Confira 5 lugares no Vale do Itajaí para se refrescar longe das praias

Com temperaturas altas, cachoeiras da região são ótimas opções para fugir do agito do litoral

O fim de semana será típico de verão: com sol e muito calor. E para se refrescar, o ND+ listou algumas opções de lugares para você conhecer e, de quebra, se refrescar no Vale do Itajaí. São cachoeiras para quem não quer enfrentar  agito das praias.

Confira a lista, escolhe um destino e aproveite!

Cachoeira das Andorinhas, Apiúna

Distante 35 km do Centro de Apiúna, na localidade de São Jorge I, a cachoeira das Andorinhas tem uma belíssima piscina natural para banho. Recebeu este nome devido à espécie da ave de mesmo nome buscar refúgio nos paredões que formam a cachoeira.

A trilha tem acesso facilitado e dura cerca de 10 minutos. Através dos ribeirões próximos é possível chegar a outras cachoeiras também. O acesso é por uma propriedade particular e precisa pagar R$ 10.

Cachoeira das Andorinhas, Apiúna – Foto: GuiaSC/DivulgaçãoCachoeira das Andorinhas, Apiúna – Foto: GuiaSC/Divulgação

Cachoeira Véu de Noiva, Doutor Pedrinho

A 10 km do Centro de Doutor Pedrinho, no bairro Benedito Alto, está a Cachoeira Véu de Noiva, com um cenário encantador. Para chegar até ela, é preciso fazer uma caminhada ecológica de um quilômetro em meio à mata e então é só desfrutar uma queda d’água de 63 metros.

Não é cobrada entrada. A prefeitura alerta que a rua de acesso está passando por manutenção, mas ainda assim é possível chegar ao local sem intercorrências.

Cachoeira Véu de Noiva, Doutor Pedrinho – Foto: GuiaSC/DivulgaçãoCachoeira Véu de Noiva, Doutor Pedrinho – Foto: GuiaSC/Divulgação

Canionismo Rio Bravo, Benedito Novo

O canionismo do Rio Bravo, em Benedito Novo, é indicado para iniciantes. Tem apenas um pequeno rapel de oito metros e um pulo de 3m. A sequência é fácil e no fim da caminhada a surpresa: banho numa caverna formada por enormes rochas e com uma cachoeira.

O passeio dura cerca de quatro horas a idade miníma exigida é 12 anos. A atividade é oferecida em grupos. Logo, quanto mais participantes, menor o valor. O agendamento pode ser feito pelo telefone: 47 9 9990 0169.

Canionismo Rio Bravo, Benedito Novo – Foto: GuiaSC/DivulgaçãoCanionismo Rio Bravo, Benedito Novo – Foto: GuiaSC/Divulgação

Cachoeira Formosa, Rio dos Cedros

A cachoeira Formosa é uma das maiores e mais belas quedas d’gua do município de Rio dos Cedros. É conhecida por possuir cerca de 40 metros de altura, formando uma vista encantadora de seu entorno. Uma pequena cascata completa a beleza do local

Está localizada em Alto Palmeiras, a cerca de 40 km do Centro da cidade. Hoje o local possui acesso fácil, com estrada de chão bem conservada e uma grande área para camping.

Cachoeira Formosa, Rio dos Cedros – Foto: GuiaSC/DivulgaçãoCachoeira Formosa, Rio dos Cedros – Foto: GuiaSC/Divulgação

Vale do Ribeirão Encano, Indaial

O Vale do Ribeirão Encano é ideal para quem aprecia o contato com a natureza, com ribeirão, quedas d’água, flores e árvores, belas propriedades rurais com destaque para a arquitetura enxaimel, ruas de chão batido e uma linda ponte de madeira coberta.

Em muitos pontos o ribeirão é margeado por propriedades particulares. Alguns cobram para liberar o acesso dos visitantes. Há também estruturas de camping à disposição. É possível acessar pelas ruas Reinhold Schroeder e Lorenz.

Ribeirão Encano, Indaial – Foto: PMI/divulgaçãoRibeirão Encano, Indaial – Foto: PMI/divulgação

Cuidados

O Corpo de Bombeiros recomenda cuidados ao tomar banho em rios e cachoeiras. Em entrevista ao Balanço Geral Blumenau, o tenente Darlon Modolon passou algumas recomendações. Assista!

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Turismo