Rota de Férias

Blog prático para viajantes! Roteiros de viagens e dicas de passeios no Brasil e no mundo, de acordo com o número de dias de estadia e com indicação de especialistas em turismo.


Categorias de hotéis: entenda a classificação por estrelas

Duas, três, cinco estrelas… As categorias de hotéis, que em geral remetem a status, estão entre as armas de marketing mais poderosas que esses estabelecimentos usam para atrair viajantes. Mas é fato, porém, que muita gente não sabe o que significa essa constelação toda e como escolher onde ficar a partir daí.

Outra dúvida comum é identificar os tipos de hospedagens que existem. Em quase todas as partes do mundo não há apenas hotéis, mas também resorts, pousadas, flats… E cada um tem suas particularidades.

LEIA MAIS: TURISMO EM ISRAEL: GASTRONOMIA, ESPORTE, CULTURA E RELIGIÃO
CONHEÇA GARMISCH-PARTENKIRCHEN, JOIA DOS ALPES ALEMÃES

De acordo com o Ministério do Turismo, as métricas adotadas para atribuir serviços oferecidos a cada estrela concedida aos estabelecimentos devem seguir o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem – 0 SBClass. Já a definição do tipo de hospedagem parte de uma avaliação do Inmetro.

Estrelas nas categorias de hotéis

No Brasil, estabelecimentos como hotéis e pousadas podem receber de uma a cinco estrelas. Os resorts, por sua vez, têm que partir de, no mínimo, quatro estrelas, enquanto os flats devem ter pelo menos três. Serviços de recepção, troca de cama e aparelhos eletrônicos são algumas das exigências comuns a todos eles.

Reserva de hotéis no Booking. Confira aqui as melhores opções no Brasil e no mundo.

Já os hostels, ou albergues, tendem a ser mais simples. Em alguns casos, podem até dispensar alguns serviços, como a troca de cama.

1 estrela

Na categoria de hotéis com uma estrela, café da manhã, troca de roupa de cama em dias alternados e estacionamento são tarefas obrigatórias para pousadas e hotéis – incluindo na modalidade fazenda. Outro requisito é ter a recepção aberta por, no mínimo, 12h e acessível por telefone 24h.

Diferentemente da pousada, o hotel uma estrela deve oferecer aos clientes banheiro privativo e serviço de guarda-valores (como um cofre). Outra diferença entre os tipos de hospedagem é que o quarto de hotel deve ter metragem mínima de nove metros quadrados, enquanto as acomodações das pousadas não têm que cumprir essa obrigação.

Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos.

Nos hotéis-fazenda, restaurantes e área de estacionamento são requisitos exigidos até para os estabelecimentos com uma estrela. Além disso, é necessário oferecer aos clientes instalação para criação de animais e culturas diversas – pomares, hortas e flores.

2 estrelas

Algumas comodidades a mais são oferecidas aos clientes desta categoria de hotéis. É necessário, por exemplo, aceitar cartões de débito e crédito como forma de pagamento. No caso do hotel, uma sala de estar com televisão deve ficar à disposição dos hóspedes.

Outra particularidade é o tamanho do quarto de hotel, que deve ter no mínimo 11 metros quadrados. Na modalidade-fazenda, o estabelecimento deve oferecer serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

3 estrelas

A partir dessa classificação de categorias de hotéis, os estabelecimentos devem oferecer serviço de troca de roupa de banho diariamente, além dos benefícios obrigatórios de quem tem uma ou duas estrelas. Ambos os estabelecimentos, incluindo o hotel-fazenda, precisam ter quartos climatizados com ar-condicionado.

Detalhes como refrigerador e televisão para cada quarto são algumas exigências desta categoria de hotéis. A pousada e o hotel-fazenda precisam oferecer berço às famílias acompanhas de crianças e, no caso do último estabelecimento, facilidades como cadeiras mais altas em restaurantes e aquecimento para mamadeiras.

Para os flats três estrelas, algumas das exigências são quartos com banheiro, frigobar e ar-condicionado, além de recepção 24h e troca de roupas de banho diária. O local também deve oferecer acesso à internet ao menos nas áreas sociais.

Vai viajar de avião? Pesquise aqui as melhores opções de passagens aéreas.

4 estrelas

Os resorts começam a ser classificados a partir de quatro estrelas. A definição desse tipo de estabelecimento, segundo o Ministério da Cultural, é a de um hotel com infraestrutura de lazer e entretenimentos, com serviços como recreação, estética e atividades físicas. Sempre com muito verde em volta e a característica de um destino em si, e não apenas uma base de hospedagem.

