Conheça os principais pontos turísticos de Joinville

Maior cidade de Santa Catarina, Joinville mantém as tradições da colonização na arquitetura, nos costumes, nas festas e na gastronomia diversificada da cidade

A cidade está a 186 quilômetros de Florianópolis. 

A influência multicultural com colonização europeia de alemães, suíços e noruegueses, faz parte da história de Joinville. As tradições trazidas por esses grupos estão presentes até hoje na arquitetura, nos costumes, festas e na gastronomia diversificada da cidade. Com personalidade acolhedora e completa infraestrutura, Joinville oferece atrações para públicos de todos os estilos. 

Mirante de Joinville – Foto: Rogerio da Silva | Prefeitura Municipal de Joinville/DivulgaçãoMirante de Joinville – Foto: Rogerio da Silva | Prefeitura Municipal de Joinville/Divulgação

Na área urbana, o Mirante de Joinville está a 250 metros de altura e proporciona vista da cidade. A Rua das Palmeiras é imponente com árvores centenárias que dão nome ao local e a Rua do Príncipe é uma das principais vias centrais. Já a famosa Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Centreventos Cau Hansen, que sedia os grandes acontecimentos da cidade, entre eles, o Festival de Dança de Joinville, são visitas imperdíveis. Já os museus conduzem o público a uma viagem que relata a história dos diversos povos que ajudaram a compor a identidade, a cultura e as tradições locais.

 A Casa da Memória; o Museu Arqueológico do Sambaqui, que conta a história do homem do sambaqui que habitou a região no período pré-colonial; a Estação da Memória, com acervos sobre a história da cidade; o Centro Cultural Deutsche Schule, primeira escola alemã; e o Museu Nacional da Imigração e Colonização, com coleções sobre os imigrantes da região, são destinos certos.

Roteiro rural

No entanto, se a sua preferência é pelo turismo rural, Joinville preserva as tradições trazidas pelos colonizadores que se estabeleceram na região a partir do século 19. A Estrada Bonita, Quiriri, Piraí, Estrada Dona Francisca e Estrada da ilha, por exemplo, oferecem montanhas, cachoeiras e rios, além da gastronomia com deliciosos cafés rurais e roteiros para quem curte atividades junto à natureza. 

Explore mais conteúdos da cidade