Fabio Gadotti

fabio.gadotti@ndmais.com.br Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Florianópolis além do sol e do mar da temporada de verão

Não é à toa que a Capital catarinense recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia, pela Unesco

Um vídeo que começa a ser divulgado pelo Ministério do Turismo, que contou com apoio na produção da prefeitura e da FloripAmanhã, destaca as qualidades que levaram Florianópolis a receber, pela Unesco, o título de Cidade Criativa da Gastronomia. Os depoimentos mostram atrativos turísticos que vão além das belíssimas praias e das festas.

Florianópolis recebeu da Unesco o título de Cidade Criativa da Gastronomia – Foto: Divulgação/NDFlorianópolis recebeu da Unesco o título de Cidade Criativa da Gastronomia – Foto: Divulgação/ND

“Florianópolis é uma referência gastronômica do Brasil. “As pessoas que vão vir para turismo gastronômico terão inúmeras experiências”, afirma o empresário Beto Barreiros, que atua no Mercado Público há quase 40 anos.

“A cidade recebeu a chancela da Unesco porque as características da nossa cozinha são peculiares. Ela foi construída pelos indígenas, pelos portugueses vicentistas, pelos africanos e foi formatada pelas mãos dos açorianos”, complementa o chefe de cozinha Narbal Corrêa.

“São várias experiências acontecendo em cima de um trilho que é a gastronomia. Então, essa comida é muito mais do simplesmente comer um produto. Ela traz memória afetiva”, diz Yuli Mello Dugaich, dono de uma charcutaria no Rio Vermelho.

Uma das marcas é a diversidade: uma culinária histórica/manezinha e, ao mesmo tempo, contemporânea e cosmopolita. O audiovisual apresenta, por exemplo, alternativas de turismo rural, como o Casarão e Engenho dos Andrade, em Santo Antônio de Lisboa.

“A gente conseguiu preservar não só o patrimônio material, mas principalmente o imaterial, todo o saber fazer da culinária”, afirma Claudio Agenor de Andrade, que manteve a tradição familiar na produção de farinha de mandioca e derivados, além de café. O engenho é tombado como patrimônio histórico estadual e municipal.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...