Camping: 5 destinos bem avaliados para acampar em Santa Catarina

O outono pode ser uma ótima estação do ano para para prática de camping, por conta da baixa temperatura, menos possibilidade de chuva e de insetos também; confira os locais para campistas

Acampar pode ser uma boa opção, se você é adepto de três coisas: gosta de viajar economizando recursos, procura por roteiros que favoreçam o contato com a natureza e não faça questão de dormir na cama. Existem campings muito bem equipados para oferecer conforto e infraestrutura aos campistas.

Camping Parador Tropical, em Bombinhas – Foto: Mundo de Quintal/DivulgaçãoCamping Parador Tropical, em Bombinhas – Foto: Mundo de Quintal/Divulgação

Portanto, se você gosta de acampar e não tem ainda todos os equipamentos de sobrevivência para locais afastados, conheça cinco opções de campings bem avaliados e equipados em Santa Catarina. Separamos opções em diferentes regiões do Estado: algumas em localidades mais rurais; outras mais urbanas.

Dependendo do local que você escolher, o outono pode ser uma ótima estação do ano para acampar, o motivo? Menos quente, menor possibilidade de chuva e de insetos também.

1. Parador Tropical, em Bombinhas

Localização: Rua Landim, 147 – Praia de Mariscal.

Horário de funcionamento: todos os dias, 24 horas.

Camping Parador Tropical, em Bombinhas – Foto: Mundo de Quintal/DivulgaçãoCamping Parador Tropical, em Bombinhas – Foto: Mundo de Quintal/Divulgação

Estrutura: o camping é um espaço arborizado, com plataformas definidas para as barracas. No total, são 83 plataformas divididas em dois espaços, 47 delas são exclusivas para barracas e as outras 36 destinadas também a motorhomes e trailers. Ambos os espaços contam com uma área social com churrasqueiras, mesas e pias.

Não há no local geladeira e fogão. Os banheiros femininos e masculinos possuem duchas quentes. Como atrativos, os dois espaços para camping possuem jogos como sinuca, ping pong e pebolim, além de playground para crianças. No segundo espaço com as 36 plataformas há também uma quadra de vôlei e futebol de areia e uma sala de TV compartilhada.

Atrativos próximos: o camping fica a menos de 200 metros da Praia de Canto Grande, em Mariscal. Em um raio de dez quilômetros ficam as Praias de Bombinhas, Bombas e Sepultura.

2. Camping Sítio Pousada, em Chapecó

Localização: Linha Boa Vista, s/n. O acesso ao camping se dá tanto pela Estrada Faxinal dos Rosas quanto pela SC-283. Há placas indicativas no caminho.

Horário de funcionamento: a partir de abril, o camping abre uma vez ao mês, com data divulgada pelas redes sociais. De setembro a março, o espaço abre todos os dias, das 8h às 20 horas.

Foto: Camping Sitio Pousada/DivulgaçãoFoto: Camping Sitio Pousada/Divulgação

Estrutura: o camping comporta em torno de 100 barracas em um terreno plano com grama e em trecho embaixo de árvores. O espaço possui quatro banheiros femininos e quatro masculinos, com duchas de água fria. Há no local uma cozinha coletiva e mais de 50 churrasqueiras individuais com bancos.

Por lá, você também encontra piscinas, lago e um mini campo de futebol. Há também rede de wifi disponível. Além da área de camping, o estabelecimento oferece duas casas e duas cabanas simples. Nelas, há banheiro privativo com chuveiro quente, cama, fogão a gás e geladeira.

Atrativos próximos: pelas proximidades é possível encontrar plantação de uvas, gruta e um horto medicinal. O Camping Sítio Pousada fica a cerca de 14 quilômetros da Arena Condá, estádio da Chapecoense. Pela região, você ainda pode conhecer o Ecoparque de Chapecó, a Catedral Santo Antônio e o Museu Antônio Selistre de Campos.

3. Pousada & Camping Nativos dos Canyons, em Praia Grande

Localização: Estrada Geral, s/n – Comunidade de Vila Rosa. O espaço fica ao lado do salão comunitário, a quatro quilômetros do Centro de Praia Grande, aos pés do Parque Nacional da Serra Geral.

