Festas típicas de Blumenau: conheça 3 eventos que movimentam a cidade

Blumenau oferece diversas festas como Oktoberfest, Festival Brasileiro da Cerveja, Sommerfest, entre outras. Conheça as principais que marcam a cidade

A cidade está a 152 quilômetros de Florianópolis.

<span style="font-weight: 400;">Oktoberfest </span>&#8211; Foto: iStock/DivulgaçãoOktoberfest – Foto: iStock/Divulgação

Caminhar pela região central e imergir no modo de viver que os imigrantes alemães trouxeram para Santa Catarina é a melhor forma de entender Blumenau. Colonizada por famílias vindas no fim do século 19, a cidade manteve traços dos antepassados tanto na vida cotidiana quanto na arquitetura e na gastronomia.

Esse último item, por sinal, não ficou restrito apenas a carne de porco e salsichas. Hoje, a região ganha fama nacional com a fabricação artesanal de cerveja. Além disso, Blumenau oferece diversas festas como Oktoberfest, Festival Brasileiro da Cerveja, Sommerfest, entre outras. Conheça as principais que marcam a cidade. 

Sommerfest

Festa tradicional no mês de janeiro.

Festa na temperatura ideal para quem curte o verão, com os ritmos que agitam a cidade durante a Oktoberfest, a Sommerfest (Festa do Verão) é a versão da tradicional festa alemã no mês mais quente do ano. O evento reúne música típica, gastronomia e, claro, muito chope para animar os visitantes. 

Osterdorf

Evento ocorre no período de Páscoa.

A Osterdorf (Vila de Páscoa) é repleta de oficinas, apresentações e atividades para crianças e adultos que reúnem diferentes costumes pascais da cidade. A estrutura conta com tocas de coelho que abrigam oficinas de pintura de casquinhas, feira de artesanato, contação de histórias, entre outras atividades. 

Oktoberfest

Festa tradicional do mês de outubro.

Se você gosta de cerveja, seu próximo destino é a Oktoberfest de Blumenau. A segunda maior festa da cerveja do mundo é realizada sempre em outubro, como indica o próprio nome O evento é garantia de diversão e dezenas de bandas típicas, algumas vindas especialmente da Alemanha, animam os “oktoberfesteiros” na Vila Germânica. 

Fora da Vila, na Rua XV de Novembro, o espetáculo está por conta dos desfiles alegóricos que envolvem turistas e moradores em torno do Bierwagen – carro da cerveja que distribui chope pelas ruas –, da música das bandinhas típicas em cada esquina e do “esquenta” no calçadão todas as tardes. Durante o evento reina a folia, os pratos típicos, os shows de grupos folclóricos, os concursos de tomadores de chope, as lojas de artigos locais e a simpatia das “majestades” da festa, a rainha e as princesas da Oktoberfest. 

Vila Germânica

Parque Vila Germânica &#8211; Foto: iStock/DivulgaçãoParque Vila Germânica – Foto: iStock/Divulgação

Envolvido pela charmosa arquitetura enxaimel, o Parque Vila Germânica reproduz no coração de Blumenau uma típica vila alemã que mantém viva a tradição presente na cidade. No local são realizados eventos de todos os tipos. As atrações de maior destaque são aquelas que trazem a cultura e a tradição dos colonizadores do Vale do Itajaí, como a Oktoberfest, a Osterdof (Vila de Páscoa), a Weihnachtsdorf (Vila de Natal), o Festival Brasileiro da Cerveja.

Construída em 1985, a Vila Germânica abriga também um centro comercial que vende produtos típicos da cidade. As lojinhas de souvenirs vendem desde canecas de chope dos mais variados modelos e tamanhos, até camisetas, chapéus, bonecas de pano e trajes típicos completos. Empórios, bares, choperias e lojinhas de chocolate completam o cenário.

Explore mais conteúdos da cidade