Por conta das condições favoráveis a geadas, Lages está entre as cidades catarinenses mais visitadas por turistas no inverno; veja o que con ...
Conhece a história da gastronomia tropeira, em Lages?
Subindo a Serra, especificamente na região de Lages, o município é característico pela famosa Festa do Pinhão, item muito utilizado na gastronomia local
A cidade está a 229 quilômetros de Florianópolis.
Na área serrana de Santa Catarina, quem deseja conhecer a região vai encontrar pratos com influência tropeira. Também conhecidos como carreteiros, os tropeiros eram aqueles que conduziam uma tropa de gado entre regiões de produção e os centros consumidores no Brasil.

O território de Santa Catarina foi atravessado, no século 19, por tropeiros que se deslocavam entre São Paulo e Rio Grande do Sul e por aqui esses viajantes deixaram marcas na culinária de algumas cidades, especialmente nas regiões campeiras e serranas. Uma dessas cidades é Lages.
Esse é o maior município em extensão de Santa Catarina, com 2.631,504 Km². A cidade é formada por montanhas, campos e vales, e é conhecida como a Capital do Turismo Rural e a terra da Festa do Pinhão. Com vegetação caracterizada pela Mata com Araucárias, o pinhão é item muito presente na culinária local, encontrado in natura em farofas e em pratos como o entrevero, à base de pinhão e carnes.
A região tem bastante influência dos vizinhos gaúchos, por isso churrasco e chimarrão são muito presentes também. Não deixe de experimentar o arroz de carreteiro e o feijão-tropeiro por lá. Os restaurantes dos hotéis fazenda ou da Via Gastronômica, no Centro da cidade, são ótimas opções. Ah! As vinícolas da região são igualmente imperdíveis.