Moacir Pereira

Noticias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC, da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Conselho: “Turismo está sendo dizimado em Santa Catarina”

Presidente do Conselho, Nilton Pacheco, faz diagnóstico dramático sobre o setor de turismo

O presidente do Conselho Estadual de Turismo, Nilson da Silva Pacheco, empresário do setor de transporte turístico,  está fazendo uma advertência as autoridades e parlamentares sobre a dura realidade do setor que mais gera empregos em todo o mundo.

Queixando-se da total falta de diálogo com atual governo, Pacheco dispara:  “O setor de turismo está sendo massacrado.  São diretrizes absurdas, ordens contraditórias e restrições inexplicáveis.  O turismo está sendo dizimado em Santa Catarina”.

Seu alerta geral tem por base o aumento do desemprego no setor, com tendência de se agravar.  Segundo informa só o setor de transporte turístico conta hoje com mais de 1.700 empresas, com mais de  30 mil trabalhadores em empresas na área privada e mais 30 mil no setor publico, além de 110 mil em empregos indiretos.

As previsões são terríveis:  “A continuar a atual situação, temos previsão de cancelamento de 43% nos postos de trabalho no setor de transporte turístico”.

Críticas pesadas são feitas contra o governo estadual, que não tem diálogo e não ajuda em nada.  Ao contrário, vem cobrando o IPVA em plena pandemia, quando todas as empresas estão sem qualquer receita.

Assusta os empresários duas outras medidas anunciadas pelo governo estadual.  O presidente do Conselho de Turismo contesta a ideia de fechamento total da Serra do Rio do Rastro nos próximos 10 meses. E, também, o bloqueio da Estação Rodoviária de Florianópolis até novembro.

Completa: “Infelizmente, o Estado está sem líder. E o governo está perdido.”

+

Moacir Pereira