Aventura de Fusca: trio de amigos visita Pepe Mujica em passagem pelo Uruguai

Viajantes iniciaram a jornada no dia 1º de maio; nesta segunda-feira (25), grupo parte rumo a outro país

O trio de amigos que deixou Florianópolis rumo ao Alasca, em um Fusca 1976, fez uma visita ao ex-presidente José Mujica, conhecido popularmente como Pepe Mujica, em passagem pelo Uruguai, segundo país dos 18 que pretendem visitar.

Encontro na chácara de Pepe Mujica – Raphael Yuri/Divulgação/ND

Os viajantes iniciaram a jornada no dia 1º de maio e nesta segunda-feira (25), se preparam para deixar o Uruguai, partindo de Colônia do Sacramento, um dos destinos turísticos mais importantes do país. A estimativa de Raphael Prata, Adriano Medeiros e Lucian Antunes é que o trajeto até o destino final leve um ano para ser percorrido.

Antes de Colônia do Sacramento, o grupo passou, ainda, pela capital Montevideo, onde um amigo os aguardava. Na cidade, os viajantes conheceram uma pessoa próxima ao ex-presidente, que lhes contou onde ele morava. Pepe Mujica, que no dia 20 de maio completou 84 anos, recebeu os amigos em sua casa após 20 minutos de espera.

“Estávamos em uma sala, ele fumava tabaco tranquilamente, e conversamos sobre a viagem. Ele perguntou se a Lya estava boa para pegar a estrada, se sabíamos um pouco de mecânica, e falou que brasileiros são malucos quando soube que estávamos indo até o Alasca. Depois falamos um pouco sobre política, é claro”, destaca Raphael. De acordo com os viajantes, Mujica foi atencioso e humilde durante a visita, que durou cerca de 30 minutos.

Raphael e Sdriano no Parlamento em Montevideo – Raphael Yuri/Divulgação/ND

O ex-presidente fez questão de conhecer a Lya, nome dado ao Fusca 1976 utilizado na viagem, e os amigos aproveitaram para registrar o momento. “Perguntei se queria dirigir e ele disse que já está velho para dirigir super máquinas”, brinca Raphael.

Os amigos descrevem o encontro como um bate-papo descontraído e acrescentam que a conversa e o modo de vida simples de Mujica, os fez refletir sobre a própria vida e o consumo consciente. A mulher de Mujica, Lucía Topolansky Saavedra, atual vice-presidente do Uruguai, também participou do encontro e cumprimentou o trio.

Além da visita especial ao ex-presidente, eles aproveitaram para conhecer alguns dos pontos turísticos mais famosos da cidade, como a Praça Independência, o Museu da Casa do Governo, o Parlamento e a “charmosa” cidade velha. O que mais chamou a atenção do trio na Capital uruguaia foi a arquitetura do século 19 e primeira metade do século 20. “Tudo é muito grande e imponente. A cidade é linda e vale muito a pena conhecer”, descreve  Raphael.

Praça Independência em Montevideo – Raphael Yuri/Divulgação/ND

Sobre a última parada em terras uruguaias, Raphael não poupou elogios e sugere Colônia do Sacramento como destino a casais que desejam um passeio romântico. “Que lugar incrível. A noite abrem vários bistrôs e lojinhas de artesanatos, tudo a luz de velas. A cidade é bem antiga, com ruínas do século 18 e tudo isso misturado com conforto e natureza.”

Despedindo-se do Uruguai rumo a novas aventuras, o grupo se diz “abençoado” após tantas descobertas. “De uma forma geral, podemos dizer que nossa viagem mal começou e já conseguimos a ‘bênção’ de tantas pessoas que, para nós, são importantes, que já estamos realizados. Temos certeza que muito mais nos aguarda ao longo do caminho”, finaliza Raphael.

Leia também:

+

Turismo