Itajaí do futuro: saiba como o município tem se tornado uma cidade inteligente e sustentável

Uso de recursos tecnológicos aproximam os cidadãos dos serviços públicos, do desenvolvimento sustentável e da inclusão digital

Investir na qualidade de vida dos moradores com ações de sustentabilidade e tecnologia, que impactam diretamente em benefícios sociais, tem sido um dos principais objetivos do planejamento estratégico de Itajaí.

Desde a transparência no acesso às informações de serviços ofertados a práticas de sustentabilidade e inclusão digital, o município tem se tornado uma cidade mais inteligente e sustentável.

Itajaí desenvolve práticas e ações de cidade inteligente e sustentável – Foto: Prefeitura Municipal de Itajaí/DivulgaçãoItajaí desenvolve práticas e ações de cidade inteligente e sustentável – Foto: Prefeitura Municipal de Itajaí/Divulgação

Desenvolvido há quatro anos, o aplicativo Conecta.í é reconhecido e premiado por estar de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), pacto global que mobiliza ações na agenda de desenvolvimento.

Com transparência no acesso aos serviços públicos, o aplicativo permite que os cidadãos acompanhem de perto todas as ações desenvolvidas pela prefeitura na cidade.

No Conecta.í, os usuários, além de fiscalizar o órgão público e acompanhar os processos da cidade, também podem interagir de outras formas: avisar sobre possíveis focos de dengue, receber informações sobre o coronavírus, conferir oportunidades de emprego, abrir chamado para reparo de obras, verificar locais para descarte de resíduos, entrar em contato com a ouvidoria, entre outros serviços.

Para facilitar e diminuir a burocratização para quem deseja abrir uma empresa, Itajaí também deu um passo importante no universo digital: desde o início do ano, quem deseja abrir o próprio negócio na cidade realiza o processo de forma totalmente remota pelo sistema Aprova Digital.

A ferramenta pode ser usada ainda para solicitação de inscrição municipal e Licença de Alvará. Somente em 2021 foram emitidas 13.600 licenças, alvarás e outras certidões por meio do Aprova Digital, que reduziu o tempo médio de aprovação dos processos.

Além da transparência na prestação de contas, Itajaí está atenta para o desenvolvimento inteligente e sustentável do município e a tecnologia, mais uma vez, tem sido uma forte aliada.

A criação do aplicativo de recompensa MovItajaí permite que os moradores escolham alternativas sustentáveis de mobilidade, reduzam os impactos da produção de gás carbônico no meio ambiente e ainda recebam benefícios.

A ideia rendeu para a cidade o reconhecimento na Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas, a COP26, que ocorreu entre outubro e novembro deste ano.

O app, disponível para Android e iOS, incentiva os deslocamentos em bicicleta, transporte público e caminhadas e dá recompensas a cada 100g de CO2 que não foram emitidos para a atmosfera.

Com os registros cumulativos das atividades no aplicativo, os usuários recebem o AYR-Itajaí e podem usar como benefício nos parceiros do comércio local que aderiram ao programa.

Para que a população local e os turistas possam ter acesso às ferramentas disponíveis no ambiente virtual, a cidade oferece mais de 200 pontos de wifi livre.

Basta encontrar a rede que é ofertada em diversos pontos do município, fazer o cadastro e, de maneira rápida e gratuita, a pessoa estará conectada à internet. A tecnologia é uma aliada no desenvolvimento de Itajaí.

Explore mais conteúdos da cidade