A lista de exigências é longa, mas os principais requisitos aos resorts quatro estrelas incluem: colchões com dimensões superiores às tradicionais, trocas de roupas de cama e banho diariamente e serviço de comidas e bebidas no quarto. No local, deve haver pelo menos dois tipos diferentes de piscinas e saunas.

Para os hotéis, a classificação de quatro estrelas requer serviços de quartos e acomodações maiores (15 m²), bem como estacionamento com manobrista.

Seguro viagem prático e eficiente – Ganhe 5% de desconto ao usar o cupom ROTADEFERIAS5 na caixa “Cupom de desconto” da Seguros Promo.

As pousadas contam com exigências similares e ainda devem apresentar instalações para recreação infantil.

O flat classificado com quatro estrelas, por sua vez, tem de  incluir no rol ofertas aos clientes espaços como salas de ginástica e musculação, com equipamentos. Além disso, os hóspedes devem encontrar quartos e banheiros maiores.

5 estrelas

Cincos estrelas é a classificação máxima entre as categorias de hotéis brasileiros estabelecidas pelo Ministério do Turismo. Entre hotel convencional, fazenda, pousada e resort, as diferenças se concentram em comodidades – roupões, serviços de quarto 24h e outros tratamentos personalizados.

Hotéis e resorts cinco estrelas precisam oferecer serviço de concierge aos hóspedes. Trata-se de um atendimento individualizado, que vai desde indicar roteiros de acordo com o gosto do cliente até a reserva e traslado a um restaurante específico. Além disso, televisões e canais por assinatura devem equipar 100% dos quartos.

Acomodações maiores e com serviços diferenciados são características na categoria cinco estrelas. Ambiente de acesso comum dos hóspedes também ganham mais acesso, como sala de jogos e três tipos de piscinas. Também pode haver spas, restaurantes estrelados e outros ambientes sofisticados.

Clique neste link para comprar chip viagem internacional. Use o cupom rotadeferias na Viaje Conectado para ganhar até 10% de desconto e acessar a internet do mundo inteiro.

Consumidores x categorias de hotéis

O governo brasileiro conta com um Cadastro Oficial dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Uma das orientações do Procon aos hóspedes é certificar-se de que o estabelecimento escolhido seja registrado no órgão. As unidades hoteleiras que fazem parte dele devem seguir as exigências do Ministério do Turismo.

O Rota de Férias entrou em contato com o Cadastur para saber o que os hóspedes podem fazer caso identifiquem algum item faltante no hotel em relação à categoria. Por meio de nota, o órgão respondeu que “o cliente pode reclamar os seus direitos junto ao meio de hospedagem, bem como aos órgãos de defesa do consumidor caso verifique a ausência de algum item exigido na matriz para classificá-lo conforme a classificação que informou ter”.

COMO NÓS VIAJAMOS

Na hora de planejar a viagem, não deixe de checar todos os detalhes antes mesmo de fazer as malas. Aqui, você encontra as dicas da nossa equipe para comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e pesquisar categorias de hotéis e reservá-los, bem como passeios, transfers e ingressos para eventos, com mais comodidade.

Lembre-se que uma viagem para o exterior requer cuidados extras. Ficar de olho nas dicas de viajantes experientes a respeito de seguro viagem e chip de viagem internacional, por exemplo, é fundamental para melhorar a experiência fora do país.

Reserva de hotéis

O Rota de Férias trabalha com o programa de afiliados do Booking.com para a reserva de todas as categorias de hotéis. Isso porque, por meio dele, dá para fazer reservas antecipadas de hospedagem nos hotéis, resorts, pousadas e outros tipos de acomodação sugeridos pelo site. Há boas opções, no Brasil e no mundo, com política adequada de cancelamento e todas as informações que você precisa

Clique aqui para fazer suas buscas e reservas de hotéis.

Aluguel de carro

Na hora de alugar um carro no Brasil ou no exterior, vale a pena fazer a reserva com a Rentcars.com. O site faz uma pesquisa com as melhores locadoras do mercado, de acordo com o período da viagem e o modelo que você deseja alugar. Assim, é possível ganhar tempo na hora de planejar a viagem e garantir os melhores preços.

Clique aqui para pesquisar e alugar um carro.

Tours, ingressos e transporte

Com a Easy Travel Shop, você pode fazer reservas de tours e transfers, bem como garantir ingressos para pontos turísticos e grandes eventos no Brasil e no mundo. Ao navegar no Rota de Férias, você encontrará diversos posts com links com sugestões devidamente selecionadas pela redação de acordo com a relevância para o leitor. Basta fazer como nossa equipe: clicar, fazer a reserva e se divertir.

Clique aqui para fazer reservas de tours, ingressos e transfers.