Com desenvolvimento econômico, vocação e belezas naturais, Gaspar se destaca no turismo

Além da famosa Rota das Águas, o município oferece atrações gastronômicas, atividades como pesque e pagues, truticultura, cervejaria artesanal, opções de aventura e esportes radicais

Com uma população estimada em 2020 em 70.793 pessoas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), localizada em Santa Catarina, no médio Vale do Itajaí e na região turística do Vale Europeu, qualidade de vida, belezas naturais e constante crescimento econômico, Gaspar se destaca hoje nacional e internacionalmente pelo seu desenvolvimento e potencial turístico.

O município tem a maior concentração de parques aquáticos do Estado, no roteiro turístico conhecido como Rota das Águas, além da bucólica e encantadora Vila D´Itália.

Rota Vila D’Itália é aposta de turismo em Gaspar – Foto: Guilherme SpenglerRota Vila D’Itália é aposta de turismo em Gaspar – Foto: Guilherme Spengler

Entre as atividades de entretenimento e atrações do município durante todo o ano estão oito parques aquáticos e recantos naturais, pesque e pagues, truticultura, cervejaria artesanal, opções de turismo de aventura com passeios off road, além de espaços para a prática de esportes como motocross, jeepcross, parapente e aeromodelismo, parapente, montain bike (dowhill), wakeboard, canoagem e tiro esportivo. Recentemente, a Rota da Linguiça também passou a fazer parte destes roteiros.

Recantos naturais, como a Cascata Carolina fazem parte do roteiro  – Foto: Guilherme SpenglerRecantos naturais, como a Cascata Carolina fazem parte do roteiro  – Foto: Guilherme Spengler

Em 2020, apesar dos impactos econômicos da pandemia de Covid-19, Gaspar foi a terceira cidade que mais arrecadou ISS no setor Turístico no Vale Europeu, aponta o diretor de Turismo do município, Cristiano Baifus. “Isso mostra que estamos no caminho certo. Em quatro anos de atuação, desde que a Diretoria de Turismo foi criada, realizamos várias ações com foco na estruturação turística da cidade e outras inciativas estão em andamento, como a retomada do Conselho Municipal de Turismo, a ampliação do número de empresas no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) e a redefinição de rotas turísticas a serem prioritariamente promovidas”, explica o diretor.

O município conta com oito parques aquáticos - Parque Aquático Cascanéia - Belchior Alto
1 2

O município conta com oito parques aquáticos - Parque Aquático Cascanéia - Belchior Alto

O município conta com oito parques aquáticos - Cascata Carolina - Foto Guilherme Spengler
2 2

O município conta com oito parques aquáticos - Cascata Carolina - Foto Guilherme Spengler

O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, destaca que há muito tempo Gaspar é conhecida como rota dos parques aquáticos e atividades turísticas de diversos segmentos. “Nosso município tem uma gastronomia rica e uma natureza   exuberante, que nos permite desenvolver várias modalidades de atrações turísticas e esportes radicais. Temos uma diversidade de parques, que recebem anualmente mais de 300 mil visitantes, de outubro a abril, mas durante todo o ano os turistas podem curtir a cidade com diversas atrações.  Para fortalecer o segmento, estamos implantando também dois novo equipamentos que poderão ser aproveitados pelos moradores como áreas de lazer e ainda fomentar o setor. Parque Náutico deve oportunizar a vinda de eventos do segmento, já que é às margens do rio. E o Mirante que deve ser palco de eventos culturais”, afirma.

Gaspar tem ainda uma das maiores feiras de aeromodelismo do mundo e o maior evento do gênero na América Latina, a Fesbraer (Festival Brasileiro de Aeromodelismo), que ocorre no mês de maio. “Neste ano a feira, assim como todos os nossos eventos, foram cancelados em virtude da pandemia, mas acreditamos em um calendário de eventos completo em 2022. Claro, sempre observando o desenrolar da situação referente à Covid-19”, explica o diretor de Turismo da cidade.

