Centro de Eventos de BC é renomeado em homenagem a empresário catarinense

Projeto foi votado pela Alesc e aprovado por unanimidade; concessão do Centro de Eventos está travada por decisão do TCE

O novo nome do Centro de Eventos de Balneário Camboriú é uma homenagem ao empresário Júlio Tedesco, idealizador do Parque Unipraias, Marina Tedesco e grande nome do turismo brasileiro.

A alteração de nome foi publicada no Diário Oficial de Santa Catarina nesta quarta-feira (22). A proposta foi votada pela Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) no dia 31 de agosto, e aprovada por unanimidade.

Centro de Eventos de Balneário Camboriú é renomeado em homenagem a Júlio Tedesco – Foto: Peterson Paul/Secom SCCentro de Eventos de Balneário Camboriú é renomeado em homenagem a Júlio Tedesco – Foto: Peterson Paul/Secom SC

Concessão

A concessão do Centro de Eventos foi travada pelo TCE em agosto, pois o órgão considerou que uma das empresas que compõem o consórcio ganhador da licitação não possui qualificação suficiente para a gestão da estrutura.

Em reunião com o TCE, a prefeitura de Balneário Camboriú inclusive manifestou o desejo de pedir ao governo do Estado a municipalização da gestão do Centro de Eventos.

Entenda todo o caso.

Quem foi Júlio Tedesco

Júlio Tedesco faleceu em fevereiro deste ano vítima da Covid-19. Entre os empreendimentos idealizados por ele, estão o Rancho do Baturité – que marcou gerações de catarinenses – e o Bondindinho, que até hoje faz passeios turísticos na cidade, mas que não pertence mais à família.

Idealizador da Marina Tedesco, Júlio assumiu os negócios do pai, Normando Tedesco, na década de 1970 – Foto: Fernando BondIdealizador da Marina Tedesco, Júlio assumiu os negócios do pai, Normando Tedesco, na década de 1970 – Foto: Fernando Bond

O Parque Unipraias começou a se tornar realidade em 1995, resultado de uma parceria dos Tedesco com os Bogo, família joinvilense. O teleférico, de peças italianas e o cabo vindo da Suíça, foi inaugurado em 1999.

Já a Marina Tedesco foi inaugurada em 2006, depois de dois anos de trâmite para conseguir as licenças e mais dois de construção. Foi Tedesco também que ganhou a primeira licitação pública de águas do país, para aquele que é considerado o melhor atracadouro privado do Brasil.

Tedesco recebeu incontáveis homenagens e títulos, dentre eles, dois Troféus Beto Carrero Excelência no Turismo, concedidos pelo Governo do Estado, por sua contribuição para o setor turístico catarinense.

Em 2020, o nome de Júlio Tedesco foi aprovado para receber a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, a principal homenagem da indústria catarinense, concedida pela Fiesc.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Turismo

Loading...