Balneário Camboriú se reinventa como ícone turístico no Estado

Grandes obras de reestruturação saíram do papel e ganharam as ruas da cidade e a praia

Praia central, primeiro cartão-postal da cidade, terá faixa de aleia alargada e balneabilidade completa – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/DivulgaçãoPraia central, primeiro cartão-postal da cidade, terá faixa de aleia alargada e balneabilidade completa – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

 Capital do turismo catarinense, Balneário Camboriú investe em reestruturação para alcançar novo patamar no turismo brasileiro e internacional. Obras desejadas e planejadas há décadas saíram do papel e transformam a cidade, a começar pela Praia Central, primeiro cartão-postal do município, que recebe uma das maiores obras de infraestrutura sendo tocadas hoje no Brasil: a recuperação da faixa de areia da praia. 

Obra de proteção costeira que irá aumentar a faixa de areia da praia dos atuais 25 metros de largura, em média, para 70 metros, deverá estar terminada até o começo de novembro deste ano, renovando o cenário da praia mais badalada do sul do país. 

“Esta é uma obra desejada há décadas em Balneário Camboriú e vem num momento de reestruturação da cidade, o momento em que a cidade se prepara para quando vier a retomada da economia. É uma obra de proteção ambiental que vai permitir, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes. Espaços ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia, paisagismo diferenciado, enfim, equipamentos que, no projeto de reurbanização que está sendo feito, vão transformar e renovar a Praia Central, o primeiro cartão-postal de Balneário Camboriú”, considera o prefeito Fabrício Oliveira. 

Esta é uma das maiores obras de preenchimento de praia já feitas na América Latina e tudo nela é superlativo. Toda a tubulação que vai ser utilizada para trazer a areia nova à praia já foi soldada e posicionada para a chegada da draga Galileo Galilei, já a caminho e com previsão de chegada até o final deste mês. 

Areia nova na praia

Roda gigante e teleférico são outras atrações do município, que se destaca no turismo catarinense – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/DivulgaçãoRoda gigante e teleférico são outras atrações do município, que se destaca no turismo catarinense – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

 A draga tem capacidade para 18 mil metros cúbicos por viagem, chegará à jazida de areia que fica a 15 km da costa e começará o processo de preenchimento da praia. 

Na orla, homens e máquinas farão o trabalho de espalhar a areia nova, que, no primeiro momento será escura, mas a medida que vai secando ficará branca, com granulatura semelhante a areia original da praia. O preenchimento começa na altura da Rua 3300, e será feito primeiramente em direção à Barra Sul. Quando completar este lado, toda tubulação utilizada na praia será removida e começará o preenchimento em direção ao Pontal Norte. 

“É uma obra grandiosa e que ficará pronta antes da temporada. O resultado, estejam certos, será compensador, principalmente depois da reurbanização”, explica o prefeito. 

Outras obras e atrações 

Praia central, primeiro cartão-postal da cidade, terá faixa de aleia alargada e balneabilidade completa – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/DivulgaçãoPraia central, primeiro cartão-postal da cidade, terá faixa de aleia alargada e balneabilidade completa – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

Desde o início do governo do prefeito Fabrício Oliveira, em 2017, a reestruturação da cidade vem sendo feita nos mais diversos setores. No campo ambiental e de saneamento, a meta de levar rede de esgoto a 100% da cidade está quase lá, com mais de 98% concluídos, restando completar a rede apenas nas praias de Estaleiro e Estaleirinho, obra já iniciada e com prazo de 18 meses para ficar pronta. 

O resultado disto é a recuperação de cursos d’água como o Rio Marambaia, um verdadeiro esgoto a céu aberto há décadas e que está agora recuperado graças aos esforços de saneamento e fiscalização feitos pela atual administração. 

Uma das obras que revitalizaram o Rio Marambaia ordenando a sua desembocadura, o molhe do Pontal Norte, além de obra ambiental, tornou-se um novo ponto turístico da cidade, que somado a FG BigWheel, a enorme roda gigante montada pela iniciativa privada ao lado do molhe, trouxe a esta região da cidade, até então esquecida, destaque como ponto turístico privilegiado. 

Outro ponto que destaca Balneário Camboriú neste novo momento é a completa balneabilidade da Praia Central em toda a sua extensão, conquista adquirida graças à fiscalização feita pelo programa Se Liga na Rede, que verificou ligações clandestinas de esgoto por toda a cidade, lacrando muitos e orientando a readequação de outros. Mais de 60 mil ligações foram vistoriados desde 2017. 

Investimentos importantes também foram feitos no abastecimento de água, levando água encanada às praias agrestes – Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho – obra aguardada desde sempre pelos moradores destes locais que, somados a ampliação da rede de esgoto premiaram com o selo internacional Bandeira Azul, as praias de Estaleiro e Estaleirinho, criando a possibilidade de um novo tipo de turismo, o turismo ambiental, na região sul da cidade.

+

Especial ND 15+15

Loading...