Já pensou em conhecer como é uma caverna por dentro?

Em Botuverá está a maior caverna do Sul do país e uma das mais bonitas da América latina

A cidade está a 117 quilômetros de Florianópolis.

Iniciar uma aventura dentro de uma caverna e ainda ser a maior do Sul do país e uma das mais bonitas da América Latina não é para qualquer um. Para encontrar essa preciosidade, é preciso se deslocar até Botuverá, no Vale do Itajaí, que faz divisa com Brusque. Dos 303,02 km² do município, apenas 2,5 km² são de área urbana. Os restantes 300,52 km² são área rural e a maior parte do território da cidade é montanhosa. 

O município possui algumas cavernas, mas inexploradas. A maior delas é aberta à visitação e está dentro do Parque Municipal das Grutas de Botuverá, que fica em Ourinhos, a 15 quilômetros do Centro da cidade. 

Parque Municipal das Grutas de Botuverá – Foto: Ruthe Maestri | Prefeitura Municipal de Botuverá/DivulgaçãoParque Municipal das Grutas de Botuverá – Foto: Ruthe Maestri | Prefeitura Municipal de Botuverá/Divulgação

A caverna foi formada pela desagregação de rochas há pelo menos 65 milhões de anos e tem 1.200 metros de extensão. A gruta é formada por nove galerias, mas apenas três são abertas à visitação. Nelas, há salões que podem chegar até 20 metros de altura. 

Uma das características da caverna e que faz ela ser uma das mais exuberantes da região Sul são as esculturas naturais. As grutas são repletas de espeleotemas, aquelas esculturas feitas pela água que goteja do teto há centenas e milhares de anos, como estalactites, estalagmites, chão de estrelas, fendas, entre outras. 

O local também tem rica diversidade biológica, com registro de sete espécies de morcegos e 35 espécies de invertebrados. Dentro da caverna, a temperatura se mantém em torno dos 20 graus. O ambiente é úmido e escuro. Há no local iluminação artificial que possibilita enxergar todo o espaço. 

A visitação dura em torno de 45 minutos e percorre em torno de 220 metros por dentro da gruta em um trecho íngreme, de subidas e descidas. O Parque Municipal das Grutas de Botuverá conta com estacionamento, área de churrasqueiras, praça de alimentação e trilha pela mata até uma cachoeira. 

Explore mais conteúdos da cidade