifique-se de como o país escolhido está lidando com a pandemia e descubra quais são as exigências para viajantes.

3. Defina o objetivo do intercâmbio

Existem diversos tipos de intercâmbio, por exemplo, estudar o idioma local, graduação, realizar um curso profissionalizante ou trabalhar. Avalie as oportunidades que cada país oferece para esses programas e verifique se elas correspondem aos seus desejos e expectativas.

4. Tempo

Dependendo do programa escolhido, a duração de um intercâmbio pode variar de uma semana até dois anos. É importante ter consciência do tempo ideal e necessário de acordo com o objetivo da viagem, uma vez que ele impacta especialmente nos gastos do intercambista.

5. Moradia

O tipo de moradia impactará diretamente na rotina (em termos de logística) e nos custos do intercâmbio. Dentre as opções mais procuradas estão os albergues, casas de família ou instalações da própria universidade, em casos de programas de estudo.

6. Planejamento financeiro

Toda viagem envolve gastos. Dependendo do país escolhido, a moeda utilizada pode aumentar a quantidade de dinheiro necessário. Por isso, tenha em mente o valor do real brasileiro na moeda local, além dos custos médios com acomodação, comida, transporte e até mesmo para diversão.

*Jéssica Carvalho é gerente de Produtos SEDA Intercâmbios.

COMO NÓS VIAJAMOS

Na hora de planejar a viagem, não deixe de checar todos os detalhes antes mesmo de fazer as malas. Aqui, você encontra as dicas da nossa equipe para comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para eventos, com mais comodidade.

Lembre-se que uma viagem para o exterior requer cuidados extras. Ficar de olho nas dicas de viajantes experientes a respeito de seguro viagem e chip de viagem internacional, por exemplo, é fundamental para melhorar a experiência fora do país.

Reserva de hotéis

O Rota de Férias trabalha com o programa de afiliados do Booking.com para a reserva de hotéis. Isso porque, por meio dele, dá para fazer reservas antecipadas de hospedagem nos hotéis, resorts, pousadas e outros tipos de acomodação sugeridos pelo site. Há boas opções, no Brasil e no mundo, com política adequada de cancelamento e todas as informações que você precisa

Clique aqui para fazer suas buscas e reservas de hotéis.

Seguro viagem com desconto

Quando queremos encontrar as melhores opções  do mercado de seguro viagem, de acordo com o período e o local que vamos visitar, usamos o Seguros Promo. O site exibe uma comparação com os valores oferecidos pelas principais operadoras do mercado, economizando tempo e garantido os melhores preços. Os leitores do Rota de Férias que usarem o cupom ROTADEFERIAS5 na caixa “Cupom de desconto” têm um bônus: 5% de desconto na hora.

Clique aqui para fazer seu seguro viagem.

Chip viagem internacional

Na hora de viajar para destinos fora do Brasil, nunca deixamos de adquirir um chip viagem internacional que permite acesso à internet e, muitas vezes, telefone. Com ele, dá para se comunicar e acessar a web de qualquer lugar.  É assim que postamos nossos textos e fotos no Instagram quando viajamos. Temos uma parceria especial com a Viaje Conectado, que oferece pacotes para diversos destinos do mundo. Para ganhar até 10% de desconto, use o cupom rotadeferias.

Clique aqui para comprar seu chip viagem internacional.

Passagem aérea

O robô do Skyscanner, parceiro do Rota de Férias, é um dos mais eficientes do mundo para a pesquisa de passagens aéreas. Ao acessá-lo você pode ver de uma só vez o valor oferecido por diversas empresas para a rota desejada. Também dá para criar alertas de aviso quando os preços do roteiro escolhido forem modificados.

Clique aqui para reservar e comprar passagens mais baratas.

Aluguel de carro

Na hora de alugar um carro no Brasil ou no exterior, vale a pena fazer a reserva com a Rentcars.com. O site faz uma pesquisa com as melhores locadoras do mercado, de acordo com o período da viagem e o modelo que você deseja alugar. Assim, é possível ganhar tempo na hora de planejar a viagem e garantir os melhores preços.

Clique aqui para pesquisar e alugar um carro.

Tours, ingressos e transporte

Com a Easy Travel Shop, você pode fazer reservas de tours e transfers, bem como garantir ingressos para pontos turísticos e grandes eventos no Brasil e no mundo. Ao navegar no Rota de Férias, você encontrará diversos posts com links com sugestões devidamente selecionadas pela redação de acordo com a relevância para o leitor. Basta fazer como nossa equipe: clicar, fazer a reserva e se divertir.

Clique aqui para fazer reservas de tours, ingressos e transfers.