Aventura de Fusca: trio de amigos que percorrerá 18 países se despede de SC e visita RS

Raphael Prata, Adriano Medeiros e Lucian Antunes passaram por eventos de exposição de veículos e receberam dicas de viagem

A jornada de três amigos, que planejam ir de Florianópolis ao Alasca com um Fusca 1976, já começou a render frutos. Ao longo de um ano, Raphael Prata, Adriano Medeiros e Lucian Antunes devem visitar 18 países. O trio, que busca conhecer novas culturas e gastronomias, além de apreciar arte, música e a natureza, começou a aventura na última quarta-feira (1º) e passou por Urussanga, onde um dos integrantes se despediu de sua família.

Lucian, Raphael e Adriano no 16º Encontro Sul Americano de Fuscas – Divulgação/ND

Na cidade catarinense, o grupo foi entrevistado por rádios e TVs locais e ainda ganhou um presente: óleo de motor para o fusca que acompanhará os amigos naviagem, denominado Lya. Após acamparem por um dia, partiram para Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Leia também:

“Fomos carinhosamente recebidos pelo pessoal do Fuscaustral, pioneiros em expedições, que fizeram uma viagem muito legal há 10 anos”, escreveu Raphael, que tem 31 anos e é chef de cozinha. Durante a estadia em Caxias, teve churrasco, chopp e dicas de viagem, repassadas pelo outro grupo de aventureiros. “Tivemos uma noite de muita fartura, tanto de alimentação, hospedagem quanto de novos amigos”, relatou Raphael.

Ainda no estado gaúcho, os viajantes passaram por Novo Hamburgo, a convite do Clube do Fusca Novo Hamburgo. Eles expuseram o fusca no 16º Encontro Sul Americano de Fuscas e saborearam outro churrasco. No dia seguinte, foram à Fenac para outra exposição. “Fizemos grandes amizades com uruguaios e argentinos, que estão nos aguardando nas casas deles”, contou Raphael.

Lya é o nome do fusca utilizado na viagem – Divulgação/ND

O destaque do evento, no entanto, foi o fusca do grupo – tanto é que o veículo ganhou como carro destaque do evento, que contava com mais de 400 carros antigos. “Saímos de lá muito felizes com o carinho de todos que nos cercaram, além de termos conhecido o Nauro, que é nosso ídolo”, escreveu Raphael. Nauro Júnior, da Fuscamérica, é um dos pioneiros em expedições de fusca e já percorreu 17 países. O viajante, inclusive, convidou o trio para ficar em seu sítio durante o final de semana.

O destino seguinte foi Porto Alegre, onde os amigos pegaram o visto para os Estados Unidos e comemoraram o aniversário da avó de Adriano. “Foi linda a despedida”, contou Raphael. Nesta sexta-feira (10), o grupo parte para Pelotas, onde visitará o sítio de Nauro. Lá os amigos devem ouvir sobre as aventuras do viajante e receber dicas sobre a América Latina, as estradas que estão por vir e os lugares imperdíveis.

+

Turismo