As praias de naturismo em Santa Catarina: libertação e atitude

- +
Natureza viva explica por que o litoral de Santa Catarina é um dos mais cobiçados pontos de naturistas do Brasil

Santa Catarina tem três praias oficiais – vamos dizer assim – para a prática do naturismo. São elas a Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, Praia da Galheta, em Florianópolis, e Praia de Pedras altas, em Palhoça. Santa Catarina, por sinal, é um dos estados mais lembrados quando o tema é naturismo.

No entanto, quando esse tipo de assunto vem à tona, muitas questões devem ser colocadas na mesa, na maior parte, desconhecidas de boa parte do público.

Praia da Galheta, um dos pontos de frequência dos naturistas – Foto: Danísio Silva/Divulgação/NDPraia da Galheta, um dos pontos de frequência dos naturistas – Foto: Danísio Silva/Divulgação/ND

Por exemplo, o que significa naturismo? Apenas ir à praia e ficar nu? O que leva uma pessoa tornar-se adepto desse tipo de prática?

Para começar, o que chamamos de naturismo tem ligação direta com a nudez sim, como já bem sabemos. Entretanto, praticantes explicam que o problema está no modo de pensar e entender essa atividade. A nudez, por exemplo, no caso do naturismo, não tem relação com o que vem à cabeça de boa parte das pessoas em primeiro plano. Para os naturistas, a nudez aparece de várias formas.

É numa delas que se encaixa a prática do naturismo. Melhor explicando, normalmente a nudez é encarada nas formas sensualizada, erótica, ou naturista. O que diferencia o naturismo das demais é que a prática busca uma ligação com a natureza, não um estilo. Trata-se de uma forma de libertação e de encontro com a liberdade, termos muitas vezes utilizados erroneamente como sinônimos. Porque libertação é uma atitude que, embora pareça paradoxo, tem uma característica pessoal, individual.

Significa que libertação, de certo modo, envolve limites. E o limite é aquele que cada um se impõe, sem envolver terceiros. Liberdade, no entanto, tem um contexto genérico e coletivo, portanto, com abertura para questionamentos.

O naturismo busca uma ligação com a natureza como forma de libertação e de encontro com a liberdade.

Enfim, há um grande número de questionamentos a respeito ao comportamento dos adeptos do naturismo. Questões pontuais sobre as praias de Santa Catarina e o naturismo. Confira!

Praia do Pinho, em Balneário Camboriú

Praia do Pinho, uma das mais badaladas praias de naturismo do Sul – Foto: ReproduçãoPraia do Pinho, uma das mais badaladas praias de naturismo do Sul – Foto: Reprodução

Pelo menos 3 mil pessoas curtem diariamente a Praia do Pinho sem roupa durante a temporada. São 50 metros de faixa de areia com gente de todo o tipo, praticando o naturismo.

Naturismo vs nudismo

A nudez pode ser de várias formas: sensualizada, erótica, ou naturista. O naturismo busca uma ligação com a natureza, uma forma de libertação e de encontro com a liberdade. Os termos, muitas vezes, são usados erroneamente como sinônimos.

Como pensa um naturista?

Jamais com a ideia de algo sexual. Em uma praia naturista se busca a harmonia. Geralmente, as pessoas se chocam ao perceber que a nudez não chama a atenção e nem incomoda as pessoas que estão ao redor.

Fotos e filmagens

É proibido filmar ou fotografar em todas as dependências. Isso inclui fotos feitas de longe mesmo que não apareçam pessoas nuas.

Levar crianças pode?

Sim. Como a ideia é não pregar algo sexual, não existe classificação por idade.

Na imagem, a Praia da Galheta – Foto: Danísio Silva/Divulgação/NDNa imagem, a Praia da Galheta – Foto: Danísio Silva/Divulgação/ND

Há casos de ereção? Como agir?

Isso deve ser uma coisa rara. Até porque, se você vai com o real espírito naturista, não deverá acontecer uma ereção. Mas caso ocorra, aja da maneira mais discreta possível, cobrindo-se com uma toalha ou indo em direção ao mar.

Ficar nu é obrigação?

Hospedagem na Praia do Pinho

Para se hospedar na pousada da Praia do Pinho é necessário ter passaporte naturista. Você deve acessar o site da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) e verificar a entidade filiada mais próxima. As diárias custam de R$ 150 a R$ 350.