Foto: Pousada & Camping Nativos dos Canyons/DivulgaçãoFoto: Pousada & Camping Nativos dos Canyons/Divulgação

Estrutura: o espaço conta com área verde para camping e alguns quiosques de cobertura de barraca e deck de madeira, com tomada e lâmpada. Para o preparo das refeições há uma cozinha coletiva com geladeira, fogão à gás e à lenha, churrasqueira, micro-ondas, utensílios e eletrodomésticos. Os banheiros femininos e masculinos contam com ducha fria e quente, aquecida a gás.

Como atrativos, o camping possui piscina adulto e infantil, redário e um mirante com vista para os cânions de Praia Grande de Malacara, Molha Coco e Índios Coroados. O estabelecimento é parceiro de guias credenciados que fazem passeios pelos parques nacionais Aparados da Serra e da Serra Geral. Com eles, é possível agendar cavalgadas, trilhas e passeios de quadriciclo. O camping também possui voo de balão.

Atrativos próximos: na cidade de Praia Grande é possível fazer diferentes trilhas com guias credenciados pelo ICMBio pelos parques nacionais e acessar os pés dos cânions. Você também pode praticar esportes como rapel.

4. Imperial Green, em Santo Amaro da Imperatriz

Localização: Rua Nossa Senhora Rosa Mística, s/n – Vargem do Braço. O acesso é pela BR-282. É possível chegar até lá de carro, bicicleta ou ônibus, nas proximidades.

Horário de funcionamento: todos os dias da semana, das 8h às 18 horas.

Foto: Imperial Green/DivulgaçãoFoto: Imperial Green/Divulgação

Estrutura: a capacidade de barracas no camping é em torno de 100, que podem ser montadas em áreas planas ou elevadas, de gramado ou chão de terra. Os banheiros separados para mulheres e homens possuem ducha de água quente. A cozinha coletiva tem à disposição geladeira, fogão e utensílios domésticos. O espaço também conta com churrasqueiras e fogão à lenha. Há rede Wifi no local.

Como atrativos, no Imperial Green passa um riacho que forma uma piscina natural dentro da propriedade. Além disso, conta com uma trilha de acesso à cachoeira. O espaço é bem arborizado e possui algumas áreas de lazer em pleno contato com a natureza. As crianças também podem aproveitar o parque infantil.

Atrativos próximos: a seis quilômetros de distância, você pode fazer a trilha que dá acesso à cachoeira do Rio Vermelho. Mais perto ainda, a quatro quilômetros, você chega a um parque de águas termais, famosas em Santo Amaro da Imperatriz. Para os aventureiros também é possível praticar rafting na região.

5. Espaço Maeporã, em Palhoça

Localização: Rua Manoel Alfredo dos Santos, nº 140 – Guarda do Embaú. O espaço fica próximo ao portal de entrada da Guarda do Embaú. É possível acessá-lo de carro, ônibus ou bicicleta.

Horário de funcionamento: todos os dias da semana, das 8h às 22 horas.

Camping Espaço Maeporã, em Palhoça, na Guarda do Embaú – Foto: Rotas Nativas/DivulgaçãoCamping Espaço Maeporã, em Palhoça, na Guarda do Embaú – Foto: Rotas Nativas/Divulgação

Estrutura: o espaço comporta 40 barracas de camping em duas opções de área: uma coberta com telhado e outra embaixo das árvores. O terreno das barracas é de área e ao redor de grama. Os banheiros são separados para homens e mulheres e possuem ducha quente 24 horas, além de espelhos.

A cozinha coletiva conta com dois fogões, duas geladeiras, micro-ondas e utensílios domésticos. Em frente à cozinha fica um deck com sofá, redes, mesas e cadeiras. O espaço também oferece Wifi e tem estacionamento interno.

O camping ainda conta com quatro churrasqueiras, com mesas, cadeiras e bancos. Há também um redário coberto, slackline e área de fogueira. O espaço é todo pensado para oferecer comodidade aos visitantes tanto em dias de sol quanto de chuva.

Atrativos próximos: o camping fica próximo ao Centrinho da Guarda do Embaú. Por lá, você encontra bares, restaurantes e lojas. Também é possível fazer trilhas que levam à Pedra do Urubu, ao Costão, às piscinas naturais da Prainha e ao Vale da Utopia. Se quiser andar de caiaque ou praticar stand up paddle, há aluguel de equipamentos nas praias.

Explore mais conteúdos da cidade