De Joaçaba a Chapecó: vai ter Carnaval 2021 no Oeste?

Festividades foram canceladas em decorrência da pandemia, mas prefeituras afirmam que fiscalização continua para evitar aglomerações em cidades turísticas da região

O momento ainda é de cuidado para evitar o contágio da Covid-19. Por isso, o cancelamento do Carnaval já foi anunciado em inúmeras cidades do país. No Grande Oeste de Santa Catarina, as festividades também foram suspensas.

A maior concentração de foliões na região acontece em Águas de Chapecó, Itá e Joaçaba. E para evitar aglomerações de pessoas, órgãos públicos municipais afirmam que vão intensificar a fiscalização.

Fiscalização será redobrada após carnaval ser cancelado em Itá – Foto: Divulgação/NDFiscalização será redobrada após carnaval ser cancelado em Itá – Foto: Divulgação/ND

Itá

Em Itá, distante 65 quilômetros de Chapecó, todos os anos acontece o desfile de escolas de samba, além de festas com shows no Centro da cidade. Mas neste ano, conforme o secretário de Turismo e Urbanismo, o vice-prefeito Moacir Sartoreto, os eventos de Carnaval estão cancelados.

“Não teremos Carnaval para evitar a aglomeração. Sabemos que Itá é uma cidade bastante visitada, especialmente nos fins de semana. Por isso, nos três principais pontos turísticos, vamos aumentar a fiscalização. Ou seja, na Prainha, no espaço em frente às torres da igreja e no porto náutico”, detalha o secretário.

Itá, que pertence à região da Amauc (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense), está atualmente em risco gravíssimo para a Covid-19, conforme o mapeamento estadual da pandemia.

Águas de Chapecó

Mesma situação acontece em Águas de Chapecó. O Carnaval de rua é tradicional na cidade distante 43 quilômetros da capital do Oeste. Porém, neste ano não deve ocorrer aglomeração de foliões por conta do cancelamento das festividades.

Em Águas de Chapecó, Carnaval também foi suspenso – Foto: Divulgação/PMF/NDEm Águas de Chapecó, Carnaval também foi suspenso – Foto: Divulgação/PMF/ND

“A aglomeração de pessoas é decorrente das festividades, e como não teremos Carnaval, possivelmente não virá foliões para a cidade. Estamos estudando a possibilidade de realizar um Carnaval fora de época, mas é apenas um estudo e se ocorrer vacinação em massa contra a Covid-19”, comenta o secretário de administração de Águas de Chapecó, Luiz Carlos Comel.

Joaçaba e Piratuba

No Meio-Oeste catarinense, o tradicional Carnaval com desfile de escolas de samba acontece em Joaçaba. Neste ano, a folia também foi cancelada por parte da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste.

Em outra cidade da região, em Piratuba, o feriado de carnaval atrai um público mais familiar. Conforme o presidente da Associação de Hotéis de Piratuba, Valter Floriano Schäfer, a procura pelas hospedagens é boa, dentro da normalidade.

Piratuba, no Meio-Oeste, recebe muitas famílias para descansar neste período de carnaval – Foto: Divulgação/NDPiratuba, no Meio-Oeste, recebe muitas famílias para descansar neste período de carnaval – Foto: Divulgação/ND

“Em função da pandemia, acreditamos que o número de visitantes será menor. Mas aqui em Piratuba não ocorre aglomeração de pessoas, até porque as famílias procuram por sossego, tranquilidade neste período. Os hotéis oferecem promoção interna diferenciada, mas sempre respeitando as normas sanitárias”, explica.

Chapecó

Em Chapecó, há anos não ocorre Carnaval de rua. Apesar disso, em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Chapecó, a fiscalização por parte da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e demais órgãos seguirão normalmente para evitar as aglomerações em festas clandestinas no período.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Turismo