Neve em SC? Atração em Pomerode vai fazer nevar o ano todo

Prestes a inaugurar em junho, o Parque Temático Alles Park é a mais nova atração em Pomerode e reúne a cultura alemã da cidade com entretenimento, gastronomia e cultura no mesmo local

Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, qualquer atração em Pomerode reúne pedacinhos da europa que está presente na gastronomia, na cultura, no idioma e nos costumes.

Localizada no Vale Europeu, se ainda faltava algo para caracterizar esse título, isso está prestes a acabar: em junho, o Parque Temático Alles Park vai fazer nevar o ano todo e oferecer, em um único local, tudo o que o visitante precisa para vivenciar a atmosfera germânica sem sair do Brasil.

Na imagem, o Parque Temático Alles Park é a atração em Pomerode com oito espaços turísticosParque Temático Alles Park é a nova atração em Pomerode – Foto: Divulgação

Depois de mais de dois anos do início das obras, a primeira etapa entregue da mais nova atração em Pomerode terá oito espaços turísticos, construídas em cerca de cinco mil metros quadrados, bem no Centro da cidade. No destaque, a Vila da Neve vai levar os turistas a vivenciar sensações térmicas negativas o ano todo.

No espaço, os visitantes vão se sentir no inverno europeu com iglus, bonecos, escorregadores e ainda vão poder se deliciar com uma chocolateria. Para isso, roupas térmicas serão necessárias para suportar a temperatura que pode chegar a até cinco graus negativos com neve de verdade.

Outra atração em Pomerode que vai estar no espaço de destaque será o maior circuito de infláveis do Brasil com obstáculos, além de outros ambientes, como um imenso redário, carrossel holandês feito totalmente com madeira artesanal, escape room, labirinto de espelhos e outras atrações que vão garantir diversão para toda a família.

Para entrar no Parque Temático Alles Park, o visitante não vai pagar taxa e ainda terá acesso gratuito a área de convivência, restaurantes, pubs e lojas de souvenirs. Para usufruir de qualquer atração paga, a cobrança do ingresso será individual ou com passaporte que libera para qualquer área.

Toda a construção da nova atração em Pomerode é inspirada no estilo arquitetônico alemão, que inclusive terá no espaço uma casa enxaimel original com mais de 100 anos de história trazida de Blumenau, cidade vizinha com pouco mais de 30 quilômetros de distância.

As peças da casa foram cuidadosamente numeradas e restauradas antes da nova montagem. A ideia é que o local possa reunir outros imóveis históricos como acervo de preservação e resgate cultural.

A imersão no parque temático será uma experiência para pessoas de todas as idades, sem limite em qualquer atração. O objetivo é promover a diversão por meio de atividades simples e inspirar adultos e crianças a vivenciar todas as brincadeiras oferecidas.

Para manter a tradição, a nova atração em Pomerode terá nomes na língua alemã com tradução para o português.

Nova atração: Parque Temático Alles Park terá segunda etapa

Ainda sem plano de início, mas já com proposta em andamento, o Alles Park terá ampliação com construção de uma outra atração em Pomerode: um teleférico com cabines fechadas, que vai conectar o parque temático ao Morro da Turquia, num passeio com cerca de um quilômetro de extensão e que deve  alcançar 450 metros de altura.

Neste outro espaço da cidade, onde os visitantes terão uma vista panorâmica de Pomerode, atividades que fortalecem o contato com Mata Atlântica e valorizam o ecoturismo estão na lista: tirolesa, trenó alpino, labirinto verde, além da construção de uma outra vila alemã que vai contar com restaurantes, cervejarias, lojas e, claro, casas enxaimel.

Atração em Pomerode: conheça 4 pontos turísticos

Na imagem, a atração em Pomerode é uma casa no estilo EnxaimelA Rota Enxaimel é a atração em Pomerode que possui a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel fora da Alemanha – Foto: Moisés Stuker/NDTV

Passar por Pomerode é viver a experiência de estar em uma cidade acolhedora e se sentir numa imersão cultural em cada canto da cidade. Desde a entrada, com pórtico construído com características da arquitetura típica alemã até os imóveis históricos, em cada detalhe é possível notar (e vivenciar) a preservação da imigração germânica no município.

Por isso, além de conhecer o Parque Temático Alles Park, que tal estender a sua passagem e visitar mais de uma atração em Pomerode e conhecer turísticos históricos da cidade mais alemã do Brasil? Para ajudar neste roteiro, confira quatro dicas do que desbravar em Pomerode.

1. Zoo Pomerode – Bioparque

O mais antigo zoológico de Santa Catarina e o terceiro do Brasil é a atração em Pomerode que reúne nos seus 35 mil metros quadrados mais de mil animais, entre eles selvagens e até em extinção. Ao todo, são mais de 200 espécies em que é possível ter acesso a informações sobre elas em placas distribuídas ao longo do espaço.

O Zoo Pomerode – Bioparque fica aberto todos os dias, das 8h às 18h, e está localizado bem no Centro da cidade.

2. Museu Pomerano

Bem no Centro da cidade e próximo ao Zoo Pomerode, o Museu Pomerano reúne a história do município com um acervo repleto de peças, móveis, utensílios domésticos e de trabalho que contam a história de construção da cidade pelos imigrantes.

3. Rota Enxaimel

Na Rota Enxaimel, a atração em Pomerode conta a história da imigração do município na preservação do maior conjunto de casas típicas preservadas fora da Alemanha. O passeio, com cerca de 16 quilômetros de extensão, tem 50 casas catalogadas tombadas pelo Patrimônio Paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Em 2021, a Rota Enxaimel virou destaque no mundo todo: agora, o espaço conta com selo da Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas para se visitar. Isso porque o passeio, que pode ser feito de carro, a pé ou até mesmo de bicicleta, tem hospedagem, comércio com produtos locais, restaurante típico e ainda visita ao interior das casas dos moradores descendentes de imigrantes alemães.

4. Museu Casa do Imigrante Carl Weege

A preservação da colonização da cidade pode ser vista no Museu Casa do Imigrante Carl Weege. No local estão móveis, utensílios domésticos, roupas e ainda uma moenda de cana de açúcar que conta a história de uma dos primeiros imigrantes do município.

Qual a melhor época para visitar Pomerode?

Na imagem, um homem e uma mulher dançam na Osfertest, atração em Pomerode no período da PáscoaO evento da Osterfest é a atração em Pomerode que acontece no período da Páscoa – Foto: Visite Pomerode/Divulgação/ND

Diante de todas as atrações turísticas que a cidade oferece, Pomerode pode estar no seu destino turístico o ano todo. Considerada um dos destinos mais acolhedores do Sul do Brasil pelo Traveller Review Awards,  a cidade do Vale Europeu Catarinense se fortalece no turismo regional e familiar com atrativos em qualquer época do ano.

No calendário festivo da cidade, três grandes eventos valorizam os costumes e tradições do município: a Festa Pomerana, que comemora o aniversário de Pomerode; a Osterfest, Festa da Páscoa; e a Weihnachtsfest, Festa de Natal.

Além disso, o turismo da cidade também se faz presente na gastronomia com restaurantes típicos com comida alemã, e na experiência cultural vivida todos os dias na cidade nos hábitos, no idioma preservado das famílias descendentes de imigrantes e nos pontos turísticos que funcionam o ano todo.

Como chegar em Pomerode?

Pomerode está localizada no Vale Europeu, a 30 quilômetros de Blumenau, e a pouco mais de 170 quilômetros de Florianópolis. Para quem vem de avião, o aeroporto mais próximo fica em Navegantes, a mais de 70 quilômetros da cidade.

Explore mais conteúdos da cidade