Cervejarias não se interessam por licitação da Oktoberfest de Blumenau

Abertura do processo que vai escolher a nova cerveja oficial da festa estava marcada para esta quarta-feira (15), mas prefeitura não recebeu propostas

A prefeitura de Blumenau não recebeu nenhuma proposta de cervejarias interessadas em serem a marca oficial da Oktoberfest nas próximas seis edições. A abertura dos envelopes com as propostas estava marcada para a manhã desta quarta-feira (15).

Oktoberfest não teve empresas interessadas em serem a nova cervejaria oficial da festa  – Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação/NDOktoberfest não teve empresas interessadas em serem a nova cervejaria oficial da festa  – Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação/ND

No final da manhã a Secretaria de Turismo e Lazer informou que o edital vai passar por ajustes e será republicado, mas não informou quando isso vai ocorrer. A expectativa é de que o novo texto seja divulgado nos próximos dias.

“Entendemos o resultado como um importante balizador para estudos e alterações que faremos no edital. Os impactos da pandemia de Covid-19 continuam sendo sentidos pelo mercado cervejeiro e compreendemos que é um grande investimento”, afirma o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

Alto investimento

A prefeitura não chegou a confirmar os motivos que desinteressaram as cervejarias, mas o alto investimento na festa pode ser entendido como uma das questões. A proposta mínima prevista no edital é de R$ 15,3 milhões, mas, além do investimento na própria festa, mas outros pontos do edital foram questionados pelas empresas.

À reportagem da NDTV Blumenau, o diretor-financeiro do Parque Vila Germânica, Guilherme Benno Guenther, afirmou que um dos problemas mencionados pelas empresas foi, justamente, a construção do boulevard no Parque Vila Germânica e do Museu da Oktoberfest, que são contrapartidas previstas no edital.

Segundo a prefeitura, a Ambev chegou a apresentar um pedido de impugnação e esclarecimentos sobre a licitação, levantando questionamentos sobre o edital. Mesmo assim, o município optou por manter o prazo de abertura das propostas.

Oktober e Sommer no pacote

Conforme o texto original do edital, além da Oktoberfest, a nova cervejaria oficial também vai responder pela Sommerfest. A empresa poderá explorar comercialmente a Oktoberfest durante seis edições, entre 2022 e 2027, e sete edições da Sommerfest, entre 2022 e 2028, além da comercialização de cervejas, chopes, licores, drinks prontos, refrigerantes, sucos, água mineral e souvenires.

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