Com fiscalização integrada, praias de Santa Catarina ficam vazias no fim de semana

Expectativa da chegada de turistas aproveitando feriado de São Paulo e Rio de Janeiro não se confirmou ao menos nas orlas das praias de Santa Catarina

As praias de Santa Catarina continuam com alta busca nos mecanismos de pesquisa da internet, com destaque para praia Brava e Joaquina, em Florianópolis. Outro destaque é a praia do Pinho, que permite o naturalismo, em Balneário Camboriú.

Fiscalizações nas praias de Santa CatarinaFiscalização nas praias de Florianópolis, a exemplo do Pântano do Sul, não identificou aglomerações – Foto: GMF/Divulgação/ND

Nas orlas, entretanto, não houve aglomerações neste domingo (28), segundo as autoridades que fiscalizaram possíveis aglomerações. A prática de aglomerações deve ser evitada em função do atual quadro da Covid-19 Santa Catarina. Mais de 10 mil pessoas já morreram por causa da doença no Estado – 101 delas nas últimas 24h.

A procura pelas praias de Santa Catarina pode ser explicada pelas restrições em outras capitais. Quem mora em São Paulo e Rio de Janeiro aproveitou o feriado antecipado que as prefeituras dessas cidades implementaram para deixar as pessoas em casa e controlar a pandemia.

Em São Paulo, por exemplo, o feriado começou na sexta-feira (26) e vai até quinta-feira (1º). Enquanto isso, a procura por pousadas e chalés em Santa Catarina também teve aumento nos últimos dias, indicando a chegada de turistas.

Questionada, a PMRv (Polícia Militar Rodoviária) disse que não tinha indicação da movimentação de turistas em Santa Catarina neste domingo.

Como está a fiscalização nas praias de Santa Catarina

Quem também falou ao ND+, recentemente, foi o Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. Ele foi enfático: “com turistas ou não, a fiscalização está agindo”, disse.

As praias de Santa Catarina estão liberadas somente para a prática de esportes. Não é permitido permanecer na praia, muito menos gerar aglomeração, tudo isso em função da pandemia de Covid-19 e das determinações do decreto vigente no Estado.

Fiscalização também foi realizada na Lagoa do Peri, em Florianópolis – Foto: GMF/Divulgação/NDFiscalização também foi realizada na Lagoa do Peri, em Florianópolis – Foto: GMF/Divulgação/ND

Na capital, o subcomandante da GMF (Guarda Municipal de Florianópolis), Ricardo Pastrana, disse que a Guarda está atuando nas fiscalizações relativas à pandemia, incluindo as praias de Florianópolis. Ele informou, ainda, que outros órgãos estão dividindo as demandas.

“Nossa fiscalização também atua nos balneários, para que não ocorra sobreposição de efetivo, temos conversado com os comandantes dos batalhões do Norte e do Sul da ilha, dividindo as praias para ter uma fiscalização mais efetiva”, disse Pastrana.

Conforme o subcomandante, primeiramente vem a orientação e, se não houver resistência da população e a saída for consensual, os guardas ficam na orientação. Ele também informou que a maioria está buscando as praias de Florianópolis para atividades físicas e que poucos precisaram ser orientadas a sair.

Brava e Joaquina lideram procura entre as praias de Florianópolis

Segundo Pastrana, na divisão das demandas, as praias da Joaquina e praia Brava não foram fiscalizadas pela Guarda, mas pela Polícia Militar.

O tenente Dutra, do 21º Batalhão de Polícia Militar, disse que a corporação trabalha com policiamento preventivo com rota nas praias e no período da manhã foi realizada ronda na praia Brava. O vídeo a seguir mostra a orla da Brava no período da tarde.

“Havia pessoas caminhando e surfistas, dentro da previsão do decreto. À tarde, quando aumenta o número de ocorrências, as guarnições focadas só na prevenção da Covid-19 se deslocam para ocorrências de aglomeração ou festas”, disse Dutra. Ele também informou que não houve registro de aglomerações na praia Brava neste domingo.

De acordo com o 1º Tenente Renato Thiesen, oficial do 4º BPM, que cobriu a Joaquina, no domingo, a polícia está atendendo ocorrências relacionadas aos decretos, mas nenhuma na praia da Joaquina.

Ele também informou que duas guarnições assumiram no final da tarde para atuar em fiscalizações voltadas à Covid-19.

A GMF divulgou seus trabalhos em fiscalizações em diversas praias de Florianópolis, como Canasvieiras, Norte da Ilha, Pântano do Sul e Lagoa do Peri, no Sul. O vídeo abaixo mostra a praia de Canasvieiras neste domingo.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Turismo