Cidades de SC são destinos turísticos sustentáveis em ranking internacional; saiba quais

Conforme a Green Destinations, Santa Catarina possui quatro das oito cidades brasileiras que promovem ações culturais voltadas para a sustentabilidade de seus municípios

Das oito cidades brasileiras rankeadas como destinos turísticos sustentáveis pela Green Destinations, quatro pertencem à Santa Catarina. A fundação, com sede na Holanda, incluiu os municípios de Forquilhinha, Bombinhas, Itá e Orleans na lista, que conta com 100 rotas mundiais.

Um cartão-postal de Itá: as torres da antiga igreja que foi submersa para a criação da usina hidrelétrica – Foto: Divulgação/NDUm cartão-postal de Itá: as torres da antiga igreja que foi submersa para a criação da usina hidrelétrica – Foto: Divulgação/ND

O ranking está em sua 7° edição, e busca destacar destinos que apresentem histórias inovadoras e eficazes que se entrelacem com o turismo sustentável e com as boas práticas de gestões locais como exemplos que inspiram.

“Santa Catarina busca em sua totalidade a prática do turismo sustentável em todas as nossas regiões. É com orgulho que recebemos esses certificados, que representam 50% dos destaques do país”, destacou o presidente da SANTUR, Renê Menezes.

Ele ainda reforçou que “agora é trabalhar para fazer chegar em outros municípios catarinense, pois, certamente, temos como ampliar essas certificações no próximo ano”. Para receber o certificado, o município de Bombinhas, por exemplo, idealizou um curso de formação sobre a cidade.

Destinado para a comunidade e empresas, com foco em receber melhor os turistas e os visitantes ao município, o curso é dividido em tópicos, como hospitalidade, sustentabilidade, história e cultura. Aberto ao público desde 2o13, ficou conhecido como “Descobrindo Bombinhas”.

Turismólogos realizam tours guiados pela cidade, abrangendo assim as especificidades de cada lição. Já em Forquilinha, a divulgação de que moradores e funcionários públicos do município realizam de forma voluntária a limpeza da cidade, ganhou destaque estadual.

Em Bombinhas, a praia do Mariscal possui águas geladas e esverdeadas, com ondas agressivas, por ser localizada em mar aberto – Foto: Heitor Pergher/Divulgação/NDEm Bombinhas, a praia do Mariscal possui águas geladas e esverdeadas, com ondas agressivas, por ser localizada em mar aberto – Foto: Heitor Pergher/Divulgação/ND

A ação foi tomada em parceria com trabalhadores da Secretaria de Infraestrutura, que identificaram os locais que necessitavam com maior urgência de limpeza. Assim, durante a semana, a área central da cidade, e outros locais, eram limpos.

Após repercussão do caso, os mutirões chegaram a contar com a ajuda de até 80 pessoas. Em Orleans, foi criado o Movimento Orleans Viva – Guardiões da Montanha, com o objetivo de apoiar o ecoturismo, o turismo rural e a agricultura familiar sustentável da cidade.

Parque Ecológico São Francisco de Assis é uma das principais atrações turísticas de Forquilinha – Foto: Prefeitura Municipal de Forquilinha/Divulgação/NDParque Ecológico São Francisco de Assis é uma das principais atrações turísticas de Forquilinha – Foto: Prefeitura Municipal de Forquilinha/Divulgação/ND

A preocupação nasceu com a possibilidade de retorno da mineração de carvão no município. Através de ações educativas ambientais, que valorizam as belezas cênicas da cidade e incentivam o ecoturismo, a cidade recebeu o selo.

Orleans, no Sul de Santa Catarina – Foto: PMO/Divulgação/NDOrleans, no Sul de Santa Catarina – Foto: PMO/Divulgação/ND

Já em Itá, com o objetivo de resgatar e fortalecer a cultura e a tradição dos jangadeiros, o município realiza ações na sociedade que mantém viva essas tradições. O Museu do Balseiro e as reuniões anuais que acontecem com jangadeiros e familiares servem como exemplo disso.

Na cidade também há um restaurante chamado Flösen Haus, que tem pratos típicos preparados em jangadas, como nos tempos dos balseiros.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Turismo

Loading...