Sabrina Aguiar, apresentadora do Balanço Geral: conheça Joinville

Localizada no Norte de Santa Catarina, Joinville oferece opções para passeios em contato com a natureza

A cidade está a 186 quilômetros de Florianópolis. 

Zona rural de Joinville – Foto: Prefeitura Municipal de Joinville/DivulgaçãoZona rural de Joinville – Foto: Prefeitura Municipal de Joinville/Divulgação

Joinville no verão tem suas particularidades. Próxima das praias do litoral Norte, a cidade guarda delícias na gastronomia e em alguns passeios para agradar. Se a sua vontade é aproveitar a natureza, os rios são um ótimo passeio. Dá para curtir a água gelada e refrescante, respirar o verde e ainda conhecer propriedades rurais e seus produtos coloniais. A Estrada Quiriri  é uma das mais procuradas. Só dois alertas: nada de deixar lixo pelo local e, principalmente, respeitar a água que, mesmo calma, pode apresentar riscos. 

Mas se para você na cidade é que estão os bons passeios, um dos locais preferidos hoje é o Mirante de Joinville. Eu garanto que você vai poder ver a cidade de um ângulo único: lá de cima. Agora, chegar ao topo pode ser de duas maneiras: uma opção é de ônibus com vários horários durante o dia ou também caminhando. Para comprar as passagens, no portal de entrada da subida que fica no bairro Saguaçu (próximo do Centro) tem posto de venda. 

Já para subir a pé, antes de tudo: calçados confortáveis. Tênis de caminhada é a melhor opção. Eu adoro subir e já vi muita gente, sem saber, chegar na metade do caminho e estar com calçados nas mãos. Mulheres: nada de rasteirinha! Outra dica bem legal é aproveitar o Parque Zoobotânico que está no início da subida e ali você pode conhecer antes de subir ou mesmo depois da descida. As crianças vão adorar, dá para fazer piquenique, tem parquinho e alguns animais silvestres. 

Joinville é muito quente, calor abafado mesmo. Então, você pode aproveitar as primeiras horas da manhã ou no fim do dia. Subir e contemplar o pôr do sol é incrível. Ventinho agradável, com vista para o lado da cidade e também para a Baía Babitonga. Além do mirante em si, tem banheiros e elevador para acessibilidade, bebedouros e uma pequena trilha toda sinalizada para sentir um pouco do nosso verde. Se der sorte, você ainda pode ver tucanos sobrevoando e os saguis nas árvores. Muito lindo! 

O local hoje virou referência para prática de atividade física e eu, como apaixonada pela cidade, frequento bastante e por isso indico. Boas fotos, selfies e, acima de tudo, um momento para contemplar Joinville e recarregar energias. Mas atenção: se for a pé, não esqueça também de um bom alongamento! Reserve uma hora mais ou menos para esse passeio, mas serão registros para eternizar mesmo e compartilhar!

Explore mais conteúdos da cidade