Fesbraer é uma das maiores feiras de aeromodelismo do mundo e o maior evento do gênero na América Latina – Foto: Prefeitura de Gaspar/Fesbraer 2020Fesbraer é uma das maiores feiras de aeromodelismo do mundo e o maior evento do gênero na América Latina – Foto: Prefeitura de Gaspar/Fesbraer 2020

Gastronomia e produtos artesanais

A culinária diversificada, fruto da mistura entre a germânica, italiana e açoriana, influencia os produtos artesanais do município como imbuídos, doces, e cachaças premiadas nacionalmente.

Também é possível saborear a gastronomia da charmosa Rota Vila D’Italia, onde é possível degustar pratos únicos em contato com a natureza.

É possível saborear pratos únicos na Rota Vila D’Italia – Foto: Prefeitura de Gaspar/Restaurante Engenho do NonoÉ possível saborear pratos únicos na Rota Vila D’Italia – Foto: Prefeitura de Gaspar/Restaurante Engenho do Nono

Gaspar conta ainda com uma rede de hotelaria e pousadas que aliam sofisticação, conforto e tranquilidade, e que tem como referência o Fazzenda Park Hotel considerado o melhor hotel-fazenda do Brasil e o Ecoar Resort.

A Fazzenda Park Hotel é considerada o melhor hotel-fazenda do Brasil – Foto: Guilherme SpenglerA Fazzenda Park Hotel é considerada o melhor hotel-fazenda do Brasil – Foto: Guilherme Spengler

“Somos uma cidade que produz e considerada a capital da moda infantil, hoje trabalhamos para fortalecer esse turismo e pensamos em um corredor da moda infantil. Temos ainda o ciclo-turismo, que vem naturalmente criando volume, mas a criação de rotas organizadas com conforto e segurança para os ciclistas é nosso objetivo”, destaca Cristiano Baifus.

Planos para o futuro

De acordo com o diretor Baifus, “não é possível falar de futuro no que diz respeito ao turismo sem olhar para o rio, desta forma, a criação do parque náutico e o mirante do marco zero são portas de entrada para esse olhar diferenciado”, enfatiza.

Obra Parque Náutico - Prefeitura de Gaspar
1 5

Obra Parque Náutico - Prefeitura de Gaspar

Obra Parque Náutico - Prefeitura de Gaspar
2 5

Obra Parque Náutico - Prefeitura de Gaspar

Obra Parque Náutico - Prefeitura de Gaspar
3 5

Obra Parque Náutico - Prefeitura de Gaspar

Obra Parque Náutico - Prefeitura de Gaspar
4 5

Obra Parque Náutico - Prefeitura de Gaspar

Obra Parque Náutico - Prefeitura de Gaspar
5 5

Obra Parque Náutico - Prefeitura de Gaspar

O Mirante Marco Zero está localizado na Rua Coronel Aristiliano Ramos, em frente à praça Getúlio Vargas e à prefeitura municipal, será inaugurado em breve e tem um investimento aproximado de 700 mil reais.

Mirante Marco Zero - Prefeitura de Gaspar
1 2

Mirante Marco Zero - Prefeitura de Gaspar

Mirante Marco Zero - Prefeitura de Gaspar
2 2

Mirante Marco Zero - Prefeitura de Gaspar

As obras estão em fase final, grande parte da estrutura já foi realizada e faltam apenas algumas instalações e acabamentos. O projeto realizado visa à promoção do turismo e lazer, assim como apreciação e preservação do rio. Futuramente o local servirá como palco cultural de eventos para toda a comunidade e diariamente como local de lazer para as crianças com um playground e descanso.

O objetivo é ter um espaço bonito e confortável, contemplando o Rio Itajaí-Açu.

Além disso, a proximidade com a rua Coronel Aristiliano e Ramos e a praça Getúlio permitirá a integração do local na organização e realização de eventos, como os desfiles cívicos, de aniversário do município e de Natal e o Festival da Cerveja.

