Jaraguá do Sul terá 1º Concurso Cultural de Jardins Rurais; veja como se inscrever

Objetivo é incentivar o turismo rural e o embelezamento das vias rurais; vencedores receberão prêmio em dinheiro

Estão abertas até o dia 29 de novembro as inscrições para o 1º Concurso Cultural de Jardins Rurais, promovido pela Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Além de incentivar o embelezamento das vias rurais e fomentar o turismo rural, o concurso premiará os vencedores em dinheiro, em duas categorias.

Concurso premiará jardins rurais em Jaraguá do Sul – Foto: PMJS/Divulgação/NDConcurso premiará jardins rurais em Jaraguá do Sul – Foto: PMJS/Divulgação/ND

Na categoria residencial rural haverá um campeão por região, com prêmio de R$ 500 cada, e um campeão geral que vai receber R$ 1,5 mil. Já na categoria rural comercial os campeões das oito regiões ganharão uma placa comemorativa enquanto o campeão geral comercial receberá uma placa diferenciada.

A iniciativa tem tido ótima adesão e está sendo realizada por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Diretoria de Turismo), do Desenvolvimento Rural e Abastecimento e de Administração, além da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente e da Epagri.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Daniel Arruda, os jardins em área rural funcionam como um atrativo a mais para que as pessoas conheçam melhor o interior da cidade.

“Em vez de se depararem com capim ou outras plantações, como de costume, os turistas poderão apreciar belas plantas, a criatividade dos moradores, flores da época de nossa colonização e contemplar nossa cidade com muito mais qualidade”, afirma.

Iniciativa valorizará ainda mais as vias rurais do município e incentivará o turismo rural – Foto: PMJS/Divulgação/NDIniciativa valorizará ainda mais as vias rurais do município e incentivará o turismo rural – Foto: PMJS/Divulgação/ND

Essa é uma maneira simples e criativa de incentivar o turismo rural, atividade que cresceu muito durante a pandemia.

“As pessoas tiveram sua liberdade tolhida por determinado tempo, e o escape para o campo foi a forma que muitas delas encontraram para ter um pouco de ‘normalidade’ em suas vidas, já que a experiência rural proporciona atividades ao ar livre, sem aglomerações e com o distanciamento necessário para o período”, aponta o secretário.

Na avaliação dele, esse contato com animais, ar livre e um pouco do resgate das raízes culturais e econômicas deve continuar por um bom tempo. “É uma forma de visitar outras regiões e proporcionar à população uma quebra em sua rotina”.

Foco no turismo sustentável e inovador

A pandemia e todas as discussões sobre mudanças climáticas evidenciam ainda mais a necessidade de termos ‘refúgios’ e áreas preservadas nas cidades. Daí pode-se compreender a importância cada vez maior de um turismo sustentável e ao mesmo tempo inovador.

“Entendemos que não se pode mais desenvolver políticas públicas sem ser desta forma e Jaraguá do Sul já possui ferramentas de turismo inteligente (tag city e smart tour). A tecnologia, a sustentabilidade e a acessibilidade são constantes em nossos programas, pois não há mais como fazer turismo sem seguir esse tripé”, avalia Daniel Arruda.

“A sustentabilidade também ocorre no momento em que mais pessoas compartilham do espaço verde e entendem que fazem parte do processo, cuidando para preservar ao máximo as áreas que visitam, não jogando lixos nos rios ou na rua e frequentando estabelecimentos que tem o cuidado com a natureza, para que eles possam continuar existindo”, diz.

Mais informações

O concurso definiu oito regiões rurais que estão aptas a participar da disputa:

  • Região 1: Rio Cerro I e Rio Cerro II
  • Região 2: Rio da Luz
  • Região 3: Nereu Ramos e Ribeirão Cavalo
  • Região 4: Santa Luzia e Grota Funda
  • Região 5: Alto Garibaldi e Jaraguazinho
  • Região 6: Santo Estêvão e Cacilda
  • Região 7: Garibaldi e Santa Cruz
  • Região 8: Vila Chartres e Ribeirão Grande do Norte

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 2106-8107.

+

Prefeitura de Jaraguá do Sul

Loading...