Nova etapa do alargamento da faixa de areia de BC tem primeiros tubos no mar

Primeira linha de tubos tem pouco mais de um quilômetro e foi posicionada flutuando por estar pressurizada

Mais uma etapa para o alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú foi concluída nesta segunda-feira (2). A primeira linha de tubos de pouco mais de um quilômetro que foi soldada entre as rua 2500 e 3700 foi posicionada no mar.

Quatro rebocadores participaram da operação, assim como tratores na praia. A condição de mar com ondulação vinda do sul, portanto protegida naquela região da praia, permitiu que a operação fosse finalizada.

A linha de tubos foi posicionada flutuando, uma vez que estava pressurizada – Foto: Secom BC/DivulgaçãoA linha de tubos foi posicionada flutuando, uma vez que estava pressurizada – Foto: Secom BC/Divulgação

A linha de tubos foi posicionada flutuando, uma vez que estava pressurizada. Agora, a linha está sendo ancorada e será afundada em seguida. A sinalização também está sendo colocada. A navegação na Praia Central está proibida devido às obras de recuperação da Praia Central.

Navegação na praia Central de Balneário Camboriú está proibida por conta da obra de alargamento – Foto: Secom BC/DivulgaçãoNavegação na praia Central de Balneário Camboriú está proibida por conta da obra de alargamento – Foto: Secom BC/Divulgação

Com a primeira linha posicionada no mar, a segunda linha, esta de 900 metros, que está no canteiro que vai da avenida Alvim Bauer até a rua 1901, começara a ser movimentada para o mar pelos tratores da operação assim que houver condições favoráveis de ondulação e maré.

Esta linha também já foi pressurizada e teve as pontas lacradas. Quando no mar, esta segunda linha será puxada por uma das pontas, flutuando, para além da Ilha das Cabras, onde será acoplado à primeira linha, formando, então, uma única linha que vai da praia, na altura da Rua 3300, até o fundo da enseada.

Obras do alargamento da faixa de areia da Praia Central em BC avançam – Foto: Secom BC/DivulgaçãoObras do alargamento da faixa de areia da Praia Central em BC avançam – Foto: Secom BC/Divulgação

Numa terceira operação, uma tubulação flexível de borracha será ligada à ponta dentro do mar. A esta ponta flexível e flutuante será acoplado o equipamento que fará a ligação da tubulação à draga.

Expectativas para o alargamento da faixa de areia

O Pontal Norte de Balneário Camboriú se tornou um verdadeiro canteiro de obras, com grandes tubos, máquinas e muitos trabalhadores. Tudo isso faz parte da primeira etapa do alargamento da faixa de areia, que já é esperada há mais de 20 anos pelos moradores e turistas da região.

A faixa de areia deve aumentar de 25 para 70 metros, uma ampliação que chega a 80%. A prefeitura garante que a obra deve ficar pronta no fim de setembro.

Após a finalização, diversas mudanças na estrutura devem acontecer nesse que é um dos maiores pontos turísticos da cidade. Como uma reforma no calçadão com ampliação do passeio, banheiros públicos, e uma nova ciclofaixa.

Um dos principais pontos turísticos de BC está mudando – Foto: Secom BC/DivulgaçãoUm dos principais pontos turísticos de BC está mudando – Foto: Secom BC/Divulgação

Com o avanço das obras, já é possível vislumbrar o antes e depois do ponto turístico, para quem curte um banho de água salgada, o mar vai ficar 70 metros mais longe.

A obra é muito esperada, já que em momentos de maré alta a faixa de areia chega a sumir. O prefeito da cidade, Fabrício Oliveira, relata que a maior dificuldade da obra foi a parte de licenciamento.

O pesquisador e oceanógrafo Marcos Poletti conta que esse alargamento da faixa de areia trará mais dinâmica, principalmente dentro dos setores da construção civil, imobiliário e turismo.

A obra, que iniciou no dia 14 de março, deve movimentar um volume de 2 milhões de metros cúbicos de areia, e o valor total chega a R$ 62 milhões. Esse alargamento pode aumentar ainda mais o valor do metro quadrado em Balneário Camboriú, segundo estimativas do mercado imobiliário.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Turismo

Loading...