Com a construção também do Parque Náutico, a intenção é ofertar uma rota turística integrada e ainda promover a qualidade de vida com espaços voltados ao convívio, contemplação da natureza, prática esportiva, entre outros.

O Parque Náutico está localizado na Rodovia Jorge Lacerda, próximo à ponte Prefeito Dorval Pamplona, conhecida como Ponte do Vale. Um projeto ousado que definitivamente volta os olhos da cidade para as margens do Rio Itajaí Açu.

Parque Náutico - Prefeitura de Gaspar
1 3

Parque Náutico - Prefeitura de Gaspar

Parque Náutico - Prefeitura de Gaspar
2 3

Parque Náutico - Prefeitura de Gaspar

Parque Náutico - Prefeitura de Gaspar
3 3

Parque Náutico - Prefeitura de Gaspar

Com um investimento na confecção do projeto de mais 182 mil reais, a obra é única e quando entregue a população o Parque Náutico terá uma área aproximada de 15 mil metros quadrados em um espaço para práticas esportivas e recreativas para toda a família, além do acesso ao rio para a prática de esportes náuticos.

Fomento ao setor

A Prefeitura de Gaspar age de forma participativa para promover o crescimento do turismo, por meio da concessão de incentivos ao setor, suporte no aperfeiçoamento dos agentes turísticos por meio de cursos técnicos e infraestrutura. “Temos muito a avançar, conhecemos nossas necessidades, pois a Câmara Técnica de Turismo nos mostra o caminho”, explica o diretor de Turismo do município.

Também é elaborado o Plano Municipal Territorial de Turismo do município, conforme preconizado pelo Ministério do Turismo. A proposta tem como principal meta conscientizar e fazer a população entender sobre o que é o turismo e como é importante fortalecer essa área. A previsão é colocar o Plano de Turismo em prática ainda no primeiro semestre de 2022, segundo a prefeitura municipal.

 Top 100 Destinations 2020

Gaspar também é um dos Top 100 Destinations 2020, um ranking internacional de destinos turísticos. O município foi convidado para participar por pertencer ao DEL (Programa de Desenvolvimento Econômico Local).  O Top 100 tem como objetivo mostrar histórias de turismo sustentável e boas práticas como exemplos inspiradores para outras cidades.

O DEL é um programa que pretende mensurar o potencial econômico do município e tem como objetivo instituir um modelo de gestão capaz de contribuir para a economia local em prol do desenvolvimento econômico sustentável.

Gaspar foi convidado a se inscrever na competição por conta dessas características de desenvolvimento. Uma parceria internacional com a Green Destinations foi realizada para trazer o diagnóstico atual do município em relação à sustentabilidade e o turismo local. A parceria é sem custo devido aos esforços que Gaspar realiza nas áreas avaliadas.

Gaspar é categoria B

Gaspar também é hoje um dos 18, dos 295 municípios, de Santa Catarina que pertencem à categoria B do Programa de Regionalização do Mtur (Ministério do Turismo).  A cidade “Coração do Vale” subiu de categoria após fazer melhorias nos critérios e compromissos exigidos pelo Mtur, além de seguir as orientações dadas pelo órgão. Do Vale Europeu, apenas Gaspar e Blumenau fazem parte desta categoria.

No Mapa divulgado em 2017 o município figurava na categoria C. Desde então as políticas públicas envolvendo o turismo foram aprimoradas.  Gaspar adotou novos critérios e assumiu compromissos que ajudaram na evolução

Essa classificação ajuda no acompanhamento do desempenho da economia do turismo local e incentiva a priorização de investimentos em ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos.

A categorização, em um todo, permite a tomada de decisões adequadas e a realização de políticas que respeitem a característica de cada município. Apenas municípios categorizados como A, B, C ou D podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico, segundo a portaria 39/2017 do Mtur.

+

Prefeitura de Gaspar