Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Conselho Estadual de Turismo faz apelo por audiência com governador Moisés

Conselho afirma que em mais de dois anos, Moisés nunca recebeu o colegiado para audiência; setor foi um dos mais impactados pela pandemia

O Conselho Estadual de Turismo enviou ofício ao governador Carlos Moisés da Silva, apelando pela marcação de uma reunião para tratar dos graves problemas enfrentados pelo setor em Santa Catarina durante a pandemia do novo coronavírus.

O pedido veemente foi aprovado na última reunião do colegiado e destina-se à apresentação da triste realidade do turismo.  É assinado pelo presidente Nilton Pacheco.

Setor turístico de SC é um dos segmentos fortemente afetados pela pandemia – Foto: Sesc SC/Divulgação/NDSetor turístico de SC é um dos segmentos fortemente afetados pela pandemia – Foto: Sesc SC/Divulgação/ND

O Conselho enfatiza que há mais de dois anos, desde o início da atual gestão, não houve nenhuma audiência ou aproximação com o governador.

Apelo veemente por uma reunião – Foto: DivulgaçãoApelo veemente por uma reunião – Foto: Divulgação

Veja a íntegra do apelo:

“Conforme aprovado na última reunião plenária do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, órgão colegiado ligado à SANTUR e legítimo representante da cadeia produtiva deste segmento no estado, cumpre-me na qualidade de Presidente solicitar uma audiência com Vossa Excelência para que possamos apresentar de forma realista um panorama do setor diante dos problemas decorrentes da pandemia.

Observa-se – e acaba por gerar um questionamento entre os membros do Conselho – o fato de que nestes pouco mais de dois anos de seu mandato, não houve sequer uma audiência ou aproximação com este importante órgão da estrutura de Governo no estado.

Durante a pandemia, sabe-se que o turismo foi um dos setores mais impactados em todo o sistema. E que, se ações concretas de planejamento conjunto entre as esferas pública e privada não forem imediatamente implementadas, teremos por um grande período as consequências danosas desta crise presentes nas empresas e empregos de turismo em Santa Catarina.

Já foram apresentados vários pedidos para que o Conselho Estadual de Turismo integre o Conselho Econômico do Governo do Estado de Santa Catarina. Afinal, o impacto da atividade turística é considerável na arrecadação do estado e esta ausência gera uma sensação de não reconhecimento como classe produtora.

Queremos contribuir, ajudar a fazer Santa Catarina – e o próprio Governo – crescerem. Fazemos parte da estrutura, mas precisamos estreitar as linhas de comunicação e os laços de construção. Respeitosamente, por meio desta correspondência solicito este encontro para que possamos contribuir para o mínimo de perdas econômicas a uma grande parcela da população de Santa Catarina.

Atenciosamente,

Nilton Silva Pacheco-Presidente do Conselho Estadual de Turismo de SC”

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.