Mercado vira ponto de encontro em Itapema

Estrutura inaugurada no final de semana une lazer, gastronomia e cultura

Marcos Horostecki/ND

Mercado Público quer atrair turistas e moradores ao centro de Itapema

Itapema – Em algumas das cidades mais importantes do Brasil, a visita ao mercado público está na lista das paradas obrigatórias dos turistas. É assim em Porto Alegre, a capital gaúcha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, em Florianópolis e, desde a semana passada, também em Itapema, no Litoral Norte do Estado. No dia em que comemorou seus 50 anos de emancipação política e administrativa, a cidade recebeu o Mercado Público Municipal Prefeito Nelson Santos. O local une beleza arquitetônica à cultura e à gastronomia e fica na região central, que está um pouco mais afastada da praia e era carente de atrações.

Para abrir as portas do mercado a Prefeitura utilizou a estrutura de uma antiga escola municipal, mantendo traços da arquitetura dos anos de 1950 e 1960. São tijolos aparentes e janelões de ferro e madeira, que contrastam com a nova cobertura do pátio central, os solários e com o novo pátio externo. Um conjunto que enche os olhos do visitante e que deve movimentar o local o ano todo. “Estamos valorizando a terra onde tudo começou, oferecendo um espaço de lazer com novas oportunidades para o desenvolvimento da nossa economia”, explicou o secretário de desenvolvimento econômico e turismo, André Gobbo.

O mercado conta com 24 boxes destinados ao comércio de pescados, hortifrutigranjeiros, laticínios, artesanatos e gêneros alimentícios em geral. Possui espaço para apresentações culturais, bares e bistrôs. A escolha dos permissionários e concessionários já foi concluída, por meio de licitação, e os vencedores começam a abrir suas portas nas próximas semanas. Ao todo a obra custou R$ 1,6 milhão, com R$ 140 mil vindos do Ministério da Pesca e da Aquicultura e o restante de recursos próprios do município. “É um local onde a comunidade vai se reunir, nos finais de tarde e onde também receberemos os nossos turistas. Um novo ponto de encontro, que traz oportunidades e movimento para o outro lado da cidade”, comentou o prefeito, Sabino Bussanello (PT).

Acesse e receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Turismo