Conhece o famoso marreco de Blumenau?

Localizado na Vila Itoupava, o restaurante Abendbrothaus é um dos mais conhecidos de Blumenau para provar da gastronomia típica local

A cidade está a  150 quilômetros de Florianópolis.

Conhecida por se transformar em uma pequena Alemanha todo mês de outubro, a cidade é responsável pela segunda maior versão da Oktoberfest do mundo, perdendo apenas para a de Monique.

Marreco, prato tradicional da cidade – Foto: Eraldo Schnaider | Prefeitura Municipal de Blumenau/DivulgaçãoMarreco, prato tradicional da cidade – Foto: Eraldo Schnaider | Prefeitura Municipal de Blumenau/Divulgação

Mas durante todo o ano, comida típica alemã não falta. É o caso do Abendbrothaus, que fica na Vila Itoupava, um distrito predominante rural que preserva arquitetura, costumes e dialeto da colonização europeia. A vila fica a 25 quilômetros do Centro de Blumenau. O restaurante fica em uma casa enxaimel com mais de 100 anos. A casa era do avô de sr. Renê Jinsin, dono do Abendbrothaus.

Aberto desde 4 de junho de 1986, o espaço surgiu para servir refeições para a antiga Casa São José, local que prestava serviços de saúde e era administrado por padres franciscanos vindos da Alemanha. Eram os próprios padres que escolhiam o que queriam para o cardápio do dia seguinte. Até que um dia eles pediram: marreco. O prato ficou tão gostoso que se espalhou pelo Centro de Blumenau que lá eles servem o melhor marreco.

A responsável pela cozinha é dona Josefa Jinsin, cozinheira em casa desde os nove anos de idade. É dela o tempero e o preparo do prato. Dona Josefa tem descendência alemã e polaca e foi com ela que sr. Renê começou a comer marreco.  

Atualmente, o restaurante funciona aos domingos, das 11h30 às 15h30. O cardápio é “à la carte” e custa R$ 76 por pessoa, podendo se servir à vontade. A refeição inclui: purê de maçã, purê de batata, arroz, aipim frito, salada de batata, chucrute, repolho roxo, marreco e língua. Como o restaurante é concorrido, é importante fazer a reserva antes para garantir lugar. 

Explore mais conteúdos da cidade