As 10 melhores praias para conhecer em Balneário Camboriú

Desde as areias mais badaladas até as praias mais distantes, o que não falta em Balneário Camboriú são lugares para todos os perfis de turistas

A cidade está a 84 quilômetros de Florianópolis.

Praia Central – Foto: Celso Peixoto | Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú/DivulgaçãoPraia Central – Foto: Celso Peixoto | Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú/Divulgação

O local que já foi ocupado por povos coletores; por indígenas, possivelmente Carijós, Kaingangs e Xoklengs; e por açorianos; hoje é ocupado por povos do mundo inteiro. Especialmente na temporada de verão, encontram-se aqui turistas de todos os cantos, como os nossos hermanos vizinhos do Uruguai, Argentina e Paraguai.  A população de Balneário Camboriú, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, é de mais de 142 mil pessoas. Isso até chegar dezembro, porque a partir daí ela se multiplica. Do último mês do ano até março, a população passa a mais de dois milhões de pessoas.  

Com tanta gente reunida em pouco mais de 45 km², haja atrações para encantar, entreter e divertir as pessoas. Mas opções não faltam em Balneário Camboriú. Além das inúmeras opções gastronômicas, de baladas e shoppings, Balneário é um recanto de muito mar, verde e cultura para conhecer. Fizemos uma pista com as dez principais praias da cidade para você conhecer e colocar na sua lista de viagem pela região. 

Praia Central

A mais movimentada e urbanizada é a Praia Central. Mas há uma outra face de Balneário Camboriú que é menos badalada e mais sossegada. A cidade conta com outras praias menores e menos movimentadas, cercadas de um lado pela Mata Atlântica e de outro pelo mar. 

O acesso às praias que estão ao sul do Centro da cidade se dá pela Rodovia Interpraias, com 14 quilômetros de extensão e vários mirantes pelo caminho para observação da paisagem. 

A Praia Central é a praia mais urbanizada da cidade. É ali que se concentram os shows, esportes, bares, restaurantes, casas noturnas, comércios e hotéis. Se o que você está procurando é movimento e badalação, essa é a sua praia. Margeada pela Avenida Atlântica, por lá também se pode fazer passeios e caminhadas pelo calçadão. 

Praia de Laranjeiras

A Praia de Laranjeiras fica a seis quilômetros do Centro da cidade e tem apenas 750 metros de extensão. Localizada em uma pequena baía, suas águas são tranquilas e ótimas para banho e esportes. Para chegar até lá pode ser pela BR-101, seguindo pela linha de acesso às praias agrestes, ou através dos bondinhos aéreos do Parque Unipraias, na Barra Sul

Praia de Taquaras

De areias grossas, águas claras e menos movimentada. Assim é a Praia de Taquaras. O local tem um costão ideal para mergulho com snorkel (acessório composto por um tubo ligado a uma máscara de mergulho) e para prática de stand up paddle (modalidade de surfe em que a pessoa fica em pé na prancha e rema). Especialmente em horários de maré alta, o mar fica bastante agitado. Já na maré baixa, as rochas propiciam a formação de piscinas naturais. A praia também conta com alguns bares e restaurantes e amplo estacionamento junto à faixa de extensão de areia. 

Praia de Taquarinhas

Praia de Taquarinhas – Foto: Celso Peixoto | Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú/DivulgaçãoPraia de Taquarinhas – Foto: Celso Peixoto | Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú/Divulgação

A Praia de Taquarinhas tem 600 metros de extensão e fica ao lado da Praia de Taquaras. É uma praia agreste e praticamente intocada. O local é cercado pelo verde da Mata Atlântica. Seu mar tem águas cristalinas e azuladas. É um lugar ideal para quem quer tranquilidade em meio à natureza. No entanto, é preciso ter atenção ao mar que é muito agitado e não indicado para banhos. A praia fica a sete quilômetros do Centro de Balneário Camboriú e não tem estrutura de bares, restaurantes e quiosques. Por isso, se resolver visitá-la, leve lanches, cadeira e guarda-sol. 

Praia do Buraco

Outra praia mais sossegada é a Praia do Buraco, a cerca de cinco quilômetros do Centro da cidade. Sua faixa de areia é de quase um quilômetro. Para chegar até lá só é possível através de trilhas ou se hospedando no resort que fica de frente para a praia. Para quem gosta de apreciar belas paisagens e fotografar, o cenário é lindo. Já para quem aprecia banho de mar, nesta praia não é indicado, por conta das fortes ondas. 

Praia do Canto

A Praia do Canto fica ao lado da Praia do Buraco. Elas são ligadas por um deck de madeira de, aproximadamente, 500 metros. A praia possui apenas 50 metros de extensão, entre a Mata Atlântica e o mar. O contato com a natureza é certo, já que é pouco habitada e é frequentemente utilizada por pescadores. O lugar fica a cerca de seis quilômetros do Centro de Balneário Camboriú

Praia do Estaleirinho

Praia do Estaleirinho – Foto: Celso Peixoto | Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú/DivulgaçãoPraia do Estaleirinho – Foto: Celso Peixoto | Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú/Divulgação

A Praia do Estaleirinho é outra praia pequena em Balneário Camboriú. De águas claras e areia grossa, essa praia possui cerca de um quilômetro de extensão, formada por um costão rochoso do lado direito e por um morro do lado esquerdo. Por lá, há um mirante para prestigiar o nascer do sol. O mar possui boa formação de ondas e, por isso, é atração para surfistas. Mas pode ser perigoso para banhistas pouco experientes, já que a profundidade vai aumentando logo no início. O lugar também é ponto de encontro de jovens, que frequentam os bares, as pousadas e os hotéis, com opções de balada por lá. 

Praia do Estaleiro

A 11 quilômetros do Centro, a Praia do Estaleiro tem quase dois quilômetros de extensão. É a mais residencial das praias da região. Assim como as outras, essa praia também tem águas cristalinas, areia grossa e mar agitado, cuja profundidade já começa logo no início. Cercada pela Mata Atlântica, o lugar permanece com características agrestes e própria para pesca de arremesso. Por lá, existem algumas pousadas e restaurantes. Para chegar é pela Linha de Acesso às Praias (Interpraias).  

Praia do Pinho

Com 500 metros de extensão, a Praia do Pinho é conhecida nacionalmente por ser uma praia de naturistas. Aliás, é considerada a primeira praia de nudismo do Brasil. Com mar limpo e Mata Atlântica preservada, um rochedo divide o Pinho em duas pequenas faixas de areia. De um lado ficam os casais e de outro as pessoas desacompanhadas. A praia tem pousadas, camping e bares. O acesso à ela é pela Rodovia Interpraias. 

Ilha das Cabras

A Ilha das Cabras é um dos principais cartões-postais de Balneário Camboriú. Com aproximadamente 12 km², a ilha está a 600 metros do continente da Praia Central. Possui mata intocada, tombada como área de preservação. Quem quiser conhecer o local mais de perto tem a opção de fazer um passeio de barco pela orla da ilha.

Explore mais conteúdos da cidade