Atração do Sul de SC, Farol de Santa Marta completa 130 anos

Um dos pontos turísticos mais conhecidos do Sul do Estado, o Farol foi fundado no dia 11 de junho de 1891

Fundado no dia 11 de junho de 1891, o Farol de Santa Marta, em Laguna, completa 130 anos nesta sexta-feira (11). Projetada pelos franceses Barbier Bernard e Turenne, a edificação transformou a pacata vila de pescadores em um pontos turísticos mais conhecidos do Sul do Estado.

Vila se desenvolveu ao redor do Farol de Santa Marta e se tornou ponto turístico no Sul do Estado – Foto: Prefeitura de Laguna/NDVila se desenvolveu ao redor do Farol de Santa Marta e se tornou ponto turístico no Sul do Estado – Foto: Prefeitura de Laguna/ND

Um ponto de segurança para as embarcações que passam pelo local, o Farol é gerido pela Marinha do Brasil. Atualmente realiza medições meteorológicas diárias e encaminha para o centro de hidrografia da Marinha com sede no Rio de Janeiro.

São 142 degraus para subir os 29 metros em espiral por dentro do farol – Foto: Prefeitura de Laguna/NDSão 142 degraus para subir os 29 metros em espiral por dentro do farol – Foto: Prefeitura de Laguna/ND

“Além disso temos equipamentos de rádios para contato com os navios e embarcações na Região. Em caso de estarem em perigo e não ter sinal de celular para fazer contato, essa é a forma mais segura de contato”, conta o delegado da Capitania dos Portos de Laguna, James Batista.

Desde 1941, o Farol é acesso através de energia elétrica. Ele foi instalado no local como uma forma de guia para os marinheiros indicando a posição da Pedra do Campo Bom, em Jaguaruna, uma formação rochosa que, segundo informado no site da Prefeitura de Laguna, foi responsável por afundar o navio de Giuseppe Garibaldi em 1839 durante a Revolução Farroupilha.

Turismo e surf no local

Além disso, o Farol de Santa Marta foi o responsável por chamar a atenção dos turistas para as praias do Cardoso e do Farol.  Praias que atraem diversos turistas com as belezas naturais e, também, surfistas pelas boas ondas do local.

Apesar de não se poder visitar o Farol, diversas pessoas visitam as praias  e aquecem a economia da vila que possuí pousadas e restaurantes. Pescadores seguem, também, tirando o sustento nas praias do Farol da Santa Marta, na vila que foi fundada em 1909.

Características:

  •  Alcance geográfico (visível durante o dia com tempo limpo): 22 milhas náuticas ou 40,7 quilômetros
  • Alcance luminoso (à noite com tempo limpo): 46 milhas náuticas ou 85,1 quilômetros
  • Altura da torre: 29 metros – Altitude: 74 metros
  • Câmera de luz: formada por cerca de 300 cristais com 2,66 metros de diâmetro e 3 metros de altura. Lâmpada de 1000 watts – Característica: grupo de ocultação de três lampejos. No período de 30 segundos, fica 15 aceso; 5,5 apagado; 0,3 acesso; 3,4 apagado; 0,3 acesso e 5,5 apagado
  • Como chegar: O Farol está a 20 quilômetros do centro de Laguna, ao sul, passando pelo canal da Lagoa Santo Antônio, pela balsa e utilizar a SC-100.Fonte: Prefeitura de Laguna. 
+

Turismo