Costão do Santinho contribui para o turismo sustentável

Resort, localizado na Capital, comemora 30 anos em 2021 como um dos principais estabelecimentos do setor no país

Empreendimento, no Norte da Ilha, tem o compromisso de preservar a natureza e a cultura da cidade – Foto: Costão do Santinho/DivulgaçãoEmpreendimento, no Norte da Ilha, tem o compromisso de preservar a natureza e a cultura da cidade – Foto: Costão do Santinho/Divulgação

Com 42 praias, encantos, belezas naturais e uma paisagem de tirar o fôlego, Florianópolis ficou rapidamente conhecida no Brasil e no exterior. A capital catarinense já ficou entre os destinos mais procurados no país em diversos levantamentos, realizados por órgãos e empresas do setor. Em 2018, pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo indicou Florianópolis como o segundo destino mais buscado para lazer por turistas estrangeiros no Brasil. Nos últimos 30 anos, o Costão do Santinho ajudou a impulsionar esse crescimento do turismo na cidade e contribuiu para que esse salto ocorresse de forma sustentável. 

Inaugurado em 1991, o resort é hoje um dos principais do país, tanto para o lazer quanto para os negócios. O empreendimento emprega mais de 900 colaboradores e reúne trilhas ecológicas, esportes, aventuras e SPA. As acomodações estão distribuídas em mais de 600 apartamentos localizados nas Vilas Portuguesas e no Hotel Internacional. Tem ainda nove piscinas, seis restaurantes de alta gastronomia, complexo esportivo, serviços de praia, entre outras estruturas.

 “Talvez o maior prazer em todas estas conquistas é saber que estamos contribuindo para o desenvolvimento da cidade. Na altura dos meus 82 anos, me causa uma grande alegria saber que temos todos estes colaboradores, que contribuímos para a geração de emprego e renda, para a preservação do meio ambiente, e que estamos crescendo em importância e qualidade do serviço”, afirma Fernando Marcondes de Mattos, fundador e proprietário do Costão do Santinho. 

Ele conta que tudo começou com o seu hobby de passear pelos balneários do município. “Eu caminhava por todas as praias da Capital, até que um dia comprei um terreno aqui no Costão (do Santinho), há 40 anos, aí comprei o segundo, o terceiro e, no total, adquiri 28 terrenos, em uma área que soma um milhão de metros quadrados, isso há mais de 40 anos. Destes, 700 mil m² estão preservados com Mata Atlântica nativa”, explica o empresário. 

Inovação e tradição para o futuro

Gatronomia é destaque, com chefs renomados – Foto: Costão do Santinho/DivulgaçãoGatronomia é destaque, com chefs renomados – Foto: Costão do Santinho/Divulgação

O Costão do Santinho diz que as expectativas são positivas para o futuro: “Seguiremos trabalhando confiantes, inovando com ousadia para continuarmos figurando entre os principais resorts do Brasil. Continuaremos fortalecendo os pilares que nos trouxeram até aqui: a natureza e sustentabilidade, a humanidade, a nossa estrutura e inovação constante, a história e cultura locais, o entretenimento e a gastronomia”, enfatiza Cleiton Tabalipa, copresidente. 

“O Costão do Santinho é um lugar abençoado pela natureza, onde a cultura de Floripa se funde à história desde os Sambaquis. Preservar a natureza e a cultura é o nosso compromisso”, finaliza Fernando Marcondes de Mattos.

<span class="s1"><span class="Apple-converted-space"> </span></span>Cuidados com o ecossistema do Morro das Aranhas &#8211; Foto: Costão do Santinho/Divulgação Cuidados com o ecossistema do Morro das Aranhas – Foto: Costão do Santinho/Divulgação

Olhar para as tendências e vanguarda

Nos últimos 15 anos, Leonardo de Freitas, copresidente do Costão, destaca que o empreendimento se consolidou como o Melhor Resort de Praia do Brasil por oito anos, eleito pelo público. Outro desafio destacado por Rubens Régis, diretor comercial, “foi divulgar o Resort de Praia no Inverno, seja com shows e atrações artísticas ou com programação constante para todas as faixas etárias”. No período, a gastronomia também despontou como um grande diferencial do resort, que trouxe para a região tendências de mercado e abrigou eventos de grande porte, como o WTTC e FIFA na Copa do Brasil de Futebol. 

Outros pontos destacados por Rafael Pires, diretor comercial adjunto, foram a jornada do consumo de serviços de turismo, o olhar do empreendimento às tendências, além da evolução tecnológica para acompanhar o dinamismo nas relações de consumo e as altas expectativas dos usuários.

Mais sobre o Costão do Santinho

Resort foca na conservação do meio ambiente &#8211; Foto: Costão do Santinho/DivulgaçãoResort foca na conservação do meio ambiente – Foto: Costão do Santinho/Divulgação
  • É o único resort all inclusive do Sul e um dos maiores e melhores do Brasil, reconhecido, inclusive, por meio de premiações.
  • O empreendimento tem uma preocupação com a preservação da natureza de forma ativa, com estudos, tratamento de resíduos e cuidados com o ecossistema da Praia do Santinho e do Morro das Aranhas.
  • Suas ações sempre têm cuidado com a história e cultura local, por meio da arquitetura como representação e dos engenhos de farinha como preservação, originais das propriedades antigas e conservados no resort. Também, em relação à pesca da tainha, em que o Costão apoia cedendo espaço e recursos, além de comprar boa parte da produção.
  • O Costão também é um destino de eventos, o que posiciona Florianópolis na rota de grandes shows e eventos corporativos, contribuindo para o desenvolvimento regional, gerando empregos e visibilidade à cidade.

+

Especial ND 15+15

Loading...