Fé em Nova Trento: conheça a estrutura do Santuário Santa Paulina

Nova Trento é o segundo destino de turismo religioso no Brasil e atrai milhares de visitantes por mês para conhecer o Santuário Santa Paulina

A cidade está a 86 quilômetros de Florianópolis. 

A fé transformou Nova Trento, a 86 quilômetros de Florianópolis. É o segundo destino de turismo religioso no Brasil, atrás apenas de Aparecida do Norte, em São Paulo. Colonizada por italianos, Nova Trento atrai milhares de visitantes por mês ao Santuário Santa Paulina. Localizado no bairro Vigolo, o Santuário foi inaugurado em 2006 e conta em seus arredores com uma variedade de igrejas, capelas, oratórios, monumentos e muita natureza. 

Santuário Santa Paulina, em Nova Trento – Foto: Guilherme MelimSantuário Santa Paulina, em Nova Trento – Foto: Guilherme Melim

O local também conta com restaurante, lanchonete, hotel, estacionamento, posto de pronto atendimento e sanitários, além do Centro Comercial do Santuário, com 60 lojas, praça de alimentação e anfiteatro. Nos arredores do Santuário, há muito para conhecer. Entre as atrações estão o Casebre, com documentos de época e objetos de Santa Paulina; o Marco do Milênio, com seus anjos e presépio em tamanho natural; e a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, que era o santuário de Madre Paulina antes da construção do atual.

 Outro ponto interessante é a Colina de Santa Paulina, um morro com acesso somente a pé. No alto, é possível observar o Santuário e contemplar uma grande estátua de bronze da santa. O Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro é menos famoso, porém, a visita vale muito a pena. Localizado no Morro da Cruz, a 533 metros de altura, oferece um mirante com vista para o mar. Pelo caminho estão 14 estações representando a Via Sacra. Uma dica é acompanhar o pôr do sol lá de cima. 

Conheça a cidade

A localidade de Vígolo concentra boas opções de restaurantes e vinícolas artesanais. No Centro da cidade, na Praça Getúlio Vargas, estão à venda queijos e salames. Impossível sair de lá sem alguma coisa. Ainda na região central fica o Museu da Cultura Italiana, que conta a história da colonização e também a Igreja São Virgílio e a Capela Santa Ágata, que formam o Centro Histórico Cultural. Além do turismo religioso, Nova Trento tem opções de ecoturismo ideais para quem gosta de trilha ou bike.

No bairro São Valentim, a oito quilômetros do Centro, o destaque é a cascata de águas cristalinas, de fácil acesso. No Alto Pitanga, comunidade distante em torno de 25 quilômetros do Centro, a dica é passear pela área rural e desfrutar de cachoeiras, ou então se hospedar em alguma pousada ou sítio para aproveitar trilhas, campos, cavalos e curtir momentos de verdadeira paz.

Explore mais conteúdos da cidade