Conheça quatro motivos para visitar São Francisco do Sul

Próxima à Joinville, visitar São Francisco do Sul, no litoral norte catarinense, proporciona uma aula de história em meio à cultura rica, boa culinária e belos cenários

Talvez você não saiba, mas Santa Catarina tem a terceira cidade mais antiga do Brasil. Localizada no litoral norte e fundada em 1553, a história é apenas um dos motivos para visitar São Francisco do Sul. Suas belezas naturais, gastronomia e cultura também são atrativos.

A Baía de Babitonga é parada obrigatória para quem visitar São Francisco do Sul  – Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/DivulgaçãoA Baía de Babitonga é parada obrigatória para quem visitar São Francisco do Sul  – Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação

Vizinha à Joinville, maior cidade do estado, São Francisco do Sul é um município que tem forte ligação com o mar e a segunda maior ilha do estado, ficando atrás apenas de Florianópolis. Por isso, une ótimos atrativos para quem quer aproveitar as belezas e delícias de uma cidade tão acolhedora.

História

A fundação de São Francisco do Sul data de 1553, porém, o primeiro registro da chegada europeia no local data de 1504 com a expedição do francês Binot Paulmier de Gonneville. Antes disso, os povos originários do local eram os índios carijós, que ocupavam todo o litoral sul do país.

O Centro Histórico de São Francisco do Sul possui mais de 150 prédios tombados que contam a história da primeira cidade de Santa Catarina – Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/DivulgaçãoO Centro Histórico de São Francisco do Sul possui mais de 150 prédios tombados que contam a história da primeira cidade de Santa Catarina – Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação

Para conhecer essa história de mais de cinco séculos, um lugar imperdível é o Centro Histórico de São Francisco do Sul. Às margens da Baía da Babitonga, o lugar é belíssimo, com aproximadamente 150 casas de arquitetura antiga tombadas, repleta de opções de restaurantes, artesanatos, entre outras atrações para se visitar de dia e de noite, com acesso por terra ou por mar.

Museu Nacional do Mar mostra a forte ligação do Brasil – Foto: Divulgação/NDMuseu Nacional do Mar mostra a forte ligação do Brasil – Foto: Divulgação/ND

O Museu do Mar é um dos mais famosos de Santa Catarina e conta com dezenas de barcos e centenas de miniaturas que mostram a relação próxima da formação do nosso país em uma mistura de sentimentos.

O Museu Histórico de São Francisco do Sul também é um lugar belíssimo e cheio de informações, assim como o Forte Marechal Luz, um lugar que conta bem a trajetória do município e tem uma bela vista para a Baía de Babitonga.

Cultura

Ainda na parte histórica, a religião é um dos grandes traços culturais de São Francisco do Sul. A Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça é seu ponto alto, sendo a mais antiga de Santa Catarina e a quinta mais antiga do Brasil, datada de 1665, um patrimônio cultural tombado pelo IPHAN.

Vista do Mercado Público Municipal de São Francisco do Sul – Foto: Foto_ Alexandre Braga _ Prefeitura Municipal de São Francisco do SulVista do Mercado Público Municipal de São Francisco do Sul – Foto: Foto_ Alexandre Braga _ Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul

Outro ponto importante para a cultura do município é o Mercado Municipal, inaugurado em 1900 e grande centro comercial da época. Além da arquitetura tradicional, hoje é um espaço importante que abriga comércios que têm tudo a ver com a cultura local: artesanato, peixarias, restaurantes típicos e apresentações culturais ao longo do ano, com destaque para o boi de mamão.

Gastronomia

Assim como em todo o litoral catarinense, a comida em São Francisco do Sul é a base de frutos do mar e sempre de alta qualidade. A tradição pesqueira é um dos pontos do local, com peixes frescos em todas as épocas do ano. A tradicional tainha é mais aconselhável no outono e inverno, mas no verão o forte é a anchova, que tem sua temporada na primavera.

Gastronomia açoriana em São Francisco do Sul – Foto: Markito / SanturGastronomia açoriana em São Francisco do Sul – Foto: Markito / Santur

Dos moluscos, as ostras são o astro da culinária litorânea com mais de 95% da produção nacional sendo feita aqui. Mas mariscos, lulas, polvo e berbigão também são grandes pedidas para quem quer provar o sabor local. Os crustáceos também não podem ficar de fora, caso do camarão e do siri.

Tudo isso acompanhado de um belo pirão de caldo de peixe, uma boa salada e o limão galego como tempero especial.

Belezas Naturais

Praia é a primeira coisa que se espera de uma ilha e, claro, São Francisco do Sul possui várias delas. Para quem quer curtir com a família, as Praias da Enseada, Ubatuba e Itaguaçu são as com melhor infraestrutura e casas de veraneio, opções de passeios e águas mais calmas. O canto direito da Praia do Forte também tem um mar calmo, assim como a praia do Salão.

Praia do Itaguaçu, em São Francisco do Sul – Foto: Markito / SanturPraia do Itaguaçu, em São Francisco do Sul – Foto: Markito / Santur

Aos surfistas, as Praias do Molhe e da Saudade (mais conhecida como Prainha) são as que proporcionam as melhores ondas. O canto esquerdo da Praia do Forte também rende boas ondas, com destaque também para a Praia do Ervino e seu contato com a natureza preservada.

Para além das praias, o Parque ecológico Celso Amorim Salazar Pessoa, com trilhas e uma grande área de lazer de mais de 16 mil metros quadrados possui boa estrutura e proporciona lindas visões do município para quem quer aproveitar o contato com a natureza.

Explore mais conteúdos